QUINTA-FEIRA, 19/06/2025
Publicidade

Governos estaduais se posicionam sobre realização da Copa América no Brasil: veja a lista

Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio Grande do Sul recusam receber evento, enquanto São Paulo, Mato Grosso e Amazonas se colocam à disposição

Publicado em 

Governos estaduais se posicionam sobre realização da Copa América no Brasil: veja a lista - News Rondônia

O anúncio de que a Copa América 2021 será disputada no Brasil causou reações dos governadores das cidades cotadas para receber o evento. Em meio a alta no número de casos de Covid-19, os Governos de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio Grande do Sul vetaram a competição. Por outro lado, São Paulo, Cuiabá e Amazonas se colocaram à disposição – a Bahia, inicialmente, não se opôs a receber o evento, mas reviu o posicionamento.

Governos estaduais se posicionam sobre realização da Copa América no Brasil: veja a lista - News Rondônia

Primeiro a recusar a condição de sede, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, alegou o aumento dos números da Covid-19 no estado, que vive seu pior momento desde o começo da pandemia. Mesmo critério alegado pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, para rechaçar a participação da Arena das Dunas no evento.

Mais tarde, o Governo de Minas também se mostrou contrário à realização dos jogos da Copa América no estado, através de um comunicado para a imprensa.

– O Governo de Minas não tem medido esforços para conter a propagação do vírus da Covid-19 em todo o estado. Diante da possibilidade de uma terceira onda da pandemia em todo o país e da consequente necessidade de preservar o sistema de saúde, o estado não considera prudente a realização de quaisquer eventos que envolvam aglomeração de pessoas. Neste momento, toda a população, mesmo a vacinada, precisa seguir as medidas de prevenção – diz o comunicado, que acrescenta.

"Os jogos atualmente realizados em Minas Gerais só são possíveis sem a presença de público. Além disso, a presença das delegações internacionais demandaria esquemas especiais de segurança e sanitários para evitar riscos de aglomeração ou contágio".

O governador de São Paulo, João Dória Júnior deixou claro que o estado não irá se opor caso seja escolhido para sediar o local.

– O governo de São Paulo não fará objeção caso a CBF defina São Paulo como um dos locais de jogos da Copa América, desde que os protocolos do Plano São Paulo sejam obedecidos.

Inicialmente, o governador da Bahia, Rui Costa, adotou uma postura semelhante. No caso de Salvador, a única exigência era para que os jogos ocorressem sem qualquer participação de público. Contudo, alterou o posicionamento após a repercussão e afastou a possibilidade da Bahia sediar a competição.

Mostrando mais entusiasmo com uma possível participação de Cuiabá no evento, o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer do estado de Mato Grosso, Alberto Machado, confirmou o desejo de ser uma das sedes da competição de seleções.

– O governador Mauro Mendes ligou para o Walter Feldman (secretário-geral da CBF) e colocou a Arena Pantanal e o estado de Mato Grosso para ser uma das sedes da Copa América. Ouvimos uma resposta positiva do Feld.

Mortes e casos de coronavírus nos estados

Ao longo do da reunião que definiu o Brasil como nova sede da Copa América, mencionou-se que o país tem estádios de Copa do Mundo ociosos, como Mané Garrincha em Brasília, Arena da Amazônia, Arena Pernambuco e Arena das Dunas em Natal.

A ideia inicial era colocar um grupo para jogar em Manaus e Brasília, o outro nos dois estádios do Nordeste. No entanto, Manaus foi descartada pela entidade. Veja abaixo a posição dos estados que se posicionaram.

Confira a situação de cada estado

Durante a reunião emergencial desta segunda-feira, quando a Conmebol decidiu realizar a Copa América no Brasil, citaram estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo e Amazonas como possíveis sedes.

Pernambuco: recusou

O governador Paulo Câmara determinou que o estado não fará parte das sedes, segundo pronunciamento via assessoria de imprensa.

Pernambuco tem 481.070 casos da Covid-19 e 15.807 mortes provocadas pela infecção. No último domingo, o estado registrou 2.168 infectados pelo novo coronavírus e 65 óbitos causados pela doença.

Rio Grande do Norte: recusou

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, fez o comunicado na tarde da segunda-feira, através das redes sociais. Confira a nota.

No último domingo, o Rio Grande do Norte tinha 106 pessoas esperando um leito de UTI para tratamento da Covid-19. A informação é do sistema Regula RN. O estado encontra-se em aceleração da pandemia.

