SEGUNDA-FEIRA, 02/02/2026

Em destaque

Jorge López, astro de 'Elite', fala sobre nova série com Giovanna Lancellotti e medo de gravar no Brasil na pandemia

López passou cinco meses em São Paulo para gravar 'Temporada de Verão', da Netflix. Ator contou trajetória no Chile, Argentina e Espanha e falou sobre fim de seu personagem Valério.

Publicado em 

Jorge López pode ser conhecido pelos fãs brasileiros como o meio-irmão em uma relação incestuosa com Danna Paola na série “Elite”, hit espanhol da Netflix. Em apenas duas temporadas, seu personagem Valério deu o que falar e saiu de cena de modo controverso para alguns.

Já o ator diz que se encheu de coragem para deixar uma série consolidada entre a audiência e se jogar no desconhecido: sem falar português, topou o convite e morou por cinco meses no Brasil para gravar "Temporada de verão" em meio à maior pandemia da história recente. Ele estrela a produção jovem com Giovanna Lancellotti, ainda sem data para estrear.

Mas López não é um ator novato. Aos 29 anos, o chileno acumula 10 de carreira e outro sucesso internacional: "Soy Luna", série musical do Disney Channel. A série argentina levou López a se apresentar por 42 países em três anos, aprender a dançar, sapatear, cantar e contornar qualquer sufoco em nome da carreira.

O ator conversou com o G1 por telefone e contou sobre seu "intercâmbio" no Brasil, "Elite", o medo e o desgosto com a América Latina durante a pandemia.

Brasil: amor e medo

Quando recebeu o roteiro da Netflix Brasil, adorou o personagem. "Aceitei pela história e pelo desafio. Porque eu não falava português e pensei ‘vou fazer algo que me desafie, conhecer outra cultura, aprender um idioma, conhecer outro país'. Não conheci muito por causa da pandemia, mas meus amigos me mostraram muita música, pagode, funk. Todos me trataram muito bem aqui”, diz.

Mesmo com a quarentena, eles conseguiram filmar 80% da série, com locações em São Paulo e Ilhabela, litoral do estado. "Foi um processo muito difícil porque os protocolos são muito complexos. Mas foi bom, com uma equipe maravilhosa, fiz muitos amigos aí e aprendi muito. Agora você não percebe porque estou falando em espanhol, mas aprendi português", ele conta, empolgado.

Seu personagem é Diego, um "gringo" que se muda para Florianópolis e carrega um trauma do passado. "A série é sobre um grupo de jovens que trabalham em um hotel, moram aí e levam a convivência ao limite, porque não se conhecem tão bem assim."

"Me parece uma série muito bonita porque tem valores como a amizade, o choque cultural e a aceitação", diz.

"É um pouco como aconteceu comigo durante a minha vida, mas Diego é um menino mais tímido, ele tem um conflito com o passado… eu não posso falar muito sobre isso porque é a raiz do meu personagem, mas ele também se apaixona, acontecem umas brigas. É divertida, alegre e otimista."

O ator passou cinco meses morando nos Jardins, bairro nobre de São Paulo, e riu quando contou isso ao telefone. Ele entende da geografia e da política do país. López conta que foi até reconhecido nas ruas e se sentiu muito acolhido no Brasil. O único ponto negativo é a resposta política à pandemia.

"Isso é o que me deixa bastante triste, como o exemplo da pandemia. Nossos líderes na América Latina em geral… cada país agiu diferente frente à pandemia, isso me parece super negligente e ruim porque deveria ter um modelo. Isso me faz desconfiar de nossos líderes, me faz me sentir inseguro. Estive no Brasil e aí tinham umas políticas particulares com respeito ao vírus.”

"Cheguei ao Chile e são outras medidas e modelos de gestão. Então, como eu não entendo, não sei qual país tem o modelo verdadeiro, quem está realmente cuidando de nós, que classe de líderes temos. E isso me assusta, dá medo, angústia e pena porque, no fim, não sabemos em quem confiar.”

"Sem dúvida, o Brasil foi uma das mais belas experiências que tive. Mas cada vivência tem suas nuances e essa foi a complicação e o desafio que tive que passar: estar em uma pandemia em um país que está extremamente prejudicado por essa gestão."

O ator viveu um ano de extremos. No começo da pandemia, estava em Madri, uma das regiões mais afetadas na Europa durante a primeira onda. Com o "lockdown" decretado pelo governo espanhol, ele passou meses sem sair de casa. "Em Madri, vivi o apocalipse. Fiquei um par de meses sem ver a luz do dia, trancado em casa."

'Elite' e aceitação latina

Antes do caos, a Espanha foi um renascimento para ele. "Foi como voltar à origem. Eu não conhecia a Europa, conheci pela Disney. Ter que viver em Madri foi… eu sentia como se tivesse algo meu ali, é muito louco. Foi muito bonito poder trabalhar lá e ter portas abertas como latino, porque a Europa e cada mercado eram super fechados em si."

"E agora está ocorrendo um fenômeno cosmopolita muito interessante que tem a ver com o intercâmbio cultural. E eu sou dessa geração e me sinto um pouco responsável. Sou um dos primeiros a viver isso. Graças a isso, há mais movimento entre atores de distintos lugares porque o mundo é assim, cosmopolita, as pessoas têm que respeitar e aceitar”, diz.

