QUINTA-FEIRA, 10/07/2025
Publicidade

Ex-atleta campeã rondoniense e treinador comentam a criação da Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino

Viviane Andrade e Paulo Eduardo acreditam que a mudança representa uma conquista para o futebol feminino

Publicado em 

Ex-atleta campeã rondoniense e treinador comentam a criação da Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino - News Rondônia

Há alguns dias , a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a reformulação para 2022 do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2, e a criação de uma nova divisão da competição nacional, a Série A3.

De acordo com a CBF, assim como a Série A1, a partir do ano que vem, a Série A2 contará com 16 equipes. Dos 36 clubes que disputam a Série A2 este, apenas as 16 primeiras asseguram permanência na divisão.

Para falar sobre a novidade, a reportagem conversou com a ex-atleta e dirigente Viviane Andrade e com o treinador do Real Ariquemes Paulo Eeduardo.

Descoberta jogando entre os meninos no vilarejo de Jaci Paraná, um distrito de Porto Velho, Viviane Andrade defendeu diversos clubes rondonienses e atuou também fora do estado.  “Meu primeiro contato com o futebol foi ali, jogando no meio dos meninos”, lembra a ex-atleta que aos 14 anos se mudou para Porto Velho para atuar em equipes amadoras antes de chegar ao Genus. “Foi no Genus que começou minha história nos estaduais. Defendi o Genus por sete anos, antes de ir para o Juventus e depois para o Tiradentes do Piauí”.

Ex-atleta campeã rondoniense e treinador comentam a criação da Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino - News Rondônia

A ex-atleta acumula também uma passagem como treinadora, conquistando, inclusive, o vice-campeonato Rondoniense Feminino com Barcelona em 2018. “Foi uma experiência que me colocaram nesta situação. Em 2017, quando foi fundado o Barcelona de Vilhena, o professor Tiago Batizoco, profissional que tem a minha adminiração, me convidou para assumir a equipe feminina do Barcelona. Montamos a equipe e fomos vice-campeãs, perdendo nos pênaltis a decisão. Mas, eu não peguei amor pelo ofício não. Ser treinadora não é o que eu busco” confessou revelando que prefere a atuação como dirigente.

Este ano, Viviane Andrade foi gerente de futebol do Guaporé e, a lado do Irani e Almeida, foi responsável pela formação do elenco que disputou. Ela deixou o clube antes da estreia da equipe no Rondoniense, mas o elenco que chegou até semifinal tinha o dedo dela. “O Guaporé me trouxe um novo aprendizado”.

Para Viviane, dona desse currículo descrito acima, a criação da Série A3 é uma conquista para o futebol feminino. A ex-atleta disse que esperava por isso e defendeu que o maior acerto da CBF em muito tempo foi colocar mulheres para decidir sobre o futebol feminino. “Toda vez que eu falo do futebol feminino eu me emociono porque quem começou lá atrás, sentiu muito na pele a falta de espaço; você querer fazer e não poder porque não te deixavam. Hoje, você ver as mulheres tomando postos que são de merecimento delas porque elas têm capacidade pra isso, nos deixa muito alegre”, ponderou.

Para Viviane Andrade, a consolidação da Série A2 aos moldes da Série A1 vai permitir aos clubes um calendário anual que trará segurança no planejamento das agremiações para a temporada; e a criação de uma nova divisão dará oportunidades a mais clubes de disputarem uma competição nacional. “Essa Série A3 vai dar uma esperança muito maior pra essa nova juventude. E eu espero que essa nova geração que está vindo brigue como nós brigamos lá atrás para termos esse espaço. Espero que elas não se acomodem, porque essa geração que brigou tanto vai parar um momento”, disse.

Sobre o cenário estadual, Viviane Andrade lamentou a falta de apoio ao futebol feminino, apontou um caminho que ela entende que possa proporcionar o crescimento da categoria no Estado e citou o Real Ariquemes como um modelo para os demais clubes.

“As nossas equipes não se destacam porque não lhes são oferecidas condições. As equipes têm dois ou três meses para trabalhar pra um campeonato de dois ou três dias. Muitos times não investem nesses três meses, apenas emprestam a camisa. Então, aquela equipe que treinou, que se preparou, ela vai ter um destaque. E o caso do Real Ariquemes, que tem sido o nosso melhor representante nos últimos anos. O Real tem investido na modalidade. Tem colocado pessoas lá que têm a sensibilidade do futebol feminino”, disse.

