SEGUNDA-FEIRA, 24/11/2025

Em destaque

Júlio César Agripino é ouro e bate recorde mundial na corrida dos 5 km

Brasil faz dobradinha na prova com bronze de Yeltsin Jacques

Por Agência Brasil - 20

Publicado em 

Júlio César Agripino é ouro e bate recorde mundial na corrida dos 5 km
Wander Roberto/CPB/Direitos Reservados

O Brasil estreou em grande estilo no primeiro dia do atletismo na Paralimpíada de Paris com dobrandinha no pódio no Stade de France. O paulista Júlio César Agripino, nascido em Diadema, faturou a medalha de ouro, com direito a recorde mundial e paralímpico, ao concluir a prova dos 5.000 metros da classe T11 (deficiências visuais) em 14min48s85, com três segundos de vantagem sobre o japonês Kenya Karasawa (14min51s48), que ficou com a prata. O sul-matogrossense Yeltsin Jacques, arrematou o bronze, com a terceira posição (14min52s61).

“Estou muito feliz, é muita emoção ser campeão paralímpico e quebrar o recorde mundial. Mostra a força da periferia, comecei a treinar só tinha um campinho. Mas com muita força e determinação eu consegui vencer, sempre tem altos e baixos na vida, mas agora sou campeão paralímpico. Dedico também essa medalha para o meu avô”, disse Agripino, de 33 anos, emocionado após conquistar a primeira ouro na carreira em Jogos Paralímpicos, em depoimento ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Em maio, Júlio César, de 33 anos, já se destacara com a prata na mesma prova dos 5.000m no Mundial de Kobe (Japão), vencida pelo compatriota Yeltsin. Aos sete anos de idade, o paulista de Diadema foi diagnosticado com ceratocone, doença degenerativa na córnea.

“Sempre tive dificuldade para controlar a parte mental, me concentrar. Eu chegava bem condicionado, mas falhava na concentração. Conversei ontem com minha psicóloga, falei que estava um pouco nervoso, mas hoje acordei e pensei, vou ganhar. Ela falou que eu iria reagir bem e foi o que aconteceu”, comemorou Júlio César.

Recuperado de uma lesão, o sul-matogrossensse Yeltsin Jacques, campeão dos 5.000m nos Jogos de Tóquio, também festejou sua medalha de bronze.

“Muito feliz pelo Júlio. Eu tive uma lesão, peguei uma virose, o que acabou atrapalhando um pouco a preparação. Mas como minha esposa disse, você ou chupa o limão azedo ou faz a limonada. Estou com sentimento de missão cumprida”, disse Yeltsin, de 32 anos, que nasceu com baixa visão.

Recordista mundial nos 1.500m classe T11, com o tempo de 3min57s60 – que lhe valeu o ouro nos Jogos de Tóquio – Yeltsin voltará à pista na próxima segunda-feira (2 de setembro). Ele competirá a prova classificatória dos 1.500m, assim como Júlio César Agripino, campeão mundial da prova em Kobe (Japão).

O atletismo é a modalidade que soma mais medalhas para o Brasil na história dos Jogos Paralíimpicos. O total de pódios, com o ouro e bronze conquistados nesta sexta (30), subiu pra 172 ( 49 de ouro, 70 de prata e 53 de bronze ).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil goleia Irã na estreia da Copa do Mundo de futsal feminino

Número 1 do mundo, seleção encara Itália na quarta-feira, às 9h30
L

Lanús supera Atlético-MG nos pênaltis e é bicampeão da Sul-Americana

Clube argentino quebra jejum de 12 anos sem título continental
L
Bicampeão de asa-delta morre em acidente de parapente no Rio

Bicampeão de asa-delta morre em acidente de parapente no Rio

Piloto Philip Haegler sofreu colisão após salto na Pedra Bonita.
L
Estudantes-atletas de Rondônia brilham nas Paralimpíadas Escolares

Estudantes-atletas de Rondônia brilham nas Paralimpíadas Escolares

Jovens representam o estado com dedicação e superação.
L
Depay e Yuri Alberto brilham em vitória do Corinthians

Depay e Yuri Alberto brilham em vitória do Corinthians

Timão supera o São Paulo por 3 a 1 no Majestoso em Itaquera.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondôncap: o sorteio deste domingo já foi realizado e premiou dezenas de rondonienses que ajudaram as APAES

A edição de hoje distribuiu 100 mil reais em prêmios e trouxe muita emoção para quem ajudou a FEAPAES e acreditou na sorte. Cada número anunciado aumentava a expectativa de quem estava na torcida por um prêmio.
L

Kicks 2026 confirma a nova fase da Nissan em desempenho e conectividade

Nova geração chega com motor turbo, câmbio DCT e mais recursos de assistência à condução
L

Bolsonaro tentou abrir tornozeleira com ferro de solda, mostra relatório divulgado pelo STF

