TERÇA-FEIRA, 03/02/2026
Publicidade

Em destaque

INSTITUTO PHOENIX AVALIA AÇÕES DA FRF7SE

A margem de erro de 2,88% para mais ou para menos.

Publicado em 

Instituto Phoenix avalia as ações da Federação Rondoniense de Futebol 7 Society nos últimos dois anos (2016/2017). A pesquisa aplicada pelo Instituto Phoenix foi feita no período de 1 a 3 de março de 2019, ouvindo 1.255 pessoas de 15 a 60 anos em 29 municípios e 4 distritos. A margem de erro de 2,88% para mais ou para menos.

Metodologia de Pesquisa – A pesquisa de MOTIVAÇÃO e RECONHECIMENTO das ações da Federação Rondoniense de Futebol 7 Society nos anos de 2017/2018 à nível estadual, no estado de Rondônia. NO DESENVOLVIMENTO DESTA SONDAGEM, o objetivo principal desta pesquisa é identificar as tendências, para averiguar às devidas proporções nos eventos realizados pela entidade principalmente nas ações em que foram realizadas através de cooperação com o governo do estado de Rondônia por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

MÉTODO: Aleatório por quotas   Por tratar-se de um estudo descritivo, com características de um público conhecido, desenvolvemos um método direto, através da amostragem probabilística. Assim na abrangência da área geográfica aplicamos um percentual pré-definido nas proporções do universo esportivos, baseando-se também nos percentuais dos públicos desportistas de cada unidade municipal, de acordo com as tabelas apresentadas. O critério de seleção obedece às informações e dados prenunciados. As entrevistas foram na quase totalidade, efetivadas nos locais de maior fluxo de transeuntes, após a certificação de que os mesmos são maiores de 16 anos sondados sendo aplicados as amostras, quando se dispõe a responder as perguntas apresentadas. Selecionamos (33) Municípios como macros regiões entre as (52) unidades municipais. Afim de que possamos ter a devida e necessária representatividade estatual, que resulta em mais de 70% de abrangência da população e do contingente adulto de Rondônia. Para atingirmos os propósitos deste estudo utilizamos a técnica de pesquisa por amostragem, que reside na apreensão sistemática e extensiva das tendências dos indivíduos inserido no universo a ser pesquisado e que integra a realidade a ser investigada. A validade deste tipo de pesquisa está na possibilidade de se aferir a intensidade das tendências. A escolha foram feita mediante um formulário de questionamento misto, contendo algumas perguntas estimuladas (optativas) e outras semiabertas de caráter mais informativo. Este último tipo de questão permite que se evite indução da resposta, assim, como possibilita que se tenha conhecimento dos quadros de referência dos entrevistados. Com isso, obtêm-se também posições qualitativas das opiniões coletadas e que permitam aos interessados: traçar perfis, avaliar gestões e serviços; identificação e desempenho voltados das ações em estudo, pelo cruzamento das respostas obtidas. 

Universo da pesquisa foi constituído pelos desportistas das unidade segmentada pelas variáveis de sexo e faixa etárias definidas a partir da idade 16 anos, que integram todas as camadas socioeconômicas, assim colocamos em campo, agentes de instrução com nível médio, treinados para o fim especifico, supervisionado por chefe de equipe que acima de tudo primam pela neutralidade dos dados apreendidos. O trabalho teve a duração de até quatro dias em municípios e distritos citados na pesquisa por onde a FRF7SE e SEJUCEL realizaram as competições esportivas, programados de acordo com o cronograma de serviços foram empregados na tarefa de: Revisão, Processamento e tabulação geral, dos (1.255) questionários aplicados, finalizando assim com a publicação dos dados. Quanto a estratificação das quotas: consiste em si determinar os setores por sorteio, determinando ao agente coletor a quantidade de entrevistas para cada período diário e o percentual por faixa etária e sexo tornando assim a amostragem equiprobabilismo. EQUIPE: Um grupo de aproximadamente (06) agentes pesquisadores realizaram a coleta de dados em campo, nos bairros e localidades sorteadas, dentre os limites do Estado, coletando assim as entrevistas que haverão de compor a amostragem prevista. 

