SEGUNDA-FEIRA, 20/10/2025

Em destaque

JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO CONFIRMADO ENTRE OS DIAS 23 DE JULHO A 8 DE AGOSTO DE 2021

Nova data dos Jogos é confirmada após adiamento por conta da pandemia de coronavírus

Publicado em 

As Olimpíadas e as Paralimpíadas de Tóquio têm uma nova data. Nesta segunda-feira, os Jogos Olímpicos foram confirmados para serem realizados entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021 na capital japonesa. Os Jogos Paralímpicos serão entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro. A decisão foi tomada após estudos e negociações entre o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, e dirigentes das federações esportivas e de comitês nacionais. A nova data cumpre a promessa do COI de que os Jogos seriam realizados até o verão de 2021.

– Quero agradecer às Federações Internacionais pelo apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio no processo de consulta nos últimos dias. Também gostaria de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel – disse Thomas Bach, em comunicado oficial divulgado pelo COI (confira o texto completo no fim da matéria).

Na tarde desta segunda-feira em Tóquio (madrugada no Brasil), membros do Comitê Executivo do COI e do Comitê Organizador de Tóquio 2020 realizaram o primeiro encontro desde que as Olimpíadas foram adiadas. Em uma primeira coletiva após o encontro, a nova data não foi confirmada. Logo depois, porém, uma nova coletiva foi convocada às pressas para fazer o anúncio.

Presidente do Comitê Tóquio 2020, Yoshiro Mori disse ter recebido uma ligação do Comitê Olímpico Internacional após a primeira coletiva, pedindo para que a nova data fosse confirmada. Pouco antes, Toshiro Muto, diretor-executivo do Comitê Organizador, havia negado que a nova data já estava definida.

Assim como havia feito no domingo, a TV japonesa NHK, a maior do país, já havia cravado que o novo início para os Jogos estava marcado para 23 de julho, citando fontes internas do comitê. Ao término da reunião, o CEO do Comitê Organizador Tóquio 2020, Thoshiro Muto, enfatizara que ainda não havia uma data para a realização dos Jogos, mas que isso seria resolvido o mais breve possível.

As Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020 foram oficialmente adiadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no dia 24 de março por causa da pandemia de coronavírus. A decisão foi tomada após uma teleconferência entre Thomas Bach, presidente do COI, e Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão, para resguardar a segurança de atletas, técnicos e de todos que participariam diretamente ou indiretamente das competições.

O orçamento de todos os Jogos terá de ser revisto. O contrato com algumas das sedes esportivas também passará por uma renegociação. Há ainda a preocupação sobre como ficará a questão dos ingressos e devolução de dinheiro para quem não quiser mais ir aos Jogos.

Em sua 32ª edição, a previsão era de que 11 mil atletas, de pelo menos 204 países, disputassem os Jogos, distribuídos por 33 esportes. Se não bastasse esse contingente de pessoas, o COI e o Comitê Organizador do Japão tinha por estimativa que as provas recebessem até cinco milhões de espectadores de todo o mundo, nos 43 locais de disputas.

Vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil e chefe de missão da equipe em Tóquio, Marco Antônio La Porta festejou o anúncio da nova data.

Confira o comunicado oficial do COI:

"As lideranças dos principais partidos se reuniram via conferência telefônica hoje cedo, com a presença do presidente do COI, Thomas Bach, do presidente Mori Yoshiro, do Comitê Olímpico Tóquio 2020, do governador de Tóquio, Koike Yuriko, e do ministro olímpico e paralímpico Hashimoto Seiko, que concordaram com o novo cronograma.

