SÁBADO, 15/11/2025

Em destaque

Brasil fica em primeiro lugar na Olimpíada do Desporto Escolar

Delegação brasileira conquistou 282 medalhas, sendo 88 de ouro

Por Cristina Indio do Brasil / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Brasil fica em primeiro lugar na Olimpíada do Desporto Escolar
Associação Miratus

Com 282 medalhas, o Brasil terminou a Olimpíada do Desporto Escolar – Gymnasiade 2023, em primeiro lugar. A delegação brasileira conquistou 88 medalhas de ouro, 91 de prata e 103 de bronze. Em segundo lugar, ficou a China, com 97 medalhas, e, em terceiro, Taipei Chinesa, com 67. Mais de 1,4 mil atletas da categoria sub-15, representando 46 países, participaram do evento esportivo nos mesmos equipamentos dos Jogos de 2016, na cidade do Rio de Janeiro.

Para o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e vice-presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), Antônio Hora Filho, a vitória do Brasil consolida um trabalho que busca estimular o esporte nas escolas, gerando educação e agindo diretamente na formação do cidadão. “Graças ao governo federal, após dez anos, a maior competição escolar do mundo retornou ao nosso país, e o sentimento é de gratidão não só a nossa delegação pela campanha histórica no Rio de Janeiro, mas também a todas as federações escolares que fazem essa engrenagem vitoriosa acontecer”, disse em mensagem enviada à Agência Brasil.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Rafael Picciani, considerou o resultado do Brasil um grande feito não só para o país, mas também para o Rio de Janeiro, que sediou a competição. “Além de fomentar o desporto escolar, o evento fez uso do legado olímpico, permitiu reviver toda a emoção de receber atletas do mundo inteiro aqui e estimulou participação popular, com entrada franca todos os dias. Foi uma grande alegria ver o Brasil bater recorde em tamanho da delegação e fechar o quadro de medalhas em primeiro lugar.”

O Brasil também foi sede da Gymnasiade em 2013. Naquele ano, a competição ocorreu em Brasília, reunindo atletas da categoria sub-18.

As provas da Gymnasiade 2023 ocorreram em 18 modalidades: tiro com arco, atletismo, badminton, basquete 3×3, boxe, caratê, dança esportiva, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, orientação, natação paralímpica, natação, tênis de mesa, taekwondo, wrestling e xadrez.

Sebastião Dias de Oliveira, treinador de três integrantes da delegação de badminton (foto), ficou satisfeito com os resultados da modalidade. “Total de oito medalhas: três de prata, cinco de bronze”, comemorou o treinador, ao falar sobre o desempenho dos atletas brasileiros de badminton na Olimpíada do Desporto Escolar. Segundo ele, um dos destaques foi a equipe carioca. “Chegamos a três finais.”

Uma das medalhistas na modalidade é a jovem Yasmim Nascimento, de 14 anos, que conquistou duas pratas em dupla mista e um bronze no simples.

Brasil

A maior delegação foi a brasileira, que participou com 404 integrantes e 323 estudantes atletas, sendo 161 mulheres e 162 homens de todos os estados do país, o que, para o presidente da CBDE, é resultado das ações pró-equidade desenvolvidas pela entidade.

“Significa dizer que a política de equidade da CBDE vem fazendo efeitos benéficos para a nossa sociedade incluindo a mulher definitivamente no esporte”, ressaltou Antônio Hora Filho na coletiva para a apresentação do evento esportivo, no dia 18, no Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.

Os locais de competição foram as arenas cariocas 1 e 2, no Centro Olímpico de Tênis e Vila Olímpica, instalados no Parque Olímpico da Barra da Tijuca; Arena da Juventude, no Complexo Esportivo de Deodoro; e Complexo Esportivo da Universidade da Força Aérea (Unifa), em Sulacap. Todos esses equipamentos estão na zona oeste da cidade.

Intercâmbio cultural

As equipes chegaram ao Rio nos dias 18 e 19, e o evento foi aberto no dia 20. As competições ocorreram nos dias 21, 22, 24 e 25, com encerramento no sábado (26). A programação dos jovens não ficou restrita a eventos esportivos. Na quarta-feira (23), as competições foram interrompidas e eles tiveram oportunidade de participar do Dia Cultural e da Noite das Nações. Os atletas também visitaram pontos turísticos e cartões-postais do Rio, como Corcovado, Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana.

O evento teve também uma área de Fun Fest com programações diárias de entretenimentos. Na Noite das Nações, as delegações puderam expor objetos típicos das culturas de seus países para trocas entre os participantes. Cada país fez uma apresentação cultural e levou uma comida típica. A intenção foi fazer uma grande interação cultural. O retorno das delegações para os seus países foi nos dias 27 e 28.

Lutadora da equipe brasileira de taekwondo, Ana Clara Aguiar, de 14 anos, veio de Goiás e gostou da sua primeira competição internacional. A jovem destacou que conheceu pessoas e novos esportes e trocou experiências com outros atletas.

