SEXTA-FEIRA, 06/02/2026
Publicidade

Em destaque

Ex-atleta campeã rondoniense e treinador comentam a criação da Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino

Viviane Andrade e Paulo Eduardo acreditam que a mudança representa uma conquista para o futebol feminino

Publicado em 

Há alguns dias , a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a reformulação para 2022 do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2, e a criação de uma nova divisão da competição nacional, a Série A3.

De acordo com a CBF, assim como a Série A1, a partir do ano que vem, a Série A2 contará com 16 equipes. Dos 36 clubes que disputam a Série A2 este, apenas as 16 primeiras asseguram permanência na divisão.

Para falar sobre a novidade, a reportagem conversou com a ex-atleta e dirigente Viviane Andrade e com o treinador do Real Ariquemes Paulo Eeduardo.

Descoberta jogando entre os meninos no vilarejo de Jaci Paraná, um distrito de Porto Velho, Viviane Andrade defendeu diversos clubes rondonienses e atuou também fora do estado.  “Meu primeiro contato com o futebol foi ali, jogando no meio dos meninos”, lembra a ex-atleta que aos 14 anos se mudou para Porto Velho para atuar em equipes amadoras antes de chegar ao Genus. “Foi no Genus que começou minha história nos estaduais. Defendi o Genus por sete anos, antes de ir para o Juventus e depois para o Tiradentes do Piauí”.

A ex-atleta acumula também uma passagem como treinadora, conquistando, inclusive, o vice-campeonato Rondoniense Feminino com Barcelona em 2018. “Foi uma experiência que me colocaram nesta situação. Em 2017, quando foi fundado o Barcelona de Vilhena, o professor Tiago Batizoco, profissional que tem a minha adminiração, me convidou para assumir a equipe feminina do Barcelona. Montamos a equipe e fomos vice-campeãs, perdendo nos pênaltis a decisão. Mas, eu não peguei amor pelo ofício não. Ser treinadora não é o que eu busco” confessou revelando que prefere a atuação como dirigente.

Este ano, Viviane Andrade foi gerente de futebol do Guaporé e, a lado do Irani e Almeida, foi responsável pela formação do elenco que disputou. Ela deixou o clube antes da estreia da equipe no Rondoniense, mas o elenco que chegou até semifinal tinha o dedo dela. “O Guaporé me trouxe um novo aprendizado”.

Para Viviane, dona desse currículo descrito acima, a criação da Série A3 é uma conquista para o futebol feminino. A ex-atleta disse que esperava por isso e defendeu que o maior acerto da CBF em muito tempo foi colocar mulheres para decidir sobre o futebol feminino. “Toda vez que eu falo do futebol feminino eu me emociono porque quem começou lá atrás, sentiu muito na pele a falta de espaço; você querer fazer e não poder porque não te deixavam. Hoje, você ver as mulheres tomando postos que são de merecimento delas porque elas têm capacidade pra isso, nos deixa muito alegre”, ponderou.

Para Viviane Andrade, a consolidação da Série A2 aos moldes da Série A1 vai permitir aos clubes um calendário anual que trará segurança no planejamento das agremiações para a temporada; e a criação de uma nova divisão dará oportunidades a mais clubes de disputarem uma competição nacional. “Essa Série A3 vai dar uma esperança muito maior pra essa nova juventude. E eu espero que essa nova geração que está vindo brigue como nós brigamos lá atrás para termos esse espaço. Espero que elas não se acomodem, porque essa geração que brigou tanto vai parar um momento”, disse.

Sobre o cenário estadual, Viviane Andrade lamentou a falta de apoio ao futebol feminino, apontou um caminho que ela entende que possa proporcionar o crescimento da categoria no Estado e citou o Real Ariquemes como um modelo para os demais clubes.

“As nossas equipes não se destacam porque não lhes são oferecidas condições. As equipes têm dois ou três meses para trabalhar pra um campeonato de dois ou três dias. Muitos times não investem nesses três meses, apenas emprestam a camisa. Então, aquela equipe que treinou, que se preparou, ela vai ter um destaque. E o caso do Real Ariquemes, que tem sido o nosso melhor representante nos últimos anos. O Real tem investido na modalidade. Tem colocado pessoas lá que têm a sensibilidade do futebol feminino”, disse.

O Real Ariquemes, que após duas rodadas está na segunda colocação do Grupo A1 do Brasileiro Feminino Série A2, com duas vitórias conquistadas fora de casa, tem no comando técnico o treinador Paulo Eduardo, a quem Viviane Andrade não economizou elogios. “Eu acredito muito no trabalho do Paulo Eduardo, ele é um treinador novo, muito estudiosos, e tem uma sensibilidade muito grande para trabalhar com mulheres. Ele é um cara que chegou, se adaptou e deu condições das meninas se adaptarem ao trabalho dele. Um trabalho inovador, um trabalho diferente, um trabalho novo, um trabalho sério”, elencou Viviane afirmando acreditar na classificação do Real às oitavas de final, o que manteria o time na Série A2 em 2022 e abriria uma vaga para outra equipe do Estado na Série A3.

