TERÇA-FEIRA, 30/12/2025

Em destaque

MEDALHISTAS DO COLÉGIO TIRADENTES VII BUSCAM MAIS PONTOS PARA COLOCAR RONDÔNIA NO RANKING NACIONAL

Duas vezes por semana, no tatame do Colégio Tiradentes VII, mestre Sandra treina alunos e ensina cuidados com o corpo

Publicado em 

O projeto se chama Taekwondo na Escola e o treinamento começa com a saudação do jovem aluno Thiago Pantoja à mestre Sandra Soares, que chega ao tatame do colégio, antiga Escola Manaus, no bairro Mato Grosso. Alunos mais novos preenchem fichas, entregam ao mestre em taekwondo, 2º tenente bombeiro Marcelo Ferreira da Silva. Em maio do ano passado ele foi campeão do torneio promovido pela Unopar (Universidade Norte do Paraná).

Praticado por 50 alunos do Colégio Tiradentes VII, o taekwondo é uma forte ação social apoiada pelos pais e pela direção do estabelecimento, no sentido de mudar a vida de crianças e jovens que ali comparecem para aulas e treinamento às terças e quintas-feiras.

A professora Sandra começa a contagem até dez, eles correm, param e fazem abdominais – 30 segundos de prancha. A professora ordena: “Vamos ao aquecimento, nosso corpo exige cuidados”.

Thiago, 15 anos, o caçula de sete irmãos da família, estuda o 1º ano do Ensino Médio. Apesar da desenvoltura, interessou-se pelo taekwondo um ano atrás e dali, conforme conta, “melhorou tudo” na vida dele. “Eu aprendi com o tenente Marcelo a respeitar mais as pessoas, principalmente idosas, me disciplinei e aprendi o que começo a saber agora”, diz com modéstia.

Ele desenvolveu-se tão bem que já puxa o treino e revisa bases, chutes e poomse, uma forma em que o praticante cumpre determinadas linhas de movimento sucessivas vezes, contra adversários imaginários, usando diversas técnicas de pernas e braços. O poomse dá flexibilidade ao corpo e controle de força.

Gabrielly Pereira, 12, caçula de quatro irmãos, moradora no bairro Tucumanzal, também iniciou em 2018 e já conquistou diversas medalhas. “Eu melhorei muito a motorização, mas o melhor de mim aconteceu na disciplina, no aprendizado e no respeito”, comenta.

Os alunos erguem os dois pés, um de cada vez, e da mesma forma, em seguida, os elevam à altura do tórax, para trás, à frente e de lado. Sucedem-se movimentos transversais. Os meninos erguem joelhos e pernas, chutam e respiram. Na sequência, fazem dobradura no joelho. Alternam-se em postura de luta.

Na ponta dos pés outra vez, eles dão os dois “passos do caranguejo” e ouvem a orientação que estimula a força na panturrilha. Pequenos saltos lhes dão agilidade. A professora conta até dez e fala em voz alta: “O primeiro princípio do taekwondo é o equilíbrio”. E demonstra o triângulo isósceles, frontal, a base da defesa na qual o lutador sai sem ter o joelho quebrado em consequência do golpe.

Sandra alerta: “O equilibrado não cai, e se o desequilibrado cair perde um ponto. Em três minutos se decide uma luta, por isso o equilíbrio é fundamental”, ensina.

Eles fazem todos os movimentos de ataque e defesa. As bases corretas formam movimentos corretos, fortes, equilibrados, ágeis e firmes. A professora pronuncia palavras com as quais eles se familiarizam desde o primeiro dia: choy = vontade; naranissogui = base mossogui = pés juntos; djun tchcunssogui = pés afastados. Orun = lado direito, uen = lado esquerdo.

Quase todas as bases são acompanhadas pelo tronco reto, o ombro não deve estar tenso, mas sim, ter o máximo de leveza. E assim, ela ensina que eles devem aproveitar a liberdade das juntas do joelho para melhorar o rendimento da velocidade, firmeza e equilíbrio. Esta última palavra é repetida algumas vezes.

