QUINTA-FEIRA, 12/02/2026

Em destaque

Novo presidente do CPB mira top 4 no quadro de medalhas em Los Angeles

José Freire quer dar sequência a trabalho exitoso dos últimos anos

Por LINCOLN CHAVES - REPÓRTER DA EBC - 20

Publicado em 

Novo presidente do CPB mira top 4 no quadro de medalhas em Los Angeles
ALESSANDRA CABRAL/CPB/DIREITOS RESERVADOS

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) está com novo presidente desde 1º de janeiro. Pernambucano de 60 anos, José Antônio Freire perdeu a visão aos 15, devido a um descolamento de retina. Ligado ao paradesporto desde os 18 anos, ele foi jogador de futebol de cegos e comandou, nos últimos oito anos, a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), responsável pelo futebol, e também do judô e goalball, única modalidade paralímpica que não é uma adaptação.

“Nessa última Paralimpíada [de Paris, na França, em 2024], as modalidades administradas pelo CPB [atletismo, natação, halterofilismo e tiro esportivo] se sobressaíram muito e a gente precisa colaborar com as demais confederações, para que outras modalidades tenham o mesmo sucesso de medalhas”, projetou José Antônio, em entrevista à Agência Brasil.

Na Paralimpíada de Paris, o Brasil atingiu um recorde de 89 medalhas, sendo 25 de ouro. O desempenho colocou o país no quinto lugar no quadro de resultados dos Jogos. Presente em 20 das 22 modalidades disputadas na capital francesa, a delegação verde e amarela foi ao pódio em 12 delas. Além das quatro modalidades gerenciadas pelo CPB e das três pela CBDV, vieram medalhas no tênis de mesa, triatlo, canoagem e taekwondo.

“Chegar ao top 5 é uma coisa muito difícil. Manter-se é mais complicado ainda, mas, certamente, com o trabalho que foi feito e o que se vai fazer, não tenho dúvidas que o Brasil vai continuar [no topo] e, quem sabe, consiga um quarto lugar agora em Los Angeles [Estados Unidos, em 2028]”, disse o dirigente, cujo mandato é de quatro anos, podendo ser reeleito para mais quatro.

José Antônio assume o lugar que, nos últimos oito anos, foi de Mizael Conrado. Bicampeão paralímpico de futebol de cegos, o paulista de 47 anos foi, também, vice-presidente do CPB entre 2009 e 2016, quando a entidade era comandada por Andrew Parsons, atual presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). Conforme Mizael, o planejamento estratégico desenvolvido em 2017 para nortear as ações da entidade nos dois ciclos que viriam pela frente (2020 e 2024) foi determinante para os resultados nos Jogos.

“A gente revisitou a missão do CPB e trouxe a inclusão para o centro do propósito, que passou a ser, desde então, a promoção do esporte paralímpico – da iniciação ao alto rendimento -, e a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Isso originou uma série de novos programas, como a Educação Paralímpica na Escola, que já capacitou mais de 62 mil professores no Brasil inteiro; os Centros de Referência, onde temos as escolinhas de esporte, que hoje são 74 no país, com mais de nove mil crianças atendidas; e o Festival Paralímpico, que passou a ser a porta de entrada do movimento paralímpico [para jovens com deficiência]”, detalhou o agora ex-presidente.

“[O planejamento estratégico para os ciclos de 2028 e 2032] Está em uma fase de construção. Acho que já o teremos consolidado até março ou abril. Temos feito um trabalho muito forte na base, com a perspectiva de que o Brasil continue avançando nessa política de esporte, descobrindo novos atletas, mantendo o que a gente tem hoje, quem sabe até ampliando”, avaliou José Antônio, que anunciou o próprio Mizael para conduzir a Secretaria Geral do Comitê.

Outro elo entre as gestões está na vice-presidência, que segue a cargo de Yohansson Nascimento para um segundo mandato. O alagoano de 37 anos, medalhista paralímpico de ouro nos 200 metros da classe T46 (amputados de membros superiores) assumiu o posto em 2021, meses após encerrar a carreira nas pistas, mesmo com índice para os Jogos de Tóquio, no Japão.

