O Botafogo oficializou nesta terça-feira, 8 de julho de 2025, a contratação do italiano Davide Ancelotti, de 35 anos, como seu novo treinador. Ele assume o comando da equipe masculina de futebol até o final de 2026. Davide é filho e ex-auxiliar técnico de Carlo Ancelotti, atual treinador da Seleção Brasileira.
Davide Ancelotti chega para substituir o técnico português Renato Paiva, que foi demitido na última semana após a eliminação do Botafogo nas oitavas de final do Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, com derrota por 1 a 0 para o Palmeiras. Este será o primeiro desafio de Davide como técnico principal de um time. Suas experiências anteriores incluem passagens como auxiliar técnico na Seleção Brasileira e em diversos clubes europeus.
Trajetória de Davide Ancelotti e Nova Comissão Técnica
A carreira profissional de Davide Ancelotti começou em 2012, como preparador físico, trabalhando ao lado de seu pai no Paris Saint-Germain (PSG) e, posteriormente, no Real Madrid. Em 2016, ele assumiu a função de auxiliar técnico e acompanhou Carlo Ancelotti no Bayern de Munique. Desde então, seguiu como braço direito de seu pai nas passagens por Napoli, Everton e novamente no Real Madrid.
Após deixar o Real Madrid com o pai, Davide chegou a negociar com o Rangers, da Escócia, para assumir o comando técnico, mas o acordo não foi concretizado. Agora, no Botafogo, ele chega acompanhado de dois assistentes: o espanhol Luís Tevenet e o britânico Andrew Mangan. A comissão técnica também contará com o preparador físico italiano Luca Guerra.
Em nota oficial, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a liberação de Davide Ancelotti de suas funções como auxiliar do pai na seleção. A entidade informou que houve um acordo para que Davide seja “convocado pontualmente” na reta final de preparação para a Copa do Mundo de 2026. A CBF acredita que essa experiência no futebol brasileiro, especialmente à frente do atual campeão brasileiro e da Conmebol Libertadores, “contribuirá significativamente para o desenvolvimento profissional de Davide, permitindo uma imersão valiosa no cotidiano do futebol nacional”.