A base mais aberta proporciona maior firmeza no chão e a aplicação de uma técnica é mais potente; porém, a mudança de base é mais lenta. Com uma base mais fechada, se tem menos equilíbrio e a aplicação de uma técnica não é tão potente; mas, a mudança de base é mais rápida.

O comando do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia vai adquirir material complementar para os alunos, especialmente coletes e capacetes de proteção e equipamentos para treinos.

Mestre Mariano, em pé, à esquerda, com alunos que vêm conquistando diversas medalhas, a cada competição em Porto Velho

MEETING JÚNIOR E FESTIVAL DA CRIANÇA

No ano passado, a equipe ficou em terceiro lugar  no ranking da Federação de Taekwondo de Rondônia (FTR), com pontuação para o ranking. Para competir, usa a marca Academia Dragon do Colégio Tiradentes VII.

O ranking dos estados é informado à Federação Internacional e o Comitê Olímpico Brasileiro organiza todos os eventos. “Assim, tudo começa no ranking estadual, é dele que teremos visibilidade no cenário nacional”, acrescenta a mestre.

Os próximos compromissos dos alunos do Colégio VII: de 20 a 21 de abril, o XVII Meeting Júnior, no Ginásio de Esportes Cláudio Coutinho, e de 25 a 26 de maio, no Festival da Criança, no Ginásio Eduardo Lima e Silva, no bairro Jardim Eldorado. No mais recente, a participação feminina  na Liga Rondoniense destacou-se foi total, com a Copa Mulher, dia 16.

A próxima competição vale 20 pontos que se multiplicam por 10, apresentando resultado semelhante ao ranking do Campeonato Brasileiro, cujo limiar mais alto é 20,0.

TRAJETÓRIA DA MESTRE

Mestre Sandra Soares é paulista e passou por outros esportes antes de permanecer neste que lhe dá sucessivas alegrias. Começou aos 15 anos e firmou-se em 1983 numa academia no alto da Galeria Lacerda, na Avenida 7 de Setembro, em Porto Velho.

Seu grande orientador e incentivador foi o advogado Edilson Mougenot, que aqui chegou com a medalha do Panamericano e atualmente é procurador em São Paulo. “Eu não pagava academia, esse incentivo proporcionou também o aprendizado de centenas de pessoas”, ela conta.

Sandra estima em mais de mil os que começaram com ela nos anos 1980, alguns dos quais ficaram. Mougenot foi sucedido por Aroldo Kobayashi e atualmente por Anderson Teramoto, mestres Martins e Mestre Adilson.

“A população nos apoiou, foi muito importante, e a escola, que todos sabem, teve muitos problemas no passado, hoje progride e vence dificuldades” – mestre Sandra Silva

Para Sandra, a pontuação obtida a cada competição leva o presidente da FTR, Robson Oliveira a animar-se ainda mais. “Ele nos estimula sempre para ocuparmos o nosso lugar no cenário deste esporte, e assim, elevarmos projetarmos Porto Velho e Rondônia”.

Tudo começou em Pimenta Bueno, a 521 quilômetros de Porto Velho, quando o tenente Marcelo Ferreira ainda tinha a patente de terceiro sargento.

“Dezessete anos atrás, em 19 de março de 2002, com o apoio do pessoal do Juizado da Infância e Juventude, estreamos o projeto Redefinindo destinos na quadra esportiva da Escola Estadual Orlando Bueno da Silva, e conquistamos troféu no Joer 2010″ conta o tenente referindo-se à atuação da recém-formada equipe nos Jogos Estudantis de Rondônia.

Essa origem ficou tão presente na memória dele que incentivou o filho, professor de educação física Ricardo Miler, a introduzir o projeto Taekwondo na Escola na cidade onde iniciou a prática dessa arte aos jovens de Pimenta Bueno.

“O NORTE DO CARÁTER E DA PERSONALIDADE”

Feliz com os resultados até então obtidos, a diretora do Colégio VII, tenente Lucelma Pereira Cordeiro, enaltece os feitos do taekwondo: “Além do preparo físico, projetos de artes marciais proporciona aos alunos o preparo mental para a vida toda, porque o equilíbrio entre mente e corpo dá um norte na formação do caráter e da personalidade deles”.