O Real Ariquemes, que após duas rodadas está na segunda colocação do Grupo A1 do Brasileiro Feminino Série A2, com duas vitórias conquistadas fora de casa, tem no comando técnico o treinador Paulo Eduardo, a quem Viviane Andrade não economizou elogios. “Eu acredito muito no trabalho do Paulo Eduardo, ele é um treinador novo, muito estudiosos, e tem uma sensibilidade muito grande para trabalhar com mulheres. Ele é um cara que chegou, se adaptou e deu condições das meninas se adaptarem ao trabalho dele. Um trabalho inovador, um trabalho diferente, um trabalho novo, um trabalho sério”, elencou Viviane afirmando acreditar na classificação do Real às oitavas de final, o que manteria o time na Série A2 em 2022 e abriria uma vaga para outra equipe do Estado na Série A3.

Para finalizar, a ex-atleta disse acreditar que o primeiro passo para o crescimento do futebol feminino no estado seria a criação de um departamento de futebol feminino dentro da Federação. “A implantação do departamento de Futebol Feminino, como anos atrás já teve, sob o comando da nossa saudosa Nazaré, que Deus já a levou. Quando ela estava na Federação tínhamos duas ou até três competições anuais”, lembrou antes de concluir: “O segundo passo seria os clubes profissionais, mesmo com as dificuldades, abrirem espaços para que tenham as suas equipes femininas”.

A reportagem conversou também com Paulo Eduardo, profissional que há anos trabalha com o futebol feminino e que hoje é o treinador do Real Ariquemes, clube que está no G2 do Grupo A1 do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2.

O treinador confirmou a fala de Viviane de Andrade sobre os investimentos do Real Ariquemes no Futebol Feminino. Segundo Paulo Eduardo, o Real dispõe de um departamento dedicado ao futebol feminino. “O presidente Chico Pinheiro dá uma atenção grande a modalidade, e oferece toda a estrutura necessária para que o trabalho seja de grande valia. Temos um Staff todo voltado para o feminino, desde treinador, preparador físico, treinador de goleiros, massagista, fisioterapeuta, supervisor até assessor de imprensa”, revelou o treinador que disse ainda que o investimento do Real no departamento de futebol feminino é maior do que alguns clubes masculinos profissionais do estado de Rondônia.

Para Paulo Eduardo a criação da Série A3 acaba democratizando ainda mais o futebol feminino. “Trará dificuldade em virtude do formato mata-mata, mas é uma oportunidade para que mais clubes consigam participar dessa competição. Mais atletas, mais treinadores, mais investimentos”, analisou.

A eventual classificação do Real para a fase e oitavas de final assegura o time do Vale do Jamari na Série A2 e abre vaga na nova divisão para outro time de Rondônia. “O objetivo principal é o acesso à Série A1, mas temos objetivos primários; e o primeiro deles é se classificar para as oitavas, e assim garantir a permanência na Série A2”, ponderou.

Em comum, Viviane Andrade e Paulo Eduardo têm o sonho de ver um futebol feminino forte, competitivo e valorizado, e acreditam que cada conquista, como a anunciada pela CBF para 2022, é um passo na direção da realização desse sonho.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Seleção Feminina de Futebol embarca para o Equador para a Copa América

Seleção Feminina de Futebol embarca para o Equador para a Copa América

Com estreia marcada para domingo (13) contra a Venezuela, às 21h, com transmissão ao vivo pela TV Brasil, a equipe busca seu nono título e vagas olímpicas.
L
Prefeitura de Porto Velho promove Festival de Encerramento Semestral para alunos dos programas esportivos

Prefeitura de Porto Velho promove Festival de Encerramento Semestral para alunos dos programas esportivos

Evento na Vila Olímpica reúne jovens atletas, famílias e comunidade com torneios, medalhas e serviços de cidadania gratuitos
L
Técnico Carlo Ancelotti é condenado por Fraude Fiscal na Espanha