SONDAGEM ESTIMULADA – QUANTITATIVA

ITEM 01 – VOCÊ OU SEU GRUPO JÁ FORAM  BENEFICIADOS POR ALGUMA AÇÃO DA FRF7SE?

ITEM 02 – O QUE VOCÊ ACHA DO APOIO DO GOVERNO NO FORNECIMENTO DE MATERIAIS ESPORTIVOS PARA AS EQUIPES?

ITEM 03 – QUAL A SUA EXPECTATIVA SOBRE O FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA FRF7SE, PARA O FUTURO?

ITEM 04 – QUAL O GRAU DE SATISFAÇÃO COM RELAÇÃO AOS MATERIAIS OBTIDOS JUNTO À FRF7SE?

ITEM 05 – O QUE VOCÊ ACHA DO NÍVEL TÉCNICO DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA FRF7SE EM QUE VOCÊ TEVE ACESSO?

ITEM 06 – NUM COMPARATIVO COM OUTRAS MODALIDADES QUAL  SEU CONCEITO SOBRE O FUTEBOL SOCIETY?

ITEM 07 – QUAL O GRAU DE IMPORTÂNCIA QUE VOCÊ VÊ NA ASSENÇÃO DESTA MODALIDADE ESPORTIVA (FUTEBOL SOCIETY)?

ITEM 08 – EM QUÊ PODE SER MELHORADO, EM TERMOS DE QUALIDADE, PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS DA FRF7SE?

ITEM 09 – O QUÊ VOCÊ VÊ COMO IMPEDIMENTO MAIOR PARA EXPANDIR AS AÇÕES EM SEU REDUTO?

ITEM 10 – O QUE VOCÊ SUGERE PARA SE TER UMA MELHOR PARTICIPAÇÃO DA COLETIVIDADE NOS EVENTOS DA FRF7SE?

ESTRATIFICAÇÃO DA AMOSTRA PERFIL DOS RESPONDENTES

AMOSTRAS: (1.255 ENTREVISTAS) – PERÍODO: (01 A 03/04/2019) –  ABRANGÊNCIA: (29 MUNICÍPIOS E 04 DISTRITOS) – MARGEM DE ERRO: + ou – 2,8%)  – UNIVERSO PESQUISADO: (PESSOAS DE 15 A 60 ANOS) – CONTRATANTE: (FRF7SE) – ESTATÍSTICO RESPONSÁVEL: (AUGUSTO DA SILVA ROCHA CONRE Nº 7655-A).

Sistema de Controle – Conferência e fiscalização da coleta dos dados de campo: Como variáveis de controle, seguimos à risca neste trabalho as recomendações da Legislação Vigente, que estabelece como padrões de controle as variáveis dentro dos percentuais apresentados pelo IBGE nas últimas  aferições dos censos populacionais. Assim enquadramos religiosamente dentro da variável de faixa etária e cotas de sexo. Os índices amostrais que determinarão a ponderação das variáveis. Respeitando as variações permitidas, nunca superiores a margem de erros estabelecidos. Quando à área física em cada município, foram escolhidas as cidades e setores em proporção ao número de amostra de cada unidade, de forma a mapeamos na proporção equiprobalística. A atividade funcional dos entrevistados não requer qualquer controle, visto que serão elementos somente passiveis de acompanhamento, desta forma entram na pauta de controle das informações apreendidas.

Conclusão / Avaliação Final – Uma modalidade nova que só teve a sua oficialização em 1996, quando foi fundada a Confederação Brasileira de Futebol 7 Society apesar do pouco tempo de existente,  esta modalidade começou a crescer e ganhar espaço no cenário nacional devido ao fechamento dos campos de futebol de várzea que ocupavam muito espaço, enquanto o campo society por ser menor foi ganhando as cidades. Reza a lenda futebolística que a história do society começou nos anos 50 nos quintais dos casarões antigos da Tijuca, Rio de Janeiro. As regras eram adaptadas do futebol de campo hoje já totalmente organizadas com os campos de areia que foram trocados pelos de grama sintética e muitas regras foram, e vem sendo criadas para promover ainda mais o crescimento da categoria. De acordo com a Confederação Brasileira de Soccer Society hoje existem Federações em 26 estados com mais de 30.000 atletas registrados, 12 milhões de praticantes no país em mais de 4.000 campos, 150 ligas municipais e uma liga nacional.