Eles destaca o desempenho da equipe no ano passado, em diversas competições, e o considera gratificante: “Esperamos continuar oferecendo esse projeto e outros que já estão em construção”.

Na Copa Mulher, disputada na quadra coberta do SESC, dia 16 de março, 12 atletas sob a orientação da mestre Sandra, do mestre Marcelo da orientadora Denice Souza, o Colégio VII obtiveram a seguinte classificação nas modalidades de poomse (formas), kiopá (quebramento) e kiorugui (luta):

Sara Geovana da Silva (infantil), 2º lugar no poomse, 2º no kiopá e 2º no kiorugui;

Ana Rebekah de Oliveira (infantil), 1º no poomse, 1º no kiopá e 1º no kiorugui;

Emilly Rodrigues (infantil), 1º no poomse e 3º no kiopá;

Dayohana Paixão (cadete), 1º lugar no poomse e 2º no kiopá;

Gabrielle Pereira (cadete), 1º no poomse;

Kailany Uchôa (júnior), 1º no poomse;

Ana Clara (júnior), 1º lugar no poomse e 3º no kiopá;

Adriele Santana (júnior),1º lugar no kiorugui e 2º no kiopá;

Maria Luíza (adulto), 1º no poomse e 2º no kiopá;

Michelly Barros (adulto), 1º lugar no poomse;

mestra Sandra Soares (Master 3), 1º lugar no poomse e 3º no kiopá.

CONHEÇA O VOCABULÁRIO DO TAEKWONDO

KURYONG (COMANDO)

TcharioSentido

Son-SoJuramento

Murup Kuro       Ajoelhar-se

Iro So    Levantar-se

Tio gá    Correr

Kalhô    Separar

An Joa  Sentar

Ki Rab   Grito Forte

Ke Shi   Contagem

Retchiô  Debandar, abrir

Shijak    Começar

Shi O     Descansar

Ball Ba kuo  Trocar de Perna

Jua-u-Hyang-u  Ficar frente a frente

Kuman  Parar

Tirô Torá   Meia volta

Jumbi    Preparar

Parô      Voltar – parar

Ke sok  Continuar

Ti  (FAIXA)

Si Sha Ti     Exame de Faixa

INSA (CUPRIMENTO)

Kiunhê   Saudação

Kuki e Derraio Kiunhê   Saudação às Bandeiras

Do-Djan Kiunhê     Saudação à Sala de Aula

Kwan Ja Nim Kiunhê    Saudação ao Grão Mestre

Sa Bo Nim Kiunhê      Saudação ao Mestre

Kio Sa Nim Kiunhê      Saudação ao Instrutor

Jo Kio Nim Kiunhe     Saudação ao Assistente

Anhión Rasseio    Tudo bem

Gansa Ram    Obrigado

Nê   Sim ou Ok

FAIXA PRETA

Jo Kio Nim          Ajudante

Kio Sa Nim          Professor

Sa Bo Nim           Mestre

Kwan Ja Nim      Grão-Mestre

 

 

 

Montezuma Cruz

Fotos: Frank Néry e CBM-RO

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasileiros e portuguesa entram para o Hall da Fama da São Silvestre

Brasileiros e portuguesa entram para o Hall da Fama da São Silvestre

Placas com marcas dos pés dos atletas são eternizadas na história da corrida.
L
Caminhos da Reportagem celebra centenário da Corrida de São Silvestre

Caminhos da Reportagem celebra centenário da Corrida de São Silvestre

Programa especial vai ao ar às 22h30 na TV Brasil.
L
Porto Velho consolida projeto Construindo Campeões no esporte

Porto Velho consolida projeto Construindo Campeões no esporte

Gestão do prefeito Léo Moraes amplia modalidades e garante conquistas nacionais para atletas do projeto Construindo Campeões em 2025
L
Julia Kudiess é eleita 5ª melhor do vôlei mundial

Julia Kudiess é eleita 5ª melhor do vôlei mundial

Vôlei feminino: central brasileira de 22 anos se destaca na VNL e no Mundial.
L
Esporte olímpico brasileiro fecha 2025 em alta

Esporte olímpico brasileiro fecha 2025 em alta

Retrospectiva esportiva destaca desempenho internacional do Brasil em 2025.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inflação do aluguel fecha 2025 com queda de 1,05%