São Paulo: sem oposição

Governo de São Paulo afirma que não se opõe a realização de jogos da Copa América no estado, desde que sigam os protocolos do Plano São Paulo. Veja a nota.

O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, disse, no último sábado, que o pico de internações da terceira onda da Covid-19 na capital paulista deve acontecer no próximo dia 17 de junho. A Copa América deve iniciar dia 13 do mesmo mês.

Seis hospitais na cidade estão sem vagas e outros 10 passam de 80% de ocupação. O hospital da Brasilândia, na Zona Norte, que é referência para pacientes de Covid-19, está com 95% de ocupação.

Bahia: sem oposição no início, recusou posteriormente

Num primeiro momento, o governador Rui Costa admitiu a possibilidade do estado receber jogos da Copa América, com a condição de que as partidas fossem realizadas sem público. Veja a nota.

Contudo, após a repercussão, alterou o posicionamento e, em pronunciamento oficial, afastou a possibilidade da Bahia receber jogos de "qualquer copa", mencionando que a Arena Fonte Nova abriga, atualmente, um hospital de campanha voltado para atender pacientes com a Covid-19.

A Bahia tem ocupação de 85% Leitos de UTI no estado. Na capital, taxa de ocupação das unidades intensivas para adultos chega a 81%.

Rio Grande do Sul: recusou

O governador Eduardo Leite emitiu um comunicado afirmando que não foi procurado por Conmebol ou CBF. Mas alerta que, mesmo que esteja aberto ao diálogo com autoridades, entende que a prioridade está no combate à pandemia. Veja a nota.

No Rio Grande do Sul, os números apresentam um quadro de estabilidade. A média móvel de mortes da última semana é de 106 óbitos diários. O indicador segue tendência de estabilidade, com aumento de 1% em relação há duas semanas.

Minas Gerais: recusou

O Governo do Estado divulgou um comunicado dizendo que "não considera prudente a realização de quaisquer eventos que envolvam aglomeração de pessoas". Além disso, reforçou que "a presença das delegações internacionais demandaria esquemas especiais de segurança e sanitários para evitar riscos de aglomeração ou contágio". Veja a nota acima.

Mato Grosso: sem oposição

O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer do estado, Alberto Machado, confirmou o desejo de Cuiabá ser uma das sedes da competição. Veja a nota.

O Mato Grosso também está com alta nos casos. São 439 internações em UTIs públicas e 378 em enfermarias públicas. A taxa de ocupação está em 90,7% para UTIs adulto e em 42% para enfermaria adulta. Há doze hospitais em Mato Grosso com a taxa de internação em 100%. Todos os outros estão acima de 76%.

Amazonas: sem oposição

O Governo do Amazonas, através da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), informou que não foi notificada sobre a possibilidade de sediar a Copa América deste ano. Mas afirma que, caso seja, irá discutir os protocolos de prevenção para que as partidas aconteçam

Atualmente, o Estado soma 386.074 casos de Covid-19 e 12.978 mortes. Os números no Amazonas estão em queda. Em Manaus, segundo o site oficial do Governo, a taxa de ocupação de leitos clínicos é de 41%. Para UTI, o percentual de ocupação dos leitos é de 62%.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Copa Madeirão: início da competição agita o futebol amador no Campo do Treze

Competição promovida pela Prefeitura segue com jogos nesta quarta e quinta-feira em dois campos da capital
L

Flu domina Borussia, mas fica no 0 a 0 na estreia do Mundial de Clubes

Cariocas voltam a campo no sábado contra sul-coreanos do Ulsan HD.
L

Rondônia conquista cinco medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê com suporte do governo do estado

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os resultados expressivos da delegação rondoniense refletem o empenho da gestão estadual com o fortalecimento do esporte.
L
Flamengo inicia Supermundial de Clubes com vitória sobre o Espérance

Flamengo inicia Supermundial de Clubes com vitória sobre o Espérance

Com gols de Arrascaeta e Luiz Araújo, Rubro-Negro triunfa por 2 a 0.
L

Centro Esportivo Mojuca encara novo desafio no Futebol 7

Com tradição no futsal, Mojuca estreia no Futebol 7 e inicia nova fase em parceria com a Miners Sports.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi: O que o aumento do IOF “mexe” em meus negócios?