Para finalizar, a ex-atleta disse acreditar que o primeiro passo para o crescimento do futebol feminino no estado seria a criação de um departamento de futebol feminino dentro da Federação. “A implantação do departamento de Futebol Feminino, como anos atrás já teve, sob o comando da nossa saudosa Nazaré, que Deus já a levou. Quando ela estava na Federação tínhamos duas ou até três competições anuais”, lembrou antes de concluir: “O segundo passo seria os clubes profissionais, mesmo com as dificuldades, abrirem espaços para que tenham as suas equipes femininas”.

A reportagem conversou também com Paulo Eduardo, profissional que há anos trabalha com o futebol feminino e que hoje é o treinador do Real Ariquemes, clube que está no G2 do Grupo A1 do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2.

O treinador confirmou a fala de Viviane de Andrade sobre os investimentos do Real Ariquemes no Futebol Feminino. Segundo Paulo Eduardo, o Real dispõe de um departamento dedicado ao futebol feminino. “O presidente Chico Pinheiro dá uma atenção grande a modalidade, e oferece toda a estrutura necessária para que o trabalho seja de grande valia. Temos um Staff todo voltado para o feminino, desde treinador, preparador físico, treinador de goleiros, massagista, fisioterapeuta, supervisor até assessor de imprensa”, revelou o treinador que disse ainda que o investimento do Real no departamento de futebol feminino é maior do que alguns clubes masculinos profissionais do estado de Rondônia.

Para Paulo Eduardo a criação da Série A3 acaba democratizando ainda mais o futebol feminino. “Trará dificuldade em virtude do formato mata-mata, mas é uma oportunidade para que mais clubes consigam participar dessa competição. Mais atletas, mais treinadores, mais investimentos”, analisou.

A eventual classificação do Real para a fase e oitavas de final assegura o time do Vale do Jamari na Série A2 e abre vaga na nova divisão para outro time de Rondônia. “O objetivo principal é o acesso à Série A1, mas temos objetivos primários; e o primeiro deles é se classificar para as oitavas, e assim garantir a permanência na Série A2”, ponderou.

Em comum, Viviane Andrade e Paulo Eduardo têm o sonho de ver um futebol feminino forte, competitivo e valorizado, e acreditam que cada conquista, como a anunciada pela CBF para 2022, é um passo na direção da realização desse sonho.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Olimpíada de Inverno de Milão-Cortina custou mais que o previsto

Olimpíada de Inverno de Milão-Cortina custou mais que o previsto

Presidente-executivo dos Jogos afirma que orçamento subiu de US$ 1,3 bilhão para US$ 1,7 bilhão e obras seguem em ritmo acelerado antes da abertura.
L
COI estuda antecipar Jogos de Inverno para garantir presença de neve

COI estuda antecipar Jogos de Inverno para garantir presença de neve

A proposta de transferir o evento para janeiro surge como resposta ao aquecimento global, que reduz a disponibilidade de gelo natural em sedes tradicionais.
L
Henrique Marques conquista prêmio de melhor do mundo no taekwondo

Henrique Marques conquista prêmio de melhor do mundo no taekwondo

Lutador é o primeiro brasileiro a receber a honraria da Federação Internacional após temporada histórica com quatro medalhas de ouro e título mundial.
L
Presidente da Fifa defende retorno da Rússia ao futebol internacional

Presidente da Fifa defende retorno da Rússia ao futebol internacional

Gianni Infantino afirma que suspensão não trouxe resultados, reacende debate sobre guerra na Ucrânia e provoca reação dura de autoridades esportivas ucranianas.
L
Raphinha desfalca Barcelona após sofrer lesão muscular

Raphinha desfalca Barcelona após sofrer lesão muscular

O atacante brasileiro ficará fora dos gramados por cerca de uma semana devido a uma sobrecarga na perna direita, desfalcando a equipe nas quartas de final da Copa do Rei.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria da Glória Lopes da Cruz

Falecimento de Maria da Glória Lopes da Cruz, professora e amante da música, deixa saudade em familiares e amigos, com despedida marcada em Porto Velho, onde construiu sua história
L

Nota Oficial: Concurso da SEDUC RO tem inscrições somente no site do IBADE

Organização alerta candidatos sobre riscos de acessar links externos e reforça que apenas o endereço oficial do IBADE garante segurança, validade da inscrição e dados corretos.
L

Legacy School inicia atividades em Porto Velho com proposta educacional intercultural

Escola chega à capital de Rondônia com metodologia inovadora, formação integral e atendimento da creche ao ensino médio
L

Agenda News Folia 2026: Pernambuco e Jairo Guedes revelam detalhes do Concentra Mas Não Sai

A proposta é unir conforto, organização e muita animação, garantindo que o folião aproveite a festa do começo ao fim.
L

