QUARTA-FEIRA, 22/10/2025

Em destaque

Ex-atleta campeã rondoniense e treinador comentam a criação da Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino

Viviane Andrade e Paulo Eduardo acreditam que a mudança representa uma conquista para o futebol feminino

Publicado em 

Há alguns dias , a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a reformulação para 2022 do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2, e a criação de uma nova divisão da competição nacional, a Série A3.

De acordo com a CBF, assim como a Série A1, a partir do ano que vem, a Série A2 contará com 16 equipes. Dos 36 clubes que disputam a Série A2 este, apenas as 16 primeiras asseguram permanência na divisão.

Para falar sobre a novidade, a reportagem conversou com a ex-atleta e dirigente Viviane Andrade e com o treinador do Real Ariquemes Paulo Eeduardo.

Descoberta jogando entre os meninos no vilarejo de Jaci Paraná, um distrito de Porto Velho, Viviane Andrade defendeu diversos clubes rondonienses e atuou também fora do estado.  “Meu primeiro contato com o futebol foi ali, jogando no meio dos meninos”, lembra a ex-atleta que aos 14 anos se mudou para Porto Velho para atuar em equipes amadoras antes de chegar ao Genus. “Foi no Genus que começou minha história nos estaduais. Defendi o Genus por sete anos, antes de ir para o Juventus e depois para o Tiradentes do Piauí”.

A ex-atleta acumula também uma passagem como treinadora, conquistando, inclusive, o vice-campeonato Rondoniense Feminino com Barcelona em 2018. “Foi uma experiência que me colocaram nesta situação. Em 2017, quando foi fundado o Barcelona de Vilhena, o professor Tiago Batizoco, profissional que tem a minha adminiração, me convidou para assumir a equipe feminina do Barcelona. Montamos a equipe e fomos vice-campeãs, perdendo nos pênaltis a decisão. Mas, eu não peguei amor pelo ofício não. Ser treinadora não é o que eu busco” confessou revelando que prefere a atuação como dirigente.

Este ano, Viviane Andrade foi gerente de futebol do Guaporé e, a lado do Irani e Almeida, foi responsável pela formação do elenco que disputou. Ela deixou o clube antes da estreia da equipe no Rondoniense, mas o elenco que chegou até semifinal tinha o dedo dela. “O Guaporé me trouxe um novo aprendizado”.

Para Viviane, dona desse currículo descrito acima, a criação da Série A3 é uma conquista para o futebol feminino. A ex-atleta disse que esperava por isso e defendeu que o maior acerto da CBF em muito tempo foi colocar mulheres para decidir sobre o futebol feminino. “Toda vez que eu falo do futebol feminino eu me emociono porque quem começou lá atrás, sentiu muito na pele a falta de espaço; você querer fazer e não poder porque não te deixavam. Hoje, você ver as mulheres tomando postos que são de merecimento delas porque elas têm capacidade pra isso, nos deixa muito alegre”, ponderou.

Para Viviane Andrade, a consolidação da Série A2 aos moldes da Série A1 vai permitir aos clubes um calendário anual que trará segurança no planejamento das agremiações para a temporada; e a criação de uma nova divisão dará oportunidades a mais clubes de disputarem uma competição nacional. “Essa Série A3 vai dar uma esperança muito maior pra essa nova juventude. E eu espero que essa nova geração que está vindo brigue como nós brigamos lá atrás para termos esse espaço. Espero que elas não se acomodem, porque essa geração que brigou tanto vai parar um momento”, disse.

Sobre o cenário estadual, Viviane Andrade lamentou a falta de apoio ao futebol feminino, apontou um caminho que ela entende que possa proporcionar o crescimento da categoria no Estado e citou o Real Ariquemes como um modelo para os demais clubes.

“As nossas equipes não se destacam porque não lhes são oferecidas condições. As equipes têm dois ou três meses para trabalhar pra um campeonato de dois ou três dias. Muitos times não investem nesses três meses, apenas emprestam a camisa. Então, aquela equipe que treinou, que se preparou, ela vai ter um destaque. E o caso do Real Ariquemes, que tem sido o nosso melhor representante nos últimos anos. O Real tem investido na modalidade. Tem colocado pessoas lá que têm a sensibilidade do futebol feminino”, disse.

O Real Ariquemes, que após duas rodadas está na segunda colocação do Grupo A1 do Brasileiro Feminino Série A2, com duas vitórias conquistadas fora de casa, tem no comando técnico o treinador Paulo Eduardo, a quem Viviane Andrade não economizou elogios. “Eu acredito muito no trabalho do Paulo Eduardo, ele é um treinador novo, muito estudiosos, e tem uma sensibilidade muito grande para trabalhar com mulheres. Ele é um cara que chegou, se adaptou e deu condições das meninas se adaptarem ao trabalho dele. Um trabalho inovador, um trabalho diferente, um trabalho novo, um trabalho sério”, elencou Viviane afirmando acreditar na classificação do Real às oitavas de final, o que manteria o time na Série A2 em 2022 e abriria uma vaga para outra equipe do Estado na Série A3.