Com base em nossa pesquisa, o Instituto Phoenix avalia que FUTEBOL SOCIETY tomou um grande impulso devido a organização da entidade local e a grande aceitação dos rondoniense em praticar a modalidade e  também devido ao  fechamento dos campos de futebol de várzea, pois ocupavam um grande espaço enquanto o Society, por ser menor e não necessitar de grandes áreas, foi se adaptando a essa nova realidade, além dos investimentos e benefícios proporcionados às entidades do Terceiro Setor. Com dados colhidos podemos observar que apesar da Federação,  proporcionar a pratica da modalidade em mais de 30 locais diferentes,  cerca de 70% de nosso estado,  ainda pode ser ainda mais praticado dependendo das políticas públicas que contribuem para a captação de recursos a se  aplicar na realização de novos eventos. Os entrevistados e alguns participantes das ações veem a iniciativa do Governo e da Federação como uma ação  importante, principalmente  que proporciona as equipes que não tem uma condição financeira para adquirir todos os materiais esportivos   de poderem participar de diversos eventos com um material digno, no qual muitas vezes é aproveitado para se usar em modalidades coletivas podendo ser utilizados por alguns anos devido a qualidade dos mesmos. Tais investimentos acaba sendo a principal fonte de sobrevivência para as instituições do Terceiro Setor. O Instituto Phoenix enfatiza a preocupação com a legitimidade das competições esportivas, que só pode ser alcançada com o cultivo de valores éticos e educacionais. Os participantes exigirão com maior seriedade o reconhecimento de sua participação no processo de decisão e que seja estabelecido um equilíbrio entre seus direitos e responsabilidades em relação aos direitos e responsabilidades das organizações esportivas.

Outro indicador fundamental é avaliar os projetos e campanhas em andamento e em projeção que tanto a Assembleia Legislativa de Rondônia, A Federação Rondoniense de Futebol 7 Society  e Governo do Estado de Rondônia por intermédio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) são referências em  satisfação do público com a realização dos eventos e principalmente pelos nível técnico tanto de coordenação, arbitragem nas competições realizadas. Sendo hoje a modalidade mas praticada no estado sendo citada que é melhor que o futebol de campo devido o número de participantes.  Onde os envolvidos sabem onde os eventos acontecem, bem como o impacto que causa em número de beneficiados e com profissionais adequados. Com a atenção para as parcerias firmadas, além das figuras públicas que apoiam a instituição. Não é à toa que o trabalho firme dessas entidades, tem contribuído para reduzir as demandas sociais de diversas regiões do nosso estado. 

Acreditamos que com o aumento do número de participantes e o crescimento da modalidade fizeram do esporte de baixo rendimento se tornar um de alto nível devendo ser pensado não apenas em relação aos atletas que o cultivam, mas também como forma de lazer para aqueles que o acompanham como público podendo chegar a ser satisfação do rondoniense quanto devidos as melhoria nos aspectos de maiores investimentos, com apoio da iniciativa privada, mas tempo de planejamento e uma melhor divulgação nas mídias sociais. Além desses também a carência social, as drogas, as degradação das praças esportivas são fatores que impedem a expansão desta modalidade como das demais.  Concluímos que a organização desses eventos pode proporcionar integração social entre os participantes de diversas classe social, possibilidade de descobertas de novos valores para o esporte e para vida dos cidadãos que irão incentivar, estimular e inspirar novos jovens a seguirem pelo caminho da cidadania atrelada à prática esportiva no qual vem contribuindo com o crescimento continuo dessa grandiosa modalidade. As ações demonstra, por si, a existência de um interesse único, ou seja, ambas as partes buscam um objetivo em comum, repelindo interesses divergentes. Sendo assim, com a finalidade das parceria em questão atende ao interesse público, já que o Estado também será beneficiado com a execução dos mesmos. Sendo a FRF7SE um agente importante para o estado realizar políticas sociais para satisfazer as maiores necessidades dos cidadãos. As ações também contribuem para movimentar a economia local. Somado a isso, há ainda a busca da população por uma maior qualidade de vida, que é associada à prática esportiva. Além dos diferentes tipos de esportes, os segmentos de negócio podem ser bem distintos e com enfoques variados.

