Considerada a capital do interior rondoniense, a cidade de Ji-Paraná, distante a 378 km de Porto Velho, foi palco de mais um Campeonato Estadual de Judô, que ocorreu no último sábado (16), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) do município e teve apoio da Eucatur e da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL). Os porto-velhenses Ruan Gladson e Cristiano Viera, da Banzai Judô, consagraram-se campeões nas categorias sub 18, até 66 quilos, e sênior, até 81 quilos.
Os dois judocas já conquistaram diversos títulos de campeões estaduais e representaram o estado de Rondônia em diversos campeonatos nacionais, na qual, em abril do ano de 2015, no município de Campo Verde/MT, com apenas 15 anos Ruan Gladson consagrou-se campeão Brasileiro de Judô, Região IV.
Estudante da EEEM Major Guapindaia, o judoca Ruan Gladson, faixa marrom, comentou que esse ano será a sua última participação nos Jogos da Juventude, devido a sua idade, e que está treinando forte para trazer medalha para o estado. Para isso, além do Judô, o atleta está tento treino de Jiu-Jitsu na GFTeam Leão de Judá, e preparação física na academia FitClube.
Para participar do Jogos da Juventude, o atleta terá que ganhar a fase municipal e estadual do Juvenil dos Jogos Escolares (JOER), a maior competição estudantil de Rondônia, que conta com a participação de 178 escolas de 46 municípios, totalizando 1.929 participantes, entre atletas de diversas modalidades, técnicos, árbitros, professores, coordenadores e membros do Tribunal de Justiça Desportiva.
“O judô não é um esporte barato, por isso quero agradecer os meus parceiros que me ajudaram a subir por diversas vezes nos pódios do estado como campeão, nas quais, a imprensa em geral, ao deputado Edson Martins, Smart Nutritionpf, Banzai, GFTeam Leão de Judá, Academia FitClub e aos médicos Elifaz e L’U Cabral”, finalizou Ruan Gladson.