SÁBADO, 18/10/2025

Em destaque

Casa Brasil mescla cultura e esporte durante a Paralimpíada de Paris

Ponto de encontro de brasileiros fica em Saint-Ouen, vizinha a capital

Por Lincoln Chaves - Repórter da EBC - 20

Publicado em 

Casa Brasil mescla cultura e esporte durante a Paralimpíada de Paris
Foto-Carol Rizzotto/Agência EA.

Durante os Jogos Paralímpicos de Paris, a pequena cidade de Saint-Ouen, de 52 mil habitantes e conhecida como “Brookyln parisiense”, será um pedacinho do Brasil na França. Um complexo gastronômico local, situado em uma espécie de boulevard, foi escolhido para receber a Casa Brasil Paralímpico, ponto de encontro de torcedores, fãs da cultura brasileira, autoridades e atletas medalhistas.

O espaço fica a cerca de 40 minutos de carro de Paris e está aberto ao público desde a última quinta-feira (29). Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a expectativa é que até quatro mil visitantes diários passem pelo ambiente até o próximo dia 8 de setembro, quando a Paralimpíada chega ao fim.

Um telão instalado no palco próximo à praça de alimentação permite aos torcedores acompanharem as provas dos atletas. No mesmo espaço, o músico cego Luan Richard canta clássicos da música brasileira – em uma das apresentações, fez um dueto com o ex-goleiro Jackson Follmann, sobrevivente do acidente com o voo da Chapecoense, em 2016, e que tem a perna direita amputada. Na entrada, simuladores dão aos visitantes a oportunidade de “praticar” algumas modalidades, como a canoagem.

Cultura e inclusão

O espaço também recebe apresentações que mesclam cultura e inclusão. O batuque do Samba Inclusivo da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), que reúne passistas e ritmistas com deficiência, colocou todo mundo para dançar – principalmente os não brasileiros – com músicas famosas do nosso carnaval.

Entre os sambistas, Wagner Esteves, conhecido como Gavião, é um dos mais animados. Ele toca repinique e utiliza uma prótese na perna direita, devido a um acidente de carro. Além disso, é atleta de futebol de amputados, modalidade que, hoje, não faz parte da Paralimpíada. Vivenciar os Jogos de Paris, no entanto, mexe com o sonho de ver o esporte que pratica, um dia, também integrar o megaevento.

“A gente espera que ele [futebol de amputados] seja reconhecido e está insistindo para isso se concretizar no futuro. Assim como o esporte é renovador, é superação, é força, a música também é e transforma vidas. É se reinventar. A perna já foi, então, é tentar viver de uma forma melhor”, disse Gavião.

À frente de Wagner e os demais ritmistas, está Melina Reis, uma pioneira. Vítima de um acidente de moto, ela teve a perna esquerda amputada por conta das sequelas após muitas cirurgias. Bailarina clássica, parecia distante de voltar a fazer o que mais amava. Uma prótese inédita e personalizada, que a permite ficar outra vez na ponta dos pés, devolveu-a ao mundo da dança.

“Os atletas são a base de tudo. É de onde tiramos força, a partir do momento que você se desafia. A dança também é muito parecida. E poder prestigiar tantos amigos que estão competindo [em Paris], que estou na torcida, e fazer parte do projeto do samba inclusivo, é especial. É levar esperança para quem está desmotivado”, contou a bailarina.

Ela não está sozinha. Desde a última sexta-feira (30), as bailarinas da Associação Fernanda Bianchini também se apresentam na Casa Brasil. Trata-se do único grupo profissional de balé do mundo formado por dançarinas cegas. E não é a primeira vez que a companhia, criada em 1995 e que reúne mais de 400 alunos com deficiência, envolve-se com o movimento paralímpico. Em 2012, as meninas participaram da cerimônia de encerramento dos Jogos de Londres, na Grã-Bretanha.

A bailarina Gisele Nahkur foi uma das que se apresentaram no Estádio Olímpico da capital britânica. Antes de perder a visão, ela sonhava em ser jogadora de basquete. Quis o destino que, após a cegueira, tenha surgido a oportunidade de estar em um megaevento esportivo.

“[Em Londres] Dançamos para 82 mil pessoas. O mundo inteiro pôde acompanhar pela TV. Eu não sei se é mera coincidência. Será que eu, jogando e enxergando, chegaria em uma Olimpíada? Depois de cega, enquanto bailarina clássica, o que nunca imaginei na vida, devolveram minha vontade de sorrir e viver e me trouxeram a uma segunda Paralimpíada”, recordou.