Para finalizar, a ex-atleta disse acreditar que o primeiro passo para o crescimento do futebol feminino no estado seria a criação de um departamento de futebol feminino dentro da Federação. “A implantação do departamento de Futebol Feminino, como anos atrás já teve, sob o comando da nossa saudosa Nazaré, que Deus já a levou. Quando ela estava na Federação tínhamos duas ou até três competições anuais”, lembrou antes de concluir: “O segundo passo seria os clubes profissionais, mesmo com as dificuldades, abrirem espaços para que tenham as suas equipes femininas”.

A reportagem conversou também com Paulo Eduardo, profissional que há anos trabalha com o futebol feminino e que hoje é o treinador do Real Ariquemes, clube que está no G2 do Grupo A1 do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2.

O treinador confirmou a fala de Viviane de Andrade sobre os investimentos do Real Ariquemes no Futebol Feminino. Segundo Paulo Eduardo, o Real dispõe de um departamento dedicado ao futebol feminino. “O presidente Chico Pinheiro dá uma atenção grande a modalidade, e oferece toda a estrutura necessária para que o trabalho seja de grande valia. Temos um Staff todo voltado para o feminino, desde treinador, preparador físico, treinador de goleiros, massagista, fisioterapeuta, supervisor até assessor de imprensa”, revelou o treinador que disse ainda que o investimento do Real no departamento de futebol feminino é maior do que alguns clubes masculinos profissionais do estado de Rondônia.

Para Paulo Eduardo a criação da Série A3 acaba democratizando ainda mais o futebol feminino. “Trará dificuldade em virtude do formato mata-mata, mas é uma oportunidade para que mais clubes consigam participar dessa competição. Mais atletas, mais treinadores, mais investimentos”, analisou.

A eventual classificação do Real para a fase e oitavas de final assegura o time do Vale do Jamari na Série A2 e abre vaga na nova divisão para outro time de Rondônia. “O objetivo principal é o acesso à Série A1, mas temos objetivos primários; e o primeiro deles é se classificar para as oitavas, e assim garantir a permanência na Série A2”, ponderou.

Em comum, Viviane Andrade e Paulo Eduardo têm o sonho de ver um futebol feminino forte, competitivo e valorizado, e acreditam que cada conquista, como a anunciada pela CBF para 2022, é um passo na direção da realização desse sonho.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho inaugura quadra de futebol no Residencial Morar Melhor

Prefeitura de Porto Velho inaugura quadra de futebol no Residencial Morar Melhor

Novo espaço de lazer e esporte beneficia centenas de moradores e homenageia morador que inspirou gerações com projeto comunitário
L
Copa Madeirão de Futsal movimenta Porto Velho com partidas emocionantes e incentivo ao esporte local

Copa Madeirão de Futsal movimenta Porto Velho com partidas emocionantes e incentivo ao esporte local

Competição promovida pela Prefeitura de Porto Velho reúne dezenas de equipes e tem atraído grande público aos jogos.
L
Estudantes-atletas de Rondônia conquistam medalhas em atletismo adaptado nos JEBs 2025

Estudantes-atletas de Rondônia conquistam medalhas em atletismo adaptado nos JEBs 2025

Resultados destacam inclusão e protagonismo juvenil no esporte escolar.
L
Verstappen faz história e se aproxima de Piastri na Fórmula 1

Verstappen faz história e se aproxima de Piastri na Fórmula 1

O piloto neerlandês Max Verstappen reduziu de 104 para 40 pontos a distância para o líder Oscar Piastri, da McLaren, e pode protagonizar uma das maiores reviravoltas da história da Fórmula 1.
L
Estudantes-atletas de Rondônia conquistam novas medalhas nos JEBs 2025

Estudantes-atletas de Rondônia conquistam novas medalhas nos JEBs 2025

Delegação rondoniense brilha em Uberlândia com conquistas inéditas no judô, taekwondo, ginástica e atletismo.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Celene Maria da Costa Leal

Despedida de Celene Maria da Costa Leal, servidora pública e mulher de fé, na Funerária Dom Bosco em Porto Velho às 06h30 de 22/10, cortejo às 11h para a Assembleia de Deus em Ariquemes e sepultamento 23/10 às 08h no Cemitério dos Inocentes.
L
Primeira Turma do STF condena maioria de réus do Núcleo 4 da trama golpista

Primeira Turma do STF condena maioria de réus do Núcleo 4 da trama golpista

Placar de 3 a 1 pela condenação foi formado após voto da ministra Cármen Lúcia, que criticou a intimidação e a disseminação de notícias falsas pelas mídias sociais.
L
Câmara aprova urgência para votar projeto que proíbe cobrança por bagagem de mão

Câmara aprova urgência para votar projeto que proíbe cobrança por bagagem de mão

Companhias aéreas anunciaram novas tarifas com restrições; a aprovação da urgência do PL 5041/25 permite que o texto seja votado diretamente no plenário da Câmara dos Deputados.
L
Senado aprova isenção de tributos para quem doar medicamentos