Técnico Carlo Ancelotti é condenado por Fraude Fiscal na Espanha

Ancelotti, que esteve à frente do Real Madrid em duas passagens (2013-2015 e 2021-2025), foi absolvido de uma acusação semelhante relacionada ao ano de 2015.
L

Segunda fase da Copa Madeirão agita Porto Velho com mais de 70 times em campo até sábado

Competição de futebol de várzea promovida pela Prefeitura fortalece o esporte comunitário e premia times com até R$ 10 mil.
L

Governo de Rondônia arrecada mais de 2 toneladas de alimentos durante a 4ª Pedalada pela Natureza

Evento em Alta Floresta d’Oeste uniu esporte, preservação ambiental e solidariedade
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Em Brasília, Léo Moraes busca recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras prioritárias em Porto Velho

A capital ocupa o segundo lugar entre as cidades brasileiras em número de projetos do PAC.
L

Falaê PodCast | Entrevista Paulo Moraes

O Falaê Podcast desta quinta-feira (11), às 18h, recebe Paulo Moraes, secretário da SEMTEL (Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer) de Porto Velho.
L

Agenda News | Entrevista Lucia Oliveira, do BNI Mamoré

Nesta quinta-feira, dia 10, às 17h, o Agenda News recebe Lucia Oliveira, especialista em Marketing, Branding e Neuromarketing, além de presidente da equipe BNI Mamoré. O tema da entrevista será “Networking que impulsiona negócios”, trazendo uma visão estratégica sobre como conexões bem estruturadas podem transformar a realidade de empreendedores.
L
lua-de-veado-ou-trovao-fenomeno-visivel-no-inicio-da-noite-de-hoje-em-rondonia

Lua de Veado ou Trovão: Fenômeno visível no início da noite de hoje em Rondônia

Na capital, o céu limpo permitirá a boa observação do evento a partir das 18h15.
L
Prefeitura de Porto Velho instala dispositivo para eliminar risco de choque em praças públicas

Prefeitura de Porto Velho instala dispositivo para eliminar risco de choque em praças públicas

Medida prioriza áreas com parquinhos infantis e usa Dispositivo Diferencial Residual (DR) para garantir segurança da população
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para a saúde básica de Buritis a pedido de vereadores aliados

Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para a saúde básica de Buritis a pedido de vereadores aliados

Recurso atenderá serviços de atenção primária e foi articulado pelos vereadores Ivan da Farmácia, Juliana Cibely e Aparício
L

Cláudia de Jesus destina R$ 200 mil para a 44ª Expojipa e fortalece agropecuária em Ji-Paraná

Deputada Cláudia de Jesus garante apoio financeiro para a 44ª Expojipa, fortalecendo a agropecuária em Ji-Paraná e fomentando cultura e economia.
L

Dra. Taíssa solicita drenagem e pavimentação de avenidas em Guajará-Mirim ao DER

Deputada Dra. Taíssa reforça pedido de drenagem e pavimentação em Guajará-Mirim para melhorar mobilidade e qualidade de vida.
L

Dra. Taíssa garante Expoagum 2025 gratuita em Guajará-Mirim com show de Marília Tavares

Com emenda de R$ 858 mil, Dra. Taíssa viabiliza a Expoagum 2025 totalmente gratuita em Guajará-Mirim, reforçando cultura e economia local.
L

Dra. Taíssa visita famílias em Nova Dimensão e reforça compromisso com mandato participativo

Deputada Dra. Taíssa destaca a importância do diálogo direto em Nova Dimensão, fortalecendo ações de escuta ativa no interior de Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de Rondônia recupera veículos furtados de empresa da SESDEC

Polícia Civil de Rondônia recupera veículos furtados de empresa da SESDEC

Dois carros de prestadora de serviços, subtraídos de pátio em Porto Velho, são recuperados pela DERFRVA; investigações continuam para esclarecer os fatos e responsabilizar envolvidos.
10
PF combate moeda falsa na Bahia e Minas Gerais em Operação Interestadual

PF combate moeda falsa na Bahia e Minas Gerais em Operação Interestadual

Ação “Pecunia Ficta” desarticula esquema de distribuição de cédulas falsas via postal, com investigações iniciadas após prisão em flagrante em Vilhena, Rondônia.
12
Travesti detida ataca policial e repórter em Porto Velho