Inflação do aluguel fecha 2025 com queda de 1,05%

IGP-M registra baixa e indica menor pressão de custos para 2026.
L

Operação “Acerto Mortal” resulta na prisão de suspeito por homicídio em Nova Mamoré

A Polícia Civil de Rondônia prendeu um suspeito envolvido no desaparecimento e morte de um fazendeiro em Nova Mamoré, após investigações que revelaram execução por dívida financeira.
10

Em algum lugar da Amazônia – Vestido de luto

Entre perdas, desalojamento e dor coletiva, a força feminina ribeirinha resiste ao colapso causado pela desigualdade e pela violência do poder econômico, transformando luto em memória e dignidade.
L
Mega da Virada registra reta final de apostas

Mega da Virada registra reta final de apostas

Prêmio histórico de R$1 bilhão atrai apostadores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma

Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma

Ex-presidente passa por procedimento para conter crises de soluços em Brasília.
L
Lula veta PL sobre realocação de trabalhadores da Eletrobras

Lula veta PL sobre realocação de trabalhadores da Eletrobras

Veto integral devolve projeto ao Congresso Nacional.
L
Centrão deve definir apoio eleitoral até março de 2026

Centrão deve definir apoio eleitoral até março de 2026

Centrão planeja decidir entre Lula e Flávio Bolsonaro.
L
Trama golpista prisões são mantidas após custódia

Trama golpista prisões são mantidas após custódia

Trama golpista tem prisões domiciliares confirmadas após audiências.
L
Toffoli mantém diretor do BC em acareação do Master

Toffoli mantém diretor do BC em acareação do Master

Toffoli nega recurso do BC e reforça relevância de participação.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente do CV é apreendido com drogas na zona Leste de Porto Velho

Adolescente do CV é apreendido com drogas na zona Leste de Porto Velho

Polícia apreende 50 porções de maconha com jovem ligado ao Comando Vermelho.
16
Acidentes em rodovias federais matam 111 pessoas no feriadão de Natal

Acidentes em rodovias federais matam 111 pessoas no feriadão de Natal

Operação da PRF registrou 1.196 acidentes entre os dias 23 e 28 de dezembro.
12
Bicicleta motorizada é encontrada abandonada em matagal em Ji-Paraná

Bicicleta motorizada é encontrada abandonada em matagal em Ji-Paraná

Veículo estava escondido em área de difícil acesso no bairro Riachuelo.
12
Ji-Paraná: PM apreende drogas e motocicleta com restrição

Ji-Paraná: PM apreende drogas e motocicleta com restrição

Ocorrência foi registrada em área isolada da zona urbana.
14
Theobroma: veículo atropela animal na RO-464

Theobroma: veículo atropela animal na RO-464

Acidente ocorreu na zona rural e não deixou vítimas humanas.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lísias Azevedo conquista destaque na comunicação baiana

Lísias Azevedo conquista destaque na comunicação baiana

Jornalista assume papel estratégico na FENACOM e fortalece protagonismo feminino.
L
Arte Barão celebra 100 anos da Escola Barão do Solimões

Arte Barão celebra 100 anos da Escola Barão do Solimões

Evento cultural reuniu alunos, professores e comunidade escolar em Porto Velho.
L
Risco no Canal Santa Bárbara: moradores ignoram interdição em área de desmoronamento

Risco no Canal Santa Bárbara: moradores ignoram interdição em área de desmoronamento

Defesa Civil alerta para solo instável no Canal Santa Bárbara e pede que motociclistas e pedestres evitem a região do Triângulo
L
Inverno Amazônico: Prefeitura de Jaru reforça manutenção em linhas rurais

Inverno Amazônico: Prefeitura de Jaru reforça manutenção em linhas rurais

Obras incluem instalação de tubos metálicos e substituição de ponte para melhorar tráfego.
L
Librelato realiza terceiro sorteio da campanha “Estrada de Prêmios”

Librelato realiza terceiro sorteio da campanha “Estrada de Prêmios”

Consórcio Nacional Librelato amplia adesão e prepara novos sorteios para 2026
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.