Vídeo anexado pela Seap confirma avaria no equipamento, e Moraes dá 24 horas para defesa explicar violação
L

Momento Agro: João Paulo Barbuio revela como aumentar a eficiência reprodutiva na pecuária de cria

Vai ajudar a destrinchar caminhos práticos e tecnologias que vêm transformando índices reprodutivos em fazendas de cria no país.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro solicita ao STF autorização para receber 16 visitas

Bolsonaro solicita ao STF autorização para receber 16 visitas

Ex-presidente pede autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para receber 16 pessoas; especialistas questionam tratamento diferenciado.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA - Críticas à COP 30, avanços locais e tensões políticas em RO

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Críticas à COP 30, avanços locais e tensões políticas em RO

Evento global em Belém enfrenta duras críticas enquanto Rondônia vive inaugurações, debates eleitorais e entregas de programas sociais.
L

Erika Hilton acusa Nikolas Ferreira de usar celular perto de Bolsonaro

Em prisão domiciliar, o presidente estava proibido de usar rede social
L

Bolsonaro tem prisão preventiva decretada no dia 22, número que marcou sua trajetória política

Coincidência da data reacende debate sobre condenações, investigações e acusações de perseguição feitas por seus apoiadores
L

Deputada Cristiane Lopes lança Projeto Terra Fértil na manhã de sábado para fortalecer a agricultura familiar

Iniciativa em parceria com o IFRO utiliza emenda parlamentar destinada pela deputada para ampliar o apoio a produtores, associações e comunidades rurais de Rondônia.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Foragido da Justiça é preso após assaltar motociclista em Porto Velho

Foragido da Justiça é preso após assaltar motociclista em Porto Velho

Jânio S. C. D., de 42 anos, foi capturado na noite de domingo (23) no bairro Jardim Santana. A Polícia Militar o localizou através do rastreamento de um iPhone 15 roubado de uma vítima que buscava abrigo da chuva.
10
Mãe é agredida por bandido na frente das filhas durante assalto em Porto Velho

Mãe é agredida por bandido na frente das filhas durante assalto em Porto Velho

Quatro criminosos invadiram uma residência no bairro Jardim Santana na madrugada de segunda-feira (24). A vítima, de 41 anos, sofreu agressão no rosto e os suspeitos fugiram levando eletrônicos e documentos.
16
VÍDEO: Assaltante em série ataca três postos de combustíveis em Porto Velho

VÍDEO: Assaltante em série ataca três postos de combustíveis em Porto Velho

O bandido armado agiu em série em três unidades na madrugada de segunda-feira (24). O assaltante, já identificado por uma vítima como “Bosco”, é procurado pela Polícia Civil.
12
Dupla é interceptada por alunos do curso de Motociclista Policial na zona Leste de Porto Velho

Dupla é interceptada por alunos do curso de Motociclista Policial na zona Leste de Porto Velho

Foragido da Justiça foi preso após abordagem na rua Esplendor.
14
PMRO esclarece ações na reintegração de posse em Machadinho D’Oeste

PMRO esclarece ações na reintegração de posse em Machadinho D’Oeste

Operação mobilizou 82 policiais e cumpriu decisões judiciais em quatro propriedades.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação de Outorga: JOSÉ CAEIRO LOPES

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Sicredi conquista novamente o Selo de Prevenção a Fraudes

Sicredi conquista novamente o Selo de Prevenção a Fraudes

Instituição financeira cooperativa recebe certificação pelo 2º ano seguido.
L

Requerimento da Licença Ambiental: LAVON LAVANDERIAS LTDA

Licença Ambiental de Operação
L
Librelato marca presença na Expo Transporte ANPACT 2025 e avança na internacionalização

Librelato marca presença na Expo Transporte ANPACT 2025 e avança na internacionalização

Implementadora brasileira participou da principal feira de transporte da América Latina
L

Paredão formado no Rondônia Reality Show 2025: a votação já está aberta

A formação de mais um paredão agitou a casa e agora cabe ao público decidir quem será eliminado na próxima terça-feira. Três participantes estão na berlinda e dependem do seu voto para continuar no jogo.
L

PM prende criminoso que agrediu a irmã por causa de celular

O criminoso Pedro H. A. foi preso pela equipe do sargento Machado no Bairro Ulisses Guimarães, em Porto Velho, após agredir a irmã, sob efeito de drogas, por ela ter pedido o celular de volta.
16

Inscrições para 9,5 mil vagas do IBGE vão até 11 de dezembro

Salários são a partir de R$ 2.676,24
L

Bolsonaro cita paranoia em audiência de custódia; prisão é mantida

Ex-presidente disse que não tinha intenção de fugir
L
Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

TRÁGICO: Trabalhador morre depois de passar mal em porão de balsa em Porto Velho

Ele morreu no Hospital João Paulo II, após passar mal no porão, que também afetou outros dois colegas.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.