Travesti detida ataca policial e repórter em Porto Velho

Vitória S. O., detida por suposto furto de bicicleta e agressão, protagoniza cenas de hostilidade ao chegar ao Departamento de Flagrantes na capital rondoniense.
14
Motociclista sofre fratura na perna em acidente de trânsito no Bairro Embratel

Motociclista sofre fratura na perna em acidente de trânsito no Bairro Embratel

Colisão entre táxi e moto na Rua Buenos Aires com Rua Jaci-Paraná deixa mulher ferida.
10
Idoso é atropelado por veículo em grave acidente na Avenida Calama

Idoso é atropelado por veículo em grave acidente na Avenida Calama

Colisão violenta na interseção com a Rua Buenos Aires deixa pedestre com ferimentos graves e levanta alerta sobre segurança no trânsito.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO e Prefeitura de Porto Velho ampliam projeto Sentinela para reforçar combate às queimadas

Governo de RO e Prefeitura de Porto Velho ampliam projeto Sentinela para reforçar combate às queimadas

Parceria fortalece uso do projeto Sentinela, integrando tecnologia e ações conjuntas para combater queimadas em Porto Velho.
L
aprenda-a-converter-word-em-pdf-facilmente-e-otimize-seu-tempo

Aprenda a converter Word em PDF facilmente e otimize seu tempo

Transforme Word em PDF de forma simples, rápida e gratuita. Ganhe tempo, evite erros de formatação e facilite seu dia a dia com esse recurso indispensável!
L
Forró dos Bacuraus acontece neste sábado (12), em Porto Velho, com shows e ação solidária

Forró dos Bacuraus acontece neste sábado (12), em Porto Velho, com shows e ação solidária

Tradicional evento Forró dos Bacuraus será realizado no Clube Ferroviário e vai arrecadar cestas básicas para a comunidade manicoreense residente em Porto Velho
L
Congresso pede diálogo e prepara resposta a Tarifa de Trump contra o Brasil

Congresso pede diálogo e prepara resposta a Tarifa de Trump contra o Brasil

Líderes da Câmara e do Senado recomendam ação diplomática e comercial, enquanto líder do PT protocola moção de repúdio classificando a medida como “chantagem política” e “afronta à soberania brasileira”.
L
Moraes determina multa de R$ 7,3 milhões a blogueiro Allan dos Santos

Moraes determina multa de R$ 7,3 milhões a blogueiro Allan dos Santos

Ministro do STF impõe sanção por descumprimento contínuo de proibição de uso de redes sociais e desprezo pelo Judiciário brasileiro.
L
Mapa buscará novos mercados para exportações brasileiras após tarifa de Trump

Mapa buscará novos mercados para exportações brasileiras após tarifa de Trump

Ministro Carlos Fávaro anuncia que Oriente Médio, Sul Asiático e Sul Global são alternativas para produtos como carne e suco de laranja, afetados pela taxa de 50% dos EUA.
L
Governo abrirá crédito de R$ 3 bilhões para ressarcir descontos ilegais do INSS

Governo abrirá crédito de R$ 3 bilhões para ressarcir descontos ilegais do INSS

Medida Provisória será publicada para restituir valores a cerca de 3,8 milhões de aposentados e pensionistas, totalizando R$ 2,6 bilhões em descontos indevidos.
L
Brasil possui medidas de retaliação que não impactam inflação, diz Haddad

Brasil possui medidas de retaliação que não impactam inflação, diz Haddad

Ministro da Fazenda reitera que tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil é “irracional” e que a Lei de Reciprocidade Econômica permite ações não tarifárias, preservando a estabilidade de preços.
L
Presidência da República rebate declarações de Donald Trump e reafirma soberania nacional

Presidência da República rebate declarações de Donald Trump e reafirma soberania nacional

Governo brasileiro reage a declarações de Trump, nega déficit comercial com os EUA e reforça independência do Judiciário em processos sobre tentativa de golpe.
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: HOSPITAL DE OLHOS DE PORTO VELHO LTDA

DISPENSA DE LICENCIAMENTO Nº 016.00718.007/2024-SUL
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.