Essa decisão foi tomada com base em três considerações principais e em conformidade com os princípios estabelecidos pelo Conselho Executivo do COI, em 17 de março de 2020, confirmados em sua reunião de hoje. Estes foram apoiados por todas as Federações Esportivas Olímpicas Internacionais de Verão e todos os Comitês Olímpicos Nacionais:

1. Proteger a saúde dos atletas e de todos os envolvidos e apoiar a contenção do vírus COVID-19.

2. Resguardar os interesses dos atletas e do esporte olímpico.

3. O calendário internacional dos esportes.

Essas novas datas dão às autoridades de saúde e a todos os envolvidos na organização dos Jogos o tempo máximo para lidar com o cenário em constante mudança e com as perturbações causadas pela pandemia do COVID-19. As novas datas, exatamente um ano após as originalmente planejadas para 2020 (Olimpíadas em 24 de julho a 9 de agosto de 2020, e Paralimpíadas em 25 de agosto a 6 de setembro de 2020), também têm o benefício adicional de que qualquer problema que o adiamento cause ao calendário esportivo internacional pode ser reduzido ao mínimo, algo que interessa aos atletas e as Federações Internacionais. Além disso, eles fornecerão tempo suficiente para concluir o processo de qualificação. As mesmas medidas de mitigação de calor planejadas para 2020 serão implementadas.

Em uma teleconferência na terça-feira, 24 de março de 2020, com base nas informações fornecidas pela OMS na época, o presidente do COI Thomas Bach e o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe concluíram que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 seriam realizados em sua forma completa e até o verão de 2021 O Primeiro Ministro reiterou que o governo do Japão está pronto para cumprir sua responsabilidade de sediar os Jogos com sucesso. Ao mesmo tempo, o presidente do COI, Thomas Bach, enfatizou o compromisso total do COI com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Após a decisão de hoje (segunda-feira, 30), o Presidente do COI disse: “Quero agradecer às Federações Internacionais pelo apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio nas consultas feitas nos últimos dias. Também gostaria de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel. ”

Andrew Parsons, presidente do IPC, comentou: “É uma notícia fantástica podermos encontrar novas datas tão rapidamente para os Jogos de Tóquio 2020. As novas datas garantem segurança aos atletas, tranquilizam as partes interessadas e dá algo para o mundo inteiro esperar ansiosamente. Quando os Jogos Paralímpicos acontecerem em Tóquio no próximo ano, eles serão uma exibição extra-especial da humanidade, unindo-se como uma só, em uma celebração global da resiliência humana e uma sensacional demonstração do esporte. Com os Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 a 512 dias, a prioridade para todos os envolvidos no Movimento Paralímpico deve ser o de manter a segurança com seus amigos e familiares durante este período sem precedentes e difíceis. ”

O Presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Mori Yoshiro, disse: “O Presidente do COI Thomas Bach e o Comitê Organizador de Tóquio 2020 realizaram uma teleconferência hoje para discutir em detalhes as datas dos Jogos de Tóquio 2020. O ministro dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, Hashimoto Seiko, e o governador de Tóquio, Koike Yuriko, participaram da da conferência. Propus que os Jogos fossem sediados entre julho e agosto de 2021 e realmente aprecio o fato de que o Presidente Bach, depois de discutir essa proposta com as várias federações esportivas internacionais e outras organizações relacionadas, aceitou minha sugestão. É necessário um certo período de tempo para a seleção e qualificação dos atletas e para seu treinamento e preparação, e o consenso foi de que seria preferível a realização dos Jogos remarcados durante as férias de verão no Japão. Em termos de transporte, organização de voluntários e fornecimento de ingressos para residentes do Japão e do exterior, dependendo do que for permitido pela situação do COVID-19, achamos que seria melhor reprogramar os Jogos para um ano depois do planejado, no verão de 2021. Além do adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos pela primeira vez na história, e de várias outras questões que já foram destacadas, a programação do evento é a pedra angular dos preparativos futuros e estou convencido de que tomar essa decisão prontamente ajuda a acelerar os preparativos futuros. Eu gostaria de agradecer todas as partes interessadas, incluindo a cidade de Tóquio e o Governo do Japão pelo trabalho árduo durante esse curto período. O Comitê Organizador de Tóquio 2020 continuará trabalhando duro para o sucesso dos Jogos do ano que vem.”