A ginasta carioca Isabel Aguiar Ramos, de 13 anos, que conquistou a medalha de ouro na ginástica artística, era uma dos 71 competidores do TimeRJ, entre eles, 16 beneficiados pelo programa Bolsa Atleta RJ. Isabel agradeceu o apoio que recebeu da torcida e disse que estava muito feliz por poder participar da Gymnasiade 2023. A medalhista olímpica Daniele Hypolito foi quem entregou o ouro para a jovem.

A Gymnasiade 2023 foi organizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e contou com o apoio do governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, do Sesc Rio, da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ), da prefeitura do Rio e do Ministério do Esporte.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil avança às oitavas do Mundial Sub-17 após vitória dramática nos pênaltis

Brasil avança às oitavas do Mundial Sub-17 após vitória dramática nos pênaltis

A Seleção Brasileira masculina Sub-17 garantiu sua vaga nas oitavas de final ao vencer o Paraguai por 5 a 4 na disputa de pênaltis. O goleiro João Pedro (Santos) foi o herói da partida, realizando três defesas nas penalidades.
L
Ancelotti testa Militão na lateral da Seleção para buscar solidez defensiva

Ancelotti testa Militão na lateral da Seleção para buscar solidez defensiva

O técnico Carlo Ancelotti escala o zagueiro Éder Militão como lateral-direito no amistoso contra Senegal, em Londres, reforçando a busca por uma defesa mais sólida rumo à Copa do Mundo de 2026.
L
Justiça Desportiva garante disciplina e cumprimento das normas durante o Joer 2025

Justiça Desportiva garante disciplina e cumprimento das normas durante o Joer 2025

Atuação da Justiça Desportiva assegura que o Joer 2025 cumpra regras, mantenha a disciplina e preserve o fair play em todas as modalidades
L
Atacante Bruno Henrique do Flamengo é multado e está liberado para jogar

Atacante Bruno Henrique do Flamengo é multado e está liberado para jogar

O jogador foi julgado novamente por forçar um cartão amarelo em 2023, mas a maioria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) votou pela aplicação de multa, afastando a suspensão de 12 jogos, pelo caso de manipulação de apostas.
L
Bruno Soares volta às quadras para disputar torneio com lendas do tênis

Bruno Soares volta às quadras para disputar torneio com lendas do tênis

O ex-tenista brasileiro Bruno Soares, que se aposentou em 2022, participará da Legends Tennis Cup em São Paulo, ao lado de grandes nomes da história do tênis da América do Sul.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Adalberto de Oliveira Castro

A família comunica com pesar a partida de Adalberto de Oliveira Castro, aos 87 anos, servidor público dedicado e motorista do governador Jorge Teixeira, cuja trajetória marcou a história de Rondônia e deixou lembranças de amor, simplicidade e devoção à família.
L

Furto de energia: 11 presos em Porto Velho em um único dia

Operações da Polícia Militar nos bairros Socialista e Embratel resultaram na prisão de 11 pessoas por furto de energia em Porto Velho, com apoio da Energisa e denúncias da comunidade.
L

Amazonia Gente e Justiça: Almeida Casseb

ele falará sobre os desafios, conquistas e o potencial científico que Rondônia carrega para os próximos anos.
L

POVOADO NERD: Alan Franco e Elly Macedo falam sobre o sucesso da banda Forró Duz Boys

Com um repertório vibrante e letras que falam de amor, festa e cotidiano, o Forró Duz Boys vem lotando agendas e conquistando novos públicos. No estúdio, a conversa mistura humor, lembranças e aquele toque musical que só o Povoado Nerd sabe proporcionar.
L
Iluminação natalina é retomada e transforma avenidas de Porto Velho em cenário festivo

Iluminação natalina é retomada e transforma avenidas de Porto Velho em cenário festivo

A iluminação natalina volta às principais avenidas da capital após mais de uma década e, pela primeira vez, chega também aos distritos, ampliando o clima de celebração.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L

POLÍTICA

Candidaturas espelho inundam o país

Candidaturas espelho inundam o país

Pré-candidatos dependentes da imagem de terceiros revelam falta de preparo e oportunismo na política brasileira.
L
Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um apelo para que a Câmara dos Deputados vote o projeto de lei que visa punir o devedor contumaz. Segundo o ministro, a medida é essencial para asfixiar financeiramente o crime organizado.
L
Lindbergh Farias propõe nova regra para cassação de mandato por faltas

Lindbergh Farias propõe nova regra para cassação de mandato por faltas

O líder do PT na Câmara protocolou um Projeto de Resolução (PRC) que busca a instauração imediata do procedimento de perda de mandato para deputados federais que acumularem faltas injustificadas.
L
Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou projetos de lei que alteram a lei orçamentária para autorizar a criação de 8,6 mil novas vagas e criticou a elite por não permitir o acesso do povo à educação.
L
Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Município reforça apoio aos pequenos produtores durante visita da Comissão do Senado Federal.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motorista provoca colisão com moto aplicativo na zona Leste