A “xará” Gisele Camillo, que nasceu com deficiência visual, perdeu toda a visão por causa de um glaucoma. Apaixonada por dança, chegava a “fingir” que enxergava, quando ainda tinha baixa visão, para não ser excluída. O balé inclusivo mudou a história dela, que se aventurou no atletismo entre 2018 e 2020, em provas de pista.

“Hoje, sou formada em balé clássico, sou professora. Também sou profissional de educação física. Sou aquela pessoa que prepara os atletas para estarem competindo. Estar aqui [em Paris, na Paralimpíada], uma pessoa com deficiência, representando nossa escola e estar perto dos atletas paralímpicos, é indescritível. Assim como nós estamos realizando sonhos aqui, eles [atletas] também estão”, concluiu.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Atleta rondoniense conquista duas medalhas de bronze na série ouro do ciclismo nos Jogos Escolares Brasileiros 2025

Atleta rondoniense conquista duas medalhas de bronze na série ouro do ciclismo nos Jogos Escolares Brasileiros 2025

Com apenas 14 anos, Alícia Martins garantiu duas medalhas na série Ouro do ciclismo feminino nos Jogos Escolares Brasileiros 2025, colocando Rondônia entre os destaques nacionais da modalidade.
L
Porto Velho lidera ranking no JIR 2025 com destaque em várias modalidades esportivas

Porto Velho lidera ranking no JIR 2025 com destaque em várias modalidades esportivas

Com 277 atletas, a capital rondoniense se destaca nos Jogos Intermunicipais de Rondônia e retoma posição de liderança após anos.
L
Duas goleadas marcam os primeiros jogos da Copa Madeirão de Futsal Baterias Heliar 2025

Duas goleadas marcam os primeiros jogos da Copa Madeirão de Futsal Baterias Heliar 2025

Competição conta com 90 equipes e mais de 1.300 atletas, agitando os ginásios de Porto Velho com disputas eletrizantes e muita emoção.
L

O que muda do mata-mata ao pontos corridos: lições que atravessam campeonatos

Entenda como as estratégias mudam entre mata-mata e pontos corridos e aprenda a identificar os sinais táticos que definem jogos decisivos, dentro e fora de campo, com dicas práticas para assistir melhor.
L
Rondônia conquista quatro medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros 2025

Rondônia conquista quatro medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros 2025

Delegação estadual se destaca em Uberlândia com ouro no vôlei de quadra masculino e prata no vôlei de praia feminino.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Resultado do sorteio: ingressos garantidos no Cine Araújo

Mais um participante foi premiado com dois ingressos para curtir grandes histórias na telona. Fique ligado e participe do próximo sorteio!
L

Amazônia, Gente e Justiça: entrevista com Fernando Carlos da Silva

Uma conversa aprofundada sobre os desafios e avanços na saúde da região.
L

Estreia da Semana no Cine Araújo: “O Telefone Preto 2” promete ainda mais suspense e terror

Após o grande sucesso do primeiro filme, “O Telefone Preto 2” chega aos cinemas com uma trama ainda mais intensa e arrepiante, consolidando-se como um dos lançamentos mais aguardados do gênero suspense.
L

Fhemeron reconhece imprensa como “Vozes que Salvam Vidas” em café da manhã especial

Durante encontro realizado em Porto Velho, a Fhemeron entregou certificados a todos os veículos de comunicação presentes e destacou a importância da parceria com a imprensa para incentivar a doação de sangue e medula óssea
L

Povoado Nerd: Entrevista com Márcio Ferreira (Max Drinks)

Ele vai compartilhar experiências do dia a dia como bartender
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Serviço de médico-legista será restabelecido em Guajará-Mirim após articulação da deputada Dra. Taíssa

Serviço de médico-legista será restabelecido em Guajará-Mirim após articulação da deputada Dra. Taíssa

Retorno do atendimento pericial reforça a estrutura da Polícia Civil e garante mais dignidade e celeridade nos serviços para a população da região.
L
Acelero Enem deve reunir 600 estudantes neste domingo, 19, na Assembleia

Acelero Enem deve reunir 600 estudantes neste domingo, 19, na Assembleia

Evento integra as comemorações pelos 42 anos da Alero e reforça a preparação gratuita de estudantes rondonienses para o Enem.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo entrega três veículos para reforçar a saúde pública de Buritis

Deputado Coronel Chrisóstomo entrega três veículos para reforçar a saúde pública de Buritis