A alíquota aplicada na contratação de crédito retornou ao percentual original, mas as taxas diárias do IOF permaneceram em patamar elevado, elevando o custo final das operações.
L

Giro News | Entrevista Olakson Pedrosa, coordenador-geral do projeto IFRO Atleta Cidadão

Nesta quarta-feira, o Giro News recebe Olakson Pedrosa, coordenador-geral do projeto IFRO Atleta Cidadão e integrante da assessoria institucional do Instituto Federal de Rondônia.
L
Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Países que restringiram compras de frango estão sendo notificados
L
Prefeitura de Porto Velho promove ação de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Prefeitura de Porto Velho promove ação de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Evento acontece nesta quarta-feira (18) a partir das 16h, no Parque da Cidade.
L

Nissan Kicks 2026 inicia jornada no Brasil com motor inédito

SUV foi totalmente renovado, estreia motorização turbo e tem nova estratégia de preços
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Calendário será divulgado quando STF der aval para crédito extra
L

PF diz que Bolsonaro e Carlos integravam organização criminosa na Abin

Conclusão consta no relatório final do caso “Abin Paralela”
L

Deputado Cássio Gois comemora aprovação de projeto que reconhece e valoriza mesários voluntários em Rondônia

Proposta foi aprovada na terça-feira, 17, durante sessão ordinária na ALE-RO
L

Deputada Cláudia de Jesus reforça apoio à valorização dos servidores da saúde durante reunião da Comissão

Parlamentar defendeu maior articulação com os demais deputados.
L
Sílvia Cristina celebra o fim da exigência de revisão pericial para aposentados e beneficiários do BPC

Sílvia Cristina celebra o fim da exigência de revisão pericial para aposentados e beneficiários do BPC

Congresso derrubou o veto presidencial 38/2024, acabando com a exigência de laudos periódicos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criança em bicicleta avança preferencial e se envolve em acidente com moto

De acordo com informações apuradas, uma criança que conduzia a bicicleta seguia pela avenida Tiradentes e acabou avançando a preferencial, colidindo com um motociclista que trafegava pela avenida Florianópolis
16

Cresce número de crimes cometidos por monitorados com tornozeleira eletrônica

O sistema, criado como alternativa para reduzir a lotação nos presídios, vem apresentando falhas constantes, principalmente com equipamentos desligados ou burlados pelos próprios monitorados
14

NA MADRUGADA: Morador de rua é morto a facadas na zona sul

De acordo com as primeiras informações, moradores teriam escutado gritos pela madrugada, mas não saíram para olhar o que estava acontecendo
18

Motociclista sofre queda ao tentar manobra “Quebrão” em via pública

Apesar da queda, o motociclista procurou atendimento por meios próprios na UPA, apresentando escoriações pelo corpo
16

Jovem é baleado nas duas mãos por bando em carro na zona sul

Uma equipe do Samu prestou os primeiros socorros e encaminhou o jovem ferido ao Hospital João Paulo II.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Petrobras: é cedo para avaliar impacto de guerras no Oriente Médio

Região é estratégica para produção global de petróleo e gás
L
Ministro Alexandre de Moraes manda prender ex-assessor de Bolsonaro por descumprir medida cautelar

STF aprova segurança vitalícia para ex-Ministros da Corte

Benefício atualmente vai até 36 meses após saída do tribunal
L
Diretora de inteligência dos EUA negou que Irã estivesse construindo arma nuclear meses antes de ataque Israelense

Diretora de inteligência dos EUA negou que Irã estivesse construindo arma nuclear meses antes de ataque Israelense

Chefe da inteligência nomeada por Trump deu a declaração ao Senado
L
PF indicia Carlos Bolsonaro e Alexandre Ramagem por esquema de espionagem na Abin

PF indicia Carlos Bolsonaro e Alexandre Ramagem por esquema de espionagem na Abin

Lista entregue ao Supremo inclui 36 nomes
L
Vacinação no Brasil enfrenta desafios de cobertura e desigualdades regionais, aponta anuário VacinaBR

Vacinação no Brasil enfrenta desafios de cobertura e desigualdades regionais, aponta anuário VacinaBR

Curvas de imunização indicam queda das taxas de cobertura desde 2015
L
Sindicato promove feira de empregabilidade na semana LGBTQIA+

Sindicato promove feira de empregabilidade na semana LGBTQIA+

Feira ocorre no Memorial da América Latina, das 10h às 19h
L
Redeia culpa usinas elétricas por apagão na Península Ibérica, contestando relatório do governo

Redeia culpa usinas elétricas por apagão na Península Ibérica, contestando relatório do governo

Ontem, governo espanhol culpou a Redeia por um erro de cálculo
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): TORRES GEMEAS LOUGE BAR LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA ( LAS)
L

Balanço – Demonstrativos – Notas Explicativas: Hospital Samar S/A

Balanço patrimonial / 2025
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.