O governador Koike Yuriko disse: “Considerando o surto global de coronavírus, precisamos de um certo prazo antes de nos prepararmos totalmente para a entrega de jogos seguros e protegidos para os atletas e espectadores. Além disso, a preparação para as novas datas ocorrerá sem problemas pois as datas coincidem com o mesmo período das datas originais da competição, correspondendo com a emissão dos ingressos, equipe do local, voluntários e transporte. Portanto, acredito que celebrar a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 em 23 de julho de 2021 é o ideal. Os atletas, voluntários, carregadores da tocha e governos municipais locais se preocuparam com a situação. Como agora temos novas datas concretas a serem buscadas, o Governo Metropolitano de Tóquio comprometerá todos os seus recursos e trabalhará em estreita colaboração com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o governo nacional e outras partes interessadas para se preparar totalmente para a entrega de Jogos seguros e protegidos.

Foi confirmado anteriormente que todos os atletas já qualificados e as cotas já atribuídas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 permanecerão inalteradas. Isso é resultado do fato de que esses Jogos Olímpicos de Tóquio, de acordo com o Japão, continuarão sendo os Jogos da XXXII Olimpíada".

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Flamengo vence Palmeiras e empata na liderança do Brasileirão

Flamengo vence Palmeiras e empata na liderança do Brasileirão

Triunfo de 3 a 2 no Maracanã coloca o Rubro-Negro com os mesmos 61 pontos do Verdão, acirrando a disputa pelo título nacional na reta final da competição.
L
3ª Corrida da Democracia é sucesso de atletas e público como parte das comemorações dos 42 anos da Alero

3ª Corrida da Democracia é sucesso de atletas e público como parte das comemorações dos 42 anos da Alero

Competição reuniu atletas profissionais e amadores de Rondônia e diversos outros estados.
L
Liverpool não terá o goleiro Alisson no clássico contra o Manchester United

Liverpool não terá o goleiro Alisson no clássico contra o Manchester United

O titular da seleção brasileira está com uma lesão no tendão e desfalcará o time inglês, que entra em campo no domingo (19) sob pressão para quebrar uma sequência de três derrotas consecutivas.
L
Atleta rondoniense conquista duas medalhas de bronze na série ouro do ciclismo nos Jogos Escolares Brasileiros 2025

Atleta rondoniense conquista duas medalhas de bronze na série ouro do ciclismo nos Jogos Escolares Brasileiros 2025

Com apenas 14 anos, Alícia Martins garantiu duas medalhas na série Ouro do ciclismo feminino nos Jogos Escolares Brasileiros 2025, colocando Rondônia entre os destaques nacionais da modalidade.
L
Porto Velho lidera ranking no JIR 2025 com destaque em várias modalidades esportivas

Porto Velho lidera ranking no JIR 2025 com destaque em várias modalidades esportivas

Com 277 atletas, a capital rondoniense se destaca nos Jogos Intermunicipais de Rondônia e retoma posição de liderança após anos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Assembleia de Rondônia celebra 42 anos com grande ação de cidadania

Assembleia de Rondônia celebra 42 anos com grande ação de cidadania

Alero transforma pátio em espaço de serviços gratuitos neste domingo (19), oferecendo vacinação, emissão de documentos, atendimentos do INSS e vagas de emprego à população.
L
Governo investe R$ 108 milhões em cursinhos populares para 2026

Governo investe R$ 108 milhões em cursinhos populares para 2026

Presidente Lula e ministros anunciam novo edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) com foco em apoiar 500 projetos e promover a equidade no acesso ao ensino superior via Enem.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA - Marcos Rogério, Fernando Máximo e Adailton Fúria lideram pesquisas para o Governo de Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Marcos Rogério, Fernando Máximo e Adailton Fúria lideram pesquisas para o Governo de Rondônia