“Tenho certeza que nunca aprendi tanto do esporte paralímpico como nos últimos quatro anos. A decisão que eu tinha como atleta era individual. Agora, qualquer decisão que eu tome no CPB vai impactar coletivamente e, principalmente, pessoas que sequer conheço. Sei que os desafios continuam. Nosso país tem dimensões continentais, mas temos de continuar avançando e levar o esporte paralímpico para todas as regiões do Brasil”, concluiu Yohansson.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dia do Atleta: July inspira pelo esporte

Dia do Atleta: July inspira pelo esporte

Dia do Atleta destaca trajetória de July Maciel em Porto Velho, mostrando como incentivo público, disciplina e esporte transformam vidas e geram oportunidades.
L
Copa do Mundo Feminina 2027: “O primeiro legado é o fortalecimento das mulheres”, diz Ministro André Fufuca

Copa do Mundo Feminina 2027: “O primeiro legado é o fortalecimento das mulheres”, diz Ministro André Fufuca

Evento será o primeiro Mundial feminino na América do Sul e visa impactos sociais, esportivos e turísticos para o Brasil
L
COI veta capacete em homenagem a vítimas da guerra e libera braçadeira preta a atleta ucraniano

COI veta capacete em homenagem a vítimas da guerra e libera braçadeira preta a atleta ucraniano

Comitê alega regra que proíbe manifestações políticas durante as competições olímpicas.
L
Organizadores investigam quebra de medalhas nos Jogos de Inverno

Organizadores investigam quebra de medalhas nos Jogos de Inverno

Atletas de elite recebem condecorações com rachaduras e lascas durante as cerimônias de premiação em Milão-Cortina, levantando dúvidas sobre a resistência das peças.
L
CBF define datas e horários da primeira fase da Copa do Brasil

CBF define datas e horários da primeira fase da Copa do Brasil

Competição nacional começa em 17 de fevereiro com 28 clubes em campo; torneio deste ano traz mudanças no regulamento e vaga extra para a Libertadores.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cursos profissionalizantes: inscrições abertas

Cursos profissionalizantes: inscrições abertas

Cursos profissionalizantes remotos do Idep ampliam qualificação em Rondônia com inscrições abertas para estudantes que buscam atualização e inserção no mercado.
L
Ruas Humaitá e Cantuária: drenagem em obras

Ruas Humaitá e Cantuária: drenagem em obras

Obra nas ruas Humaitá e Raimundo Cantuária amplia drenagem em Porto Velho para reduzir alagamentos, melhorar mobilidade e garantir mais segurança no período chuvoso.
L

Pelas Trilhas de Rondon, Até o Céu de Roraima

Relato sensível e histórico sobre a subida ao Monte Roraima, unindo memória, pesquisa e emoção para manter viva a trajetória de Rondon e a identidade amazônica.
L
Blocos de carnaval animam Porto Velho nesta quinta (12)

Blocos de carnaval animam Porto Velho nesta quinta (12)

Programação prevê desfile no circuito da avenida Pinheiro Machado, com concentração às 22h e expectativa de grande público na capital.
L
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de fevereiro

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de fevereiro

Beneficiários com NIS final 1 recebem nesta quinta-feira; crédito será unificado em oito estados devido a situação de emergência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Educação: Eyder Brasil destina R$ 5 milhões a escolas

Educação: Eyder Brasil destina R$ 5 milhões a escolas

Emendas garantidas nos primeiros meses de 2026 contemplam cerca de 20 unidades de ensino em Rondônia com melhorias estruturais, equipamentos e manutenção.
L
RO-205: Pedro Fernandes cobra obras estruturantes

RO-205: Pedro Fernandes cobra obras estruturantes

Deputado defende pavimentação total, nova ponte de concreto e integração logística como prioridades para garantir segurança, mobilidade e desenvolvimento regional.
L
MPRO: agenda debate segurança em Brasília

MPRO: agenda debate segurança em Brasília

MPRO participa de reuniões em Brasília com autoridades federais para discutir segurança pública, PEC 18 e fortalecimento institucional do sistema de Justiça.
L
Triunfo conectada: Cristiane Lopes viabiliza torre de telefonia e internet

