Aos 39 anos, ela segue imbatível. Marta foi eleita a melhor jogadora da história do futebol feminino pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Mais um prêmio para aquela que é de longe a mais coroada entre as atletas do futebol feminino.
A atleta compartilhou nas redes sociais mais este título, mas não disse uma palavra, nem sequer escrever uma frase. As imagens falam! Marta conquistou esse mesmo prêmio cinco vezes de forma consecutiva, de 2006 até 2010, e mais uma vez em 2018. Em 2021, ela foi eleita a melhor jogadora da década no período de 2011 à 2020. Na ocasião, a atleta do Brasil superou, pela ordem, Carli Lloyd, Dzsenifer Marozsan, Ada Hegerberg e Alex Morgan na lista de Top-5.
Em segundo lugar, a espanhola Aitana Bonmatí foi eleita atual melhor do mundo na última temporada, aparece na décima posição. Marta foi a única jogadora representando o Brasil.
Trajetória de vitórias e prêmio
Marta está no Orlando Pride, dos Estados Unidos, e retornou à seleção brasileira para os amistosos contra o Japão, que serão disputados nos dias 30 de maio e 2 de junho, em São Paulo.
E ela estará de novo com o nosso verde-amarelo, segundo o TDO .
Com a Seleção, a brasileira conquistou três títulos da Copa América Feminina, um vice-campeonato Mundial, dois Jogos Pan-Americanos e três medalhas de prata nos Jogos Olímpicos.
Camisa verde-amarela e muito orgulho
Com o Brasil, Marta conquistou três medalhas de prata olímpicas (Atenas-2004, Pequim-2008 e Paris-2024), três conquistas da Copa América (2003, 2010 e 2018), um vice-campeonato da Copa do Mundo (2007), e dois ouros dos Jogos Pan-Americanos (Santo Domingo-2003 e Rio-2007).
A atleta alagoana iniciou sua carreira profissional no Vasco da Gama, em 2001. Em solo brasileiro, a camisa 10 atuou também por Santo Cruz (MG) e Santos (SP). No exterior, ela vestiu as camisas dos suecos Umeä, Tyresö e Rosengård e dos estadunidenses Los Angeles Sol, Gold Pride e New York Flash.
O ranking da IFFHS
MARTA (Brasil)
Mia Hamm (Estados Unidos)
Christine Sinclair (Canadá)
Kristine Lilly (Estados Unidos)
Michelle Akers (Estados Unidos)
Sun Wen (China)
Homare Sawa (Japão)
Heidi Mohr (Alemanha)
Birgit Prinz (Alemanha)
Aitana Bonmatí (Espanha)