Senador, deputado federal e prefeito surgem em destaque nos cenários sem Ivo Cassol, que lidera as intenções de voto mesmo fora da disputa de 2026, segundo o Instituto Real Time Big Data.
L
Implementos da Librelato ganham destaque em operações florestais, agrícolas e industriais

Implementos da Librelato ganham destaque em operações florestais, agrícolas e industriais

Empresa aposta em tecnologia e personalização para atender demandas de alta severidade
L
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (23/1) para seu signo

Horóscopo de domingo dia 19: menos drama, mais leveza e uma pitada de sinceridade

Previsões descontraídas para cada signo, com conselhos realistas, toque de humor e aquela dose de verdade que todo mundo precisa, mas nem sempre quer ouvir.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

Vaga de emprego para Analista de Marketing e Design em Porto Velho, Salário R$ 2.413,42

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando um Analista de Marketing e Design para integrar sua equipe criativa em Porto Velho, Rondônia.
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Limpeza em Porto Velho, Salário R$ 1.518,00

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando dois profissionais para atuar em serviços gerais na capital rondoniense.
L
Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L

POLÍTICA

Lula defende América Latina independente para resistir à "fala grossa" externa

Lula defende América Latina independente para resistir à “fala grossa” externa

Presidente sugere a criação de uma “doutrina latino-americana” por meio de projetos de educação para garantir a soberania da região e evitar a ingerência de países estrangeiros.
L
Lula defende universalização do Pé-de-Meia para alcançar 6 milhões de estudantes

Lula defende universalização do Pé-de-Meia para alcançar 6 milhões de estudantes

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva coloca a expansão do programa na pauta com os ministros da Fazenda e Educação, visando incluir todos os alunos do ensino médio no incentivo financeiro.
L
Lula afirma que educação e política são essenciais para o futuro do Brasil

Lula afirma que educação e política são essenciais para o futuro do Brasil

Em discurso para estudantes em São Bernardo do Campo, presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares e destacou a importância da participação política.
L
STF forma maioria contra atuação de enfermeiros em aborto legal

STF forma maioria contra atuação de enfermeiros em aborto legal

Sete ministros votam para derrubar liminar de Luís Roberto Barroso que autorizava a participação de profissionais de enfermagem em interrupções de gravidez permitidas por lei.
L
Põe na Bancada: Samuel Costa comenta crise democrática e analisa cenário político em Rondônia

Põe na Bancada: Samuel Costa comenta crise democrática e analisa cenário político em Rondônia

Durante a entrevista, Costa abordou temas centrais da conjuntura brasileira, como a crise da democracia, a polêmica PEC da Blindagem, as contradições do bolsonarismo no agronegócio e o contraste entre o investimento de R$ 1,5 bilhão do governo Lula em Rondônia e o discurso de setores conservadores do estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente com ônibus em Pernambuco deixa 17 mortos e 17 feridos

Acidente com ônibus em Pernambuco deixa 17 mortos e 17 feridos

Número de vítimas fatais sobe após o tombamento do veículo na Serra dos Ventos; motorista alegou “falta de freio” e a Polícia Civil foca na identificação dos corpos.
18
Grave acidente entre três veículos deixa dois feridos na Avenida Jorge Teixeira

Grave acidente entre três veículos deixa dois feridos na Avenida Jorge Teixeira

De acordo com testemunhas, dois motociclistas que seguiam no mesmo sentido, bateram violentamente em um carro modelo BMW, depois o motorista deixou o local e foi para um hotel nas proximidades, com medo da população revoltada.
16
Idosa em estado grave após acidente com bicicleta elétrica em Porto Velho

Idosa em estado grave após acidente com bicicleta elétrica em Porto Velho

Colisão entre bike elétrica e bicicleta na Avenida Rio de Janeiro deixa idosa a caminho da igreja desacordada; vítima foi levada às pressas ao Hospital João Paulo II.
12