Senado aprova isenção de tributos para quem doar medicamentos

Projeto de Lei 4719/2020 segue para a Câmara dos Deputados após ser ampliado para beneficiar União, hospitais filantrópicos e organizações sociais, desonerando PIS, Cofins e IPI.
L
Tire suas dúvidas sobre o Reforma Casa Brasil

Tire suas dúvidas sobre o Reforma Casa Brasil

Novo programa do Governo do Brasil facilita acesso a crédito para reformas e ampliações de residências com juros baixos, prazo flexível e sem burocracia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade.
L
Ji-Paraná lidera geração de empregos e amplia oferta de vagas em Rondônia

Ji-Paraná lidera geração de empregos e amplia oferta de vagas em Rondônia

Município alcança 147 oportunidades abertas e reforça papel de destaque no mercado estadual de trabalho.
L

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

POLÍTICA

Reforma do Estádio João Saldanha avança com apoio da deputada Dra. Taíssa Sousa

Reforma do Estádio João Saldanha avança com apoio da deputada Dra. Taíssa Sousa

Parlamentar acompanha de perto as obras em Guajará-Mirim e reforça compromisso com o esporte e o desenvolvimento da região.
L
Mutirão de Perícias do INSS beneficia mais de 500 pessoas em Guajará-Mirim

Mutirão de Perícias do INSS beneficia mais de 500 pessoas em Guajará-Mirim

Ação idealizada pela deputada Dra. Taíssa, em parceria com o deputado federal Thiago Flores, levou dignidade e agilidade aos segurados do município.
L
Comissão da Alero debate crise no setor leiteiro e desvalorização do produto em Rondônia

Comissão da Alero debate crise no setor leiteiro e desvalorização do produto em Rondônia

Produtor Manoel Cuiabano denuncia abandono e perda de renda; deputados prometem articular revisão de incentivos fiscais e políticas de apoio ao leite
L
Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha; Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha; Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

Os números de pesquisa para o Governo de Rondônia mostram empate técnico entre os pré-candidatos, com Adailton Fúria surgindo com potencial, e Confúcio Moura unindo os partidos de esquerda.
L
Senado adia votação de lei que tira resposta a tarifaço dos EUA do teto fiscal

Senado adia votação de lei que tira resposta a tarifaço dos EUA do teto fiscal

Presidente Davi Alcolumbre retirou Projeto de Lei Complementar da pauta por baixo quórum, impedindo a conclusão da votação de medida que visa mitigar impacto das tarifas americanas.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Idosa é resgatada no Rio de Janeiro após 50 anos em escravidão análoga

Idosa é resgatada no Rio de Janeiro após 50 anos em escravidão análoga

Trabalhadora doméstica de 79 anos foi resgatada sem registro ou folgas e receberá salário vitalício, além de verbas rescisórias calculadas em R$ 60 mil.
16
Jovem é preso após fuga em bicicleta com motor na zona leste

Jovem é preso após fuga em bicicleta com motor na zona leste

Suspeito de 18 anos desobedeceu ordem de parada e tentou escapar da PM fazendo manobras perigosas no bairro Mariana.
10
Motociclista quebra perna em grave acidente no centro

Motociclista quebra perna em grave acidente no centro

Devido o atropelamento, a piloto sofreu uma fratura exposta na perna e uma lesão séria na cabeça.
16
PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor

Investigação iniciada após prisão de servidor da Anvisa apura desvio de fármacos apreendidos e venda em clínicas médicas no Rio e em São Gonçalo.
10
Polícia Civil faz buscas na Saúde e Hospital de Costa Marques em Rondônia

Polícia Civil faz buscas na Saúde e Hospital de Costa Marques em Rondônia

Operação “Ilusion – Fase Falso Plantão” investiga suposto esquema de médicos que simulavam plantões e viagens, resultando em desvio de mais de R$ 1 milhão.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura anuncia pavimentação da rodovia Expresso Porto com obras previstas para 2026

Prefeitura anuncia pavimentação da rodovia Expresso Porto com obras previstas para 2026

Projeto, articulado pelo prefeito Léo Moraes em parceria com a concessionária Nova 364, vai pavimentar 35 km ligando a BR-364 aos portos de Cujubim e Porto Chuelo.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): VILA PESCA ENTREPOSTO LTDA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Inclusão no CadÚnico leva 2,5 milhões de pessoas a se formalizarem como MEI

Inclusão no CadÚnico leva 2,5 milhões de pessoas a se formalizarem como MEI

Estudo do Sebrae e MDS mostra que 55% dos Microempreendedores Individuais cadastrados na base do programa se formalizaram após a inclusão, destacando o impacto na autonomia de beneficiários.
L

Requerimento de Outorga: VILA PESCA ENTREPOSTO LTDA

Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento de Renovação da Outorga: FEMAR IND E COM DE BEBIDAS EIRELI

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem evento em todo o país até domingo

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem evento em todo o país até domingo

Maior evento de popularização da ciência no Brasil começou nesta terça-feira em diversas cidades, destacando o tema “Planeta Água, Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território”.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.