O investimento total soma R$ 845 mil, destinados à aquisição de uma van, uma ambulância e um veículo modelo HB20 para atender demandas da Secretaria Municipal de Saúde.
L
Julgamento no STF mantém desativado sistema de controle de bebidas Sicobe

Julgamento no STF mantém desativado sistema de controle de bebidas Sicobe

Ministros Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes votam para derrubar determinações do TCU que exigiam a reativação do Sicobe, sistema extinto pela Receita Federal em 2016 e usado para contagem de produção de cervejas e refrigerantes.
L
Moraes dá 5 dias para defesa de Collor explicar tornozeleira desligada

Moraes dá 5 dias para defesa de Collor explicar tornozeleira desligada

STF alerta sobre possibilidade de prisão do ex-presidente em regime domiciliar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criminoso é flagrado furtando moto na frente do complexo da Polícia Civil em Porto Velho

Criminoso é flagrado furtando moto na frente do complexo da Polícia Civil em Porto Velho

Nas imagens é possível ver que um indivíduo que segura um capacete anda de um lado para o outro, depois atravessa a rua e vai em direção do veículo estacionado em frente ao prédio do complexo da Polícia Civil.
14
Mulher presa em Vilhena por auxiliar em homicídio brutal na Operação Femina Occulta

Mulher presa em Vilhena por auxiliar em homicídio brutal na Operação Femina Occulta

Polícia Civil e Militar de Rondônia deflagram ação para prender suspeita de envolvimento na morte decapitada de Ivone Maria Bento de Freitas, crime supostamente ligado a facção criminosa e tráfico de drogas.
12
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de homicídio em Porto Velho

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de homicídio em Porto Velho

Investigação do DHPP resulta na prisão de P. C. V. M., acusado de matar o apenado J. C. C. a facadas no bairro Nova Esperança, em setembro, após desavenças entre os dois.
10
Polícia flagra furto de energia em salão de beleza de Porto Velho

Polícia flagra furto de energia em salão de beleza de Porto Velho

Estabelecimento funcionava com ligação clandestina direta, sem medidor, em bairro nobre da capital.
L
Ação conjunta da Polícia Penal de Rondônia e Mato Grosso integra Operação “Fora da Rede”

Ação conjunta da Polícia Penal de Rondônia e Mato Grosso integra Operação “Fora da Rede”

Forças de segurança cumpriram mandados e apreenderam armas, drogas e materiais suspeitos em ação coordenada entre os dois estados.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa Consultec-Leite contribui para reconhecimento internacional em pesquisa agropecuária pela FAO

Programa Consultec-Leite contribui para reconhecimento internacional em pesquisa agropecuária pela FAO

O Programa Consultec-Leite, que fortalece a cadeia produtiva do leite em Rondônia, teve papel de destaque no reconhecimento internacional da Embrapa pela FAO.
L

Agenda News recebe Fast Escova: beleza sem complicações

Day Mendonça participou do programa apresentado por Renata Camurça e explicou como o salão atende à mulher moderna com serviços ágeis, acessíveis e sem necessidade de agendamento.
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: F H Gomes Costa

Licença Ambiental Por Declaração – LAD, Nº 277 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: KAPITAL SERVICOS TERCEIRIZADOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada-LAS Nº 016.00466.002/2025-SUL
L
Gestores municipais e estaduais discutem fortalecimento do SUS em Rondônia

Gestores municipais e estaduais discutem fortalecimento do SUS em Rondônia

9ª Reunião da Câmara Técnica e da CIB tratou de ações prioritárias para ampliar acesso e qualidade da saúde no estado.
L
Brasil lidera desinformação sobre vacinas na América Latina

Brasil lidera desinformação sobre vacinas na América Latina

Estudo aponta que fake news impactam a adesão da população às campanhas de imunização.
L
Micro e nanoplásticos estão presentes na água, ar e alimentos no Brasil

Micro e nanoplásticos estão presentes na água, ar e alimentos no Brasil

Estudo aponta contaminação ambiental e alimentar, com partículas encontradas da Amazônia ao Rio Grande do Sul.
L
Sociedade civil cobra limite de 1,5°C na COP30 e pede ação urgente

Sociedade civil cobra limite de 1,5°C na COP30 e pede ação urgente

Documento com seis eixos prioritários para o sucesso da conferência em Belém é entregue à presidência brasileira, reforçando a necessidade de recuperar a confiança na ação climática global.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.