O clima em Nova Primavera se intensifica quando Gentil questiona Agatha sobre sua decisão de estabelecer moradia permanente na cidade. Tadeu, por sua vez, recorre ao geólogo Miguel com uma proposta questionável, solicitando um laudo falsificado.
Reviravoltas se desenrolam à medida que Nice compartilha com Gregório a descoberta de que as tão almejadas barras de ouro eram falsificações. Tadeu, em sua trama maquiavélica, busca influenciar a cooperativa e solicitar a Sílvia que coloque Miguel no topo da lista, tramando um esquema que poderá ter impacto em diversos aspectos da história.
O drama pessoal de Lucinda se intensifica quando ela comunica a Andrade a contratação de um advogado para tratar do processo de divórcio e da custódia de Cristian. Enquanto isso, o relacionamento entre Anely e Luigi é colocado à prova, levando-os a tomar uma decisão difícil de se afastarem.
Irene revela seu lado obscuro ao oferecer dinheiro a Nice para que ela intervenha no relacionamento de Agatha. No entanto, uma reviravolta acontece quando Lucinda indica o geólogo Miguel a Aline, indicando um novo rumo na trama.
Agatha surpreende ao manifestar seu desejo de encontrar Antônio, enquanto Tadeu propõe um acordo financeiro a fim de ativar o perfil de Anely em um site polêmico. Caio, por sua vez, se vê envolvido em uma situação perigosa quando flagra um indivíduo forçando Agatha a entrar em um carro.
Não perca o próximo episódio instigante da novela Terra e Paixão, que será exibido neste sábado, dia 19, repleto de segredos revelados e novos caminhos que serão trilhados pelos personagens.