Motorista provoca colisão com moto aplicativo na zona Leste

Acidente no cruzamento da Rua Aruba com José Amador dos Reis deixou o piloto de moto aplicativo ferido na manhã deste sábado.
12
Três ficam feridos em colisão entre motocicletas na zona Leste

Três ficam feridos em colisão entre motocicletas na zona Leste

Acidente na Rua Benedito Inocêncio deixou duas mulheres e um homem feridos na noite de sexta-feira no bairro JK.
12
Dupla é presa com droga antes de fazer entrega em Porto Velho

Dupla é presa com droga antes de fazer entrega em Porto Velho

Dois jovens, de 23 e 25 anos, foram detidos com meio tablete de maconha na zona leste da cidade na noite de sexta-feira.
16
Motorista fica em estado grave após acidente na Penal

Motorista fica em estado grave após acidente na Penal

Acidente na Penal deixou três feridos e envolveu um Fiat Strada e um Ford Fusion na noite de sexta-feira.
12
Força Tática do 5º BPM estoura boca de fumo em residencial de Porto Velho

Força Tática do 5º BPM estoura boca de fumo em residencial de Porto Velho

Durante a Operação Força Total, a Polícia Militar prendeu um jovem de 24 anos em um apartamento no Residencial Orgulho do Madeira, onde foram encontrados maconha, cocaína, MD (droga sintética) e balança de precisão.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motorista é preso após destruir muros de duas casas em acidente na zona Leste

Motorista é preso após destruir muros de duas casas em acidente na zona Leste

Acidente provocado por motorista embriagado na Rua Benedito Inocêncio deixou duas residências danificadas, segundo a polícia.
12
Governo Federal destina R$ 504 mil para abrigos que atendem vítimas de tornado no Paraná

Governo Federal destina R$ 504 mil para abrigos que atendem vítimas de tornado no Paraná

Principal município atingido, Rio Bonito do Iguaçu solicitou cofinanciamento para acolher 2.200 pessoas em dois abrigos temporários.
L
Atualização vai tornar mais difícil identificar textos gerados pelo ChatGPT

Atualização vai tornar mais difícil identificar textos gerados pelo ChatGPT

OpenAI confirma que o ChatGPT deixará de usar travessões quando o usuário solicitar, eliminando um dos traços mais marcantes de sua escrita.
L
Rio de Janeiro bate recorde de turistas internacionais em 2025 com 1,8 milhão de visitantes

Rio de Janeiro bate recorde de turistas internacionais em 2025 com 1,8 milhão de visitantes

O fluxo de janeiro a outubro superou todo o ano de 2024, impulsionado pela retomada do aeroporto RioGaleão e por uma consistente política de promoção internacional.
L
Justiça inglesa condena mineradora BHP por rompimento da Barragem de Fundão em Mariana

Justiça inglesa condena mineradora BHP por rompimento da Barragem de Fundão em Mariana

Tribunal Superior de Justiça de Londres considerou que o risco de colapso da barragem era “previsível”; valor da indenização que a acionista da Samarco deverá pagar ainda não foi definido.
L
Desocupação de longa duração cai 17,8% no terceiro trimestre, aponta IBGE

Desocupação de longa duração cai 17,8% no terceiro trimestre, aponta IBGE

Número de trabalhadores que procuram emprego há dois anos ou mais recuou significativamente; contingente na faixa de 1 a 2 anos é o menor desde 2012, acompanhando a taxa de desocupação recorde de 5,6%.
L
EUA vão remover tarifas de importação de produtos selecionados de Argentina, Equador, Guatemala e El Salvador

EUA vão remover tarifas de importação de produtos selecionados de Argentina, Equador, Guatemala e El Salvador

Os acordos-quadro, que visam reduzir preços para consumidores norte-americanos, darão às empresas dos EUA maior acesso aos mercados dos quatro países latinos.
L
Indígenas Munduruku protestam na COP30 e cobram diálogo com o presidente Lula

Indígenas Munduruku protestam na COP30 e cobram diálogo com o presidente Lula

Cerca de 90 pessoas ocuparam pacificamente o acesso à Zona Azul da conferência em Belém, exigindo a revogação de um decreto sobre o setor hidroviário e o fim do Marco Temporal.
L
Consórcio Acquavias vence leilão de concessão das balsas de São Paulo com R$ 2,5 bilhões em investimentos

Consórcio Acquavias vence leilão de concessão das balsas de São Paulo com R$ 2,5 bilhões em investimentos

O grupo, liderado pela Internacional Marítima Limitada, arrematou a concessão de 14 linhas de transporte aquaviário, incluindo a balsa Santos-Guarujá, e prevê modernização e substituição da frota por embarcações elétricas.
L
Últimos 3 pedágios eletrônicos da BR-381 em Minas Gerais começam a operar na segunda-feira

Últimos 3 pedágios eletrônicos da BR-381 em Minas Gerais começam a operar na segunda-feira

As cobranças serão iniciadas nos pórticos instalados em Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares, encerrando a implementação do sistema 100% eletrônico no trecho administrado pela concessionária Nova 381.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.