Gravíssimo acidente deixa casal em estado crítico na Jorge Teixeira em Porto Velho

Motociclistas ficaram gravemente feridos após colisão na Avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho, e foram socorridos com múltiplas lesões; PRF esteve no local e investiga as causas.
16
Casa é destruída por incêndio no bairro Nacional

Casa é destruída por incêndio no bairro Nacional

A proprietária acredita que a irmã tenha colocado fogo no imóvel e depois fugiu. Uma equipe de combate a incêndio fez o controle das chamas, mas a casa foi totalmente destruída.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump acusa presidente da Colômbia de tráfico de drogas e Petro rebate violação de soberania

Trump acusa presidente da Colômbia de tráfico de drogas e Petro rebate violação de soberania

Donald Trump chamou Gustavo Petro de “líder do tráfico” e ameaçou cortar a ajuda financeira dos EUA; presidente colombiano denunciou que militares norte-americanos violaram a soberania marítima e mataram um pescador.
L
Israel retoma ajuda humanitária em Gaza após suspensão por bombardeios

Israel retoma ajuda humanitária em Gaza após suspensão por bombardeios

Governo israelense decide restabelecer o fluxo de caminhões de ajuda após série de ataques lançados pelo Exército contra o Hamas, que foi acusado de violar o cessar-fogo.
L
Coroa da Imperatriz Eugênia é encontrada após roubo no Museu do Louvre

Coroa da Imperatriz Eugênia é encontrada após roubo no Museu do Louvre

Assaltantes levaram oito joias de “valor inestimável” de duas vitrines de alta segurança, mas deixaram para trás a coroa da Imperatriz Eugênia de Montijo, que está sendo avaliada quanto a possíveis danos.
L
Proporção de fumantes no Brasil cresce pela primeira vez em 20 anos

Proporção de fumantes no Brasil cresce pela primeira vez em 20 anos

Pesquisa do Ministério da Saúde revela aumento de 25% no número de adultos fumantes nas capitais, subindo de 9,3% para 11,6% em um ano, impulsionado pela popularização de novos produtos como o cigarro eletrônico.
L
Modelo elétrico mais vendido da China chega ao Brasil com foco em eficiência e tecnologia

Modelo elétrico mais vendido da China chega ao Brasil com foco em eficiência e tecnologia

Geely EX2 inicia comercialização no país com proposta de mobilidade acessível e urbana.
L
Assembleia leva aulão gratuito do Acelero Enem para mais de 650 jovens em Porto Velho

Assembleia leva aulão gratuito do Acelero Enem para mais de 650 jovens em Porto Velho

O projeto Acelero Enem, que já passou por outros municípios e tem previsão de acontecer em Ouro Preto, beneficiou cerca de 4 mil estudantes de forma presencial em Rondônia, além dos que acompanham a transmissão online pelo YouTube da Alero.
L
Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

Centenas de pessoas participaram das atividades promovidas pelo Parlamento estadual.
L
BYD entrega primeira unidade do Yangwang U9 Xtreme no Brasil

BYD entrega primeira unidade do Yangwang U9 Xtreme no Brasil

Modelo atinge 496,22 km/h e tem produção limitada a 30 unidades
L
Padilha defende imunização e alerta contra mentiras no Dia D de Vacinação

Padilha defende imunização e alerta contra mentiras no Dia D de Vacinação

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, convoca pais a atualizarem a caderneta de vacinação dos filhos no Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, reforçando a segurança e o combate à desinformação.
L
Trump perdoa ex-deputado George Santos, que é solto após prisão por fraude

Trump perdoa ex-deputado George Santos, que é solto após prisão por fraude

Donald Trump comuta a sentença de George Santos, político de ascendência brasileira que cumpria mais de sete anos por roubo de identidade e fraude eleitoral, após ser expulso do Congresso dos EUA.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.