Triunfo conectada: Cristiane Lopes viabiliza torre de telefonia e internet

Cristiane Lopes viabiliza torre em Triunfo, levando internet e telefonia ao distrito de Candeias do Jamari, ampliando serviços, comércio e segurança.
L
Coronel Chrisóstomo é eleito vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara

Coronel Chrisóstomo é eleito vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara

A Comissão de Minas e Energia tem papel fundamental na discussão de políticas públicas relacionadas aos setores de energia elétrica, petróleo, gás, mineração, combustíveis e fontes renováveis, áreas consideradas essenciais para o crescimento sustentável do Brasil.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Ação integrada das forças de segurança faz parte da Operação Protetor das Fronteiras.
12
Polícia Civil prende dois suspeitos de abuso infantil em Itapuã do Oeste

Polícia Civil prende dois suspeitos de abuso infantil em Itapuã do Oeste

Operação foi realizada na zona rural e investigações seguem em andamento.
16
Colisão durante retorno deixa motociclista ferido na Avenida Maringá

Colisão durante retorno deixa motociclista ferido na Avenida Maringá

Acidente ocorreu no bairro Novo Brasília e mobilizou equipe do SAMU.
14
Homem é preso pela PM por mandado relacionado a furto

Homem é preso pela PM por mandado relacionado a furto

Suspeito foi localizado no bairro Duque de Caxias e encaminhado ao presídio.
10
Acidente na saída de posto deixa motociclista com fratura grave em RO

Acidente na saída de posto deixa motociclista com fratura grave em RO

Colisão ocorreu na Avenida Edson Lima do Nascimento; vítima foi socorrida pelo SAMU.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: MARIA GORETT FERNANDES

LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE  LAMP , LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA E LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO
L
RESENHA POLÍTICA - Rondônia: justiça, política e tensão atual

RESENHA POLÍTICA – Rondônia: justiça, política e tensão atual

Justiça e política: decisão judicial, cenário eleitoral, Carnaval e investigações expõem tensões institucionais no debate público em Rondônia e atual hoje.
L
Prefeitura capacita servidores no uso do SEI com apoio da Polícia Civil

Prefeitura capacita servidores no uso do SEI com apoio da Polícia Civil

Treinamento busca qualificar equipes da Semias, reduzir uso de papel e tornar a tramitação administrativa mais ágil e econômica em Porto Velho.
L
Energisa: alertas digitais sobre desligamentos

Energisa: alertas digitais sobre desligamentos

Clientes da Energisa podem receber avisos com 72 horas de antecedência sobre manutenções programadas ao manter cadastro atualizado nos canais digitais da concessionária.
L
Inovação industrial: jornada reúne setor em RO

Inovação industrial: jornada reúne setor em RO

Jornada Nacional de Inovação da Indústria mobiliza Sebrae e FIERO em Porto Velho para integrar empresas, startups e academia em soluções tecnológicas e sustentáveis.
L
Conselheiros tutelares: tablets reforçam atuação

Conselheiros tutelares: tablets reforçam atuação

Entrega de tablets fortalece conselheiros tutelares em Rondônia, ampliando registros em tempo real, integração institucional e proteção de crianças e adolescentes.
L
Trabalho infantil: ações reforçadas no Carnaval

Trabalho infantil: ações reforçadas no Carnaval

Ações contra o trabalho infantil no Carnaval mobilizam Porto Velho com orientação, denúncias e proteção para evitar exploração de crianças e adolescentes.
L
Família Acolhedora: plataforma digital fortalece serviço

Família Acolhedora: plataforma digital fortalece serviço

Família Acolhedora ganha site informativo em Porto Velho para orientar voluntários, ampliar transparência e reforçar a proteção de crianças e adolescentes.
L
Educação infantil: planejamento integrado avança

Educação infantil: planejamento integrado avança

Grupo de trabalho fortalece planejamento da educação infantil em Porto Velho, unindo gestão e Caixa para melhorar creches, infraestrutura e atendimento às famílias.
L
Toffoli reconhece sociedade em empresa ligada a resort e nega vínculo financeiro com dono do Master

Toffoli reconhece sociedade em empresa ligada a resort e nega vínculo financeiro com dono do Master

Ministro afirma que nunca recebeu valores de Daniel Vorcaro e diz que não há impedimento legal.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.