A base do futsal foi destaque em Jaru na última quarta-feira (23), com a realização de um intercâmbio esportivo entre as escolinhas da Prefeitura e da Cooped. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (Semecelt), aconteceu no Ginásio Sebastião Mesquita, reunindo atletas de 5 a 14 anos, das 13h30 às 17h30.
Ao longo da tarde, o ginásio foi palco de diversas partidas marcadas por emoção, dedicação e espírito esportivo. A secretária da Semecelt, Maria Cleunice, destacou o clima positivo da iniciativa.
“Cada partida foi um verdadeiro espetáculo, com muita dedicação dos atletas e momentos marcantes”, afirmou.
Mais que competição, integração e aprendizado
O intercâmbio teve como foco principal promover integração entre os jovens, além de fortalecer valores como respeito, amizade e trabalho em equipe. A secretária também destacou a presença ativa dos pais, que acompanharam de perto os jogos e incentivaram os filhos.
“Mais do que uma competição, este intercâmbio proporcionou momentos de convivência e aprendizado através do esporte”, completou.
O professor e técnico Francisco Oliveira reforçou o papel do futsal no processo de formação das crianças.
“Acreditamos que o futsal é uma poderosa ferramenta de educação e socialização, capaz de transformar vidas e fortalecer valores”, declarou.
Foco no esporte como ferramenta de inclusão
Com iniciativas como essa, a Prefeitura de Jaru segue investindo na formação esportiva de base, reconhecendo o esporte como um instrumento de inclusão social e construção de cidadania. O sucesso do evento reforça a importância da prática esportiva regular desde a infância.