Giro News: Priscila Franco, do CCAA, fala sobre desafios e crescimento em 2026

Priscila vai explicar como o CCAA lida com esses desafios no dia a dia, quais estratégias têm sido adotadas e de que forma a metodologia da escola impacta diretamente os resultados dos alunos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa cobra melhores condições de trabalho para catadores em Nova Mamoré

Dra. Taíssa cobra melhores condições de trabalho para catadores em Nova Mamoré

Deputada visitou a ASCATANM, ouviu demandas dos catadores e destacou a importância da categoria para a sustentabilidade do município.
L
Coronel Crisóstomo cobra esclarecimentos na CPMI do INSS

Coronel Crisóstomo cobra esclarecimentos na CPMI do INSS

Deputado do PL-RO defende apuração integral de denúncias sobre fraudes e pede convocação de todos os citados pela CPMI.
L
PGR defende pejotização e competência da Justiça comum no STF

PGR defende pejotização e competência da Justiça comum no STF

O procurador-geral Paulo Gonet enviou parecer favorável à contratação de trabalhadores como pessoa jurídica e sugeriu que fraudes sejam analisadas fora da esfera trabalhista.
L
Edson Fachin cancela reunião sobre Código de Ética do STF

Edson Fachin cancela reunião sobre Código de Ética do STF

O encontro estava previsto para a próxima quinta-feira e foi desmarcado oficialmente por questões de agenda, em meio à falta de consenso entre os ministros.
L
Gislaine Lebrinha: agenda reúne lideranças municipais

Gislaine Lebrinha: agenda reúne lideranças municipais

Deputada recebe prefeitos e vereadores na Assembleia de Rondônia para discutir saúde, infraestrutura e educação em municípios do estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Ação integrada entre Rondônia e Acre apura esquema que teria causado prejuízo superior a R$ 2 milhões aos cofres públicos e resultou em prisões e apreensões.
10
Polícia Civil fecha ponto de tráfico de drogas em Itapuã d'Oeste

Polícia Civil fecha ponto de tráfico de drogas em Itapuã d’Oeste

Agentes da Delegacia de Candeias do Jamari apreenderam entorpecentes e prenderam suspeitos em flagrante após monitoramento de inteligência na região.
10
Porto Velho reforça segurança no Carnaval com Atividade Delegada

Porto Velho reforça segurança no Carnaval com Atividade Delegada

Prefeitura ampliar presença policial durante o Carnaval, com atuação conjunta entre município e Polícia Militar.
L
Suspeito de 20 anos é preso após furto no bairro Aeroclube

Suspeito de 20 anos é preso após furto no bairro Aeroclube

Conhecido como Calcinha, o homem foi detido por moradores da zona sul de Porto Velho até a chegada da Polícia Militar na tarde desta quinta-feira.
12
PF cumpre mandado de busca contra governador do Acre

PF cumpre mandado de busca contra governador do Acre

Agentes federais estiveram na residência do gestor em Rio Branco para investigar supostas irregularidades em registros de piloto em uma escola de aviação.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LIMA SANTOS & ALMEIDA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 038/SEMMA/2025
L
VÍDEO: Casal percorre 14 mil km dos EUA a Rondônia em carro sem problemas

VÍDEO: Casal percorre 14 mil km dos EUA a Rondônia em carro sem problemas

Família percorreu 14 mil quilômetros em 56 dias, atravessando nove países e elogiando o desempenho do Chevrolet Equinox.
L
Caso Epstein: veja investimentos em tecnologia ligados ao financista

Caso Epstein: veja investimentos em tecnologia ligados ao financista

Documentos do Departamento de Justiça revelam aportes de Jeffrey Epstein em empresas como Coinbase, Jawbone e fundos de capital de risco, mesmo após condenação.
L
ARDPV reforça atuação estratégica ao participar do Nodo Bioceânico Central em Rondônia

ARDPV reforça atuação estratégica ao participar do Nodo Bioceânico Central em Rondônia

Agência participa de evento internacional voltado à integração regional e ao desenvolvimento sustentável.
L
Jaru: prefeitura conclui asfaltamento no Setor 05

Jaru: prefeitura conclui asfaltamento no Setor 05

Pavimentação da rua Minas Gerais melhora mobilidade urbana e integra pacote de obras realizado em parceria com deputado estadual.
L

Edital de Convocação AGO: FEDERAÇÃO DE FUTSAL DE RONDÔNIA

Local – Avenida do Imigrantes nº 4544 – bairro Industrial – Porto Velho/RO
L
Presidente da Câmara de Jaboticabal recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal recebe escritoras da AJEB-RO

Encontro destacou a literatura como ferramenta de transformação social e fortaleceu o intercâmbio cultural entre São Paulo e Rondônia.
L
Desmatamento avança sobre áreas protegidas na Amazônia Legal

Desmatamento avança sobre áreas protegidas na Amazônia Legal

Relatório aponta que unidades estaduais e terras indígenas sofrem maior pressão interna de devastação, enquanto áreas federais registram alta ameaça no entorno.
L

Recebimento da Licença Ambiental: L. A. COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00052.002/2026-SUL
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.