_______________________________________

Estudos realizados pelo Department for Culture, Media and Sport (2007) do governo do Reino Unido prospectam que maiores gastos com esporte ajudam a criar uma geração mais saudável, incentivando a confiança e abrindo novas oportunidades de carreira para jovens em atividades relacionadas ao esporte. Fazendo com que o esporte se torne um veículo pedagógico cada vez mais importante.

_____________________________________________

De qualquer forma, deve-se destacar que as modalidades esportivas,  é um setor que tende a crescer e se modificar rapidamente, diante das transformações socioeconômicas e ao desenvolvimento tecnológico. Tais mudanças exigirão, por parte dos profissionais e instituições dessa área, adequação e busca constante pela qualidade do serviço prestado.

Fonte: Instituto Phoenix.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Raphinha desfalca Barcelona após sofrer lesão muscular

Raphinha desfalca Barcelona após sofrer lesão muscular

O atacante brasileiro ficará fora dos gramados por cerca de uma semana devido a uma sobrecarga na perna direita, desfalcando a equipe nas quartas de final da Copa do Rei.
L
Matrículas para projetos esportivos começam nesta terça-feira (3)

Matrículas para projetos esportivos começam nesta terça-feira (3)

Inscrições seguem até 20 de fevereiro e atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos em projetos gratuitos da Prefeitura
L
Corrida Nacional do SESI em Porto Velho será realizada em 1º de maio

Corrida Nacional do SESI em Porto Velho será realizada em 1º de maio

Evento esportivo terá percursos de 5 km e 10 km, além de caminhada de 3 km, com inscrições limitadas a 700 participantes e foco em saúde, inclusão e qualidade de vida.
L
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Corinthians conquista a Supercopa 2026 com vitória segura sobre o Flamengo

Vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo no Mané Garrincha garante ao Timão o título da Supercopa do Brasil 2026, em duelo entre os campeões nacionais da última temporada.
L
Minas é bicampeão da Copa Super 8 de basquete

Minas é bicampeão da Copa Super 8 de basquete

Equipe mineira vence o Pinheiros por 85 a 62 em decisão disputada em São Paulo
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Semed publica nesta terça-feira lista final do remanejamento

Semed publica nesta terça-feira lista final do remanejamento

A Secretaria Municipal de Educação divulga nesta terça-feira (3) a listagem final do Remanejamento Interno 2025/2026, disponível exclusivamente no site oficial.
L
TSE recebe mais de 1,4 mil sugestões para regras das eleições de 2026

TSE recebe mais de 1,4 mil sugestões para regras das eleições de 2026

Audiências públicas avaliam propostas sobre campanhas, redes sociais, financiamento e conduta de candidatos antes do pleito
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L

Prosa & Pesquisa: estreia debate Violência Escolar com Marina Bento

O programa também levanta um questionamento fundamental.
L
Porto Velho cria novas regras para manejo de árvores urbanas

Porto Velho cria novas regras para manejo de árvores urbanas

Normativa da Sema define critérios técnicos para poda, retirada e transplante, com foco na proteção da fauna local e na preservação ambiental da capital.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sofia Andrade cobra agilidade da Prefeitura em Porto Velho

Sofia Andrade cobra agilidade da Prefeitura em Porto Velho

Sofia Andrade pede mais rapidez no atendimento de demandas básicas, defende prioridades na gestão e cobra entregas concretas em mobilidade, segurança e infraestrutura.
L
Pedro Fernandes assegura R$ 500 mil para saúde em Machadinho

Pedro Fernandes assegura R$ 500 mil para saúde em Machadinho

Pedro Fernandes destina emenda para compra de medicamentos e construção de sala de pré-natal no Distrito do 5º BEC, beneficiando famílias da zona rural.
L
CPI do crime organizado quer ouvir Ibaneis Rocha após ausência em comissão

CPI do crime organizado quer ouvir Ibaneis Rocha após ausência em comissão

A Comissão Parlamentar de Inquérito do Crime Organizado deve convocar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, após ele não comparecer à sessão marcada para esta terça-feira, em Brasília, para prestar esclarecimentos aos senadores.
L
Cássio Gois impulsiona agricultura familiar em Cacoal: máquinas

Cássio Gois impulsiona agricultura familiar em Cacoal: máquinas

Deputado Cássio Gois destinou R$ 410 mil para modernizar a Associação Vida Nova na Linha 10, beneficiando mais de 150 famílias produtoras rurais.
L
Hugo Motta promete avançar debate sobre escala 6x1 na Câmara

Hugo Motta promete avançar debate sobre escala 6×1 na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados destacou a jornada de trabalho e a regulação de aplicativos como prioridades legislativas para o primeiro semestre de 2026.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa motociclista ferido em Porto Velho

Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa motociclista ferido em Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento das avenidas Imigrantes e Lauro Sodré, no bairro Costa e Silva
12
Briga em frente a danceteria deixa homem em estado grave em RO

Briga em frente a danceteria deixa homem em estado grave em RO

Vítima sofreu ferimento na cabeça após agressão com objeto contundente e precisou ser intubada no hospital.
16
Briga entre familiares termina com homem esfaqueado em RO

Briga entre familiares termina com homem esfaqueado em RO

Vítima sofreu cerca de cinco perfurações e agressor confessou o ataque à Polícia Militar
10
Capivara provoca acidente na BR-364 e motorista fica ferido em RO

Capivara provoca acidente na BR-364 e motorista fica ferido em RO

Colisão ocorreu próximo ao km 408 e mobilizou equipe de resgate da concessionária.
14
Acidente na RO-470 mata jovem de 24 anos e deixa três feridos em RO

Acidente na RO-470 mata jovem de 24 anos e deixa três feridos em RO

Colisão frontal envolveu carro de passeio e caminhonete oficial; uma das vítimas está em estado gravíssimo
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licenca Ambiental: POSTO DE MOLAS CONE SUL LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação LO
L
Jeverson Lima confirma entrega de kits escolares para mais de 5 mil alunos em Jaru

Jeverson Lima confirma entrega de kits escolares para mais de 5 mil alunos em Jaru

Distribuição organizada pela Semed acontece nos dias 5, 6 e 9 em Jaru, Tarilândia e Bom Jesus; pais devem apresentar documentos próprios e da criança.
L
CMDR de Porto Velho avalia ações e define prioridades para 2026

CMDR de Porto Velho avalia ações e define prioridades para 2026

Reunião promovida pela Semagric reuniu mais de 30 instituições, apresentou balanço do Porteira Adentro e iniciou o planejamento participativo da agricultura familiar.
L
Carro avança preferencial e provoca forte colisão no bairro Nova Porto Velho

Carro avança preferencial e provoca forte colisão no bairro Nova Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento das ruas Jaci-Paraná e Nicarágua e foi registrada por câmera de segurança
12
PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

Mandado de busca foi cumprido em Cerejeiras após investigação sobre compartilhamento de material ilegal na internet
10
Governo de RO abre oficialmente o Ano Letivo 2026 em Porto Velho

Governo de RO abre oficialmente o Ano Letivo 2026 em Porto Velho

Solenidade na Escola Flora Calheiros Cotrin, no dia 9, marca o início das atividades da rede estadual, que atende cerca de 170 mil alunos em Rondônia.
L
Execução a tiros em área rural de Alvorada do Oeste é investigada pela polícia

Execução a tiros em área rural de Alvorada do Oeste é investigada pela polícia

Um homem de 54 anos foi executado a tiros na tarde de domingo na zona rural de Alvorada do Oeste, em Rondônia, após parar o carro para abrir uma porteira. O crime ocorreu em uma estrada vicinal do distrito de Tancredópolis e é tratado pela polícia como homicídio qualificado.
18
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.