Seu personagem, Valério, chegou em "Elite" na segunda temporada, em 2019, e saiu na terceira, em 2020. Em apenas dois anos, se tornou queridinho do público, que reclamou de seu final aberto na série.

O ator já disse, em outras entrevistas, que sentiu que seu personagem ficou pelo "meio do caminho" e que gostaria de ter um desenvolvimento "um pouco mais claro". Agora, ele diz que continuar seria um risco. "Gostei tanto de fazer o Valério que seria um crime queimá-lo em muitas temporadas. Eu senti que cumpri um ciclo e me despedi no alto."

Começo difícil

López nasceu em uma cidadezinha ao norte de Santiago e se mudou para a capital na adolescência. Crítico ao modelo educacional do país, que considera caro e deslocado da realidade da atuação, ele decidiu não fazer faculdade.

"Sou contra o modelo de negócio educacional das artes. E, naquele tempo, não tinha dinheiro para pagar uma universidade porque aqui no Chile é muito caro. Depois, ia me formando com os professores que eu queria, e aí sim eu investia", conta.

López custou a ter oportunidades no país. "As minhas primeiras oportunidades demoraram anos para chegar. Eu fiz muitas coisas que não foram tão boas, coisas menores."

Foi só na Argentina que ele conseguiu um papel relevante, na série "Soy Luna", em 2016.

"O mercado audiovisual no Chile é muito difícil. Pelo menos para mim, trabalhei aqui por muito tempo antes de ir embora do país. Já vivo fora há 7 anos, trabalhei 4 anos aqui em Santiago e, claro, é uma indústria muito pequena, que produz pouco e faz muita novela, é o que eles mais fazem."

"O cinema é muito bom, sempre vai a festivais internacionais, tem boa crítica. Eu gostaria muito de trabalhar aqui, mas agora estou no apogeu de uma carreira internacional. Trabalhei na Argentina por 4 anos, 2 anos na Espanha, 5 meses no Brasil e o mais provável é que eu volte", conta.

O ator também revela que tem muitos textos escritos que podem se tornar letras de música. "Em algum momento antes de morrer, quero fazer música e lançar um disco. Mas agora, tenho foco na atuação."

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cine Araújo Porto Velho: confira os filmes em cartaz e os horários

Do suspense à animação, passando por grandes estreias e títulos para toda a família, o Cine Araújo em Porto Velho segue com uma programação diversificada, pensada para agradar públicos de todas as idades ao longo do dia.
L
Jujutsu Kaisen 3ª temporada ganha episódios dublados e anima fãs brasileiros

Jujutsu Kaisen 3ª temporada ganha episódios dublados e anima fãs brasileiros

Crunchyroll liberou os três primeiros capítulos em português e revelou elenco nacional, com lançamentos semanais às sextas e produção do Som de Vera Cruz Estúdios.
L

Agenda News: Rock e diversão no Grego Pub

Música ao vivo, feijoada e promoções animam o fim de semana no Grego Original Pub em Porto Velho.
L
Filme brasileiro O agente secreto é indicado ao prêmio Cesar

Filme brasileiro O agente secreto é indicado ao prêmio Cesar

A obra dirigida por Kleber Mendonça Filho e protagonizada por Wagner Moura disputa a categoria de melhor filme estrangeiro na principal premiação do cinema francês.
L
GTA 6 pode estrear sem mídia física para evitar vazamentos

GTA 6 pode estrear sem mídia física para evitar vazamentos

Rockstar considera lançar Grand Theft Auto VI primeiro no formato digital como estratégia para conter vazamentos, reduzir custos e ter maior controle sobre o lançamento global.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 130 milhões no próximo sorteio

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 130 milhões no próximo sorteio

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso realizado neste sábado
L
Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Decreto institui o programa Carnaval Seguro com ações integradas de proteção, inclusão e garantia de direitos durante a festa na capital.
L

Nota de pesar: Jorge Dias de Castro

Policial Civil aposentado, Jorge Dias de Castro deixa um legado de integridade, alegria e amor à família, sendo lembrado com carinho por amigos, colegas de profissão e familiares em Porto Velho.
L

Agenda News Folia: Luciana Oliveira fala dos 33 anos do Pirarucu do Madeira

Vice-presidente do bloco explica como a festa gratuita virou símbolo de resistência em Porto Velho, com campanhas sociais, apoio público e novidades no som e no repertório.
L

Momento Agro: Entrevista com Jucilene Cavali destaca o processo de despesca no Projeto ProÁgua

O especial também reforça o papel do Projeto ProÁgua no apoio aos produtores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula e Trump devem discutir crime organizado, tarifas e América Latina em encontro previsto para março

Lula e Trump devem discutir crime organizado, tarifas e América Latina em encontro previsto para março

Diplomacias de Brasil e Estados Unidos articulam reunião em Washington após conversa telefônica entre os presidentes
L
Lula apresenta boa recuperação após cirurgia de catarata

Lula apresenta boa recuperação após cirurgia de catarata

Presidente tem evolução clínica dentro do esperado e deve retomar a agenda oficial na próxima semana
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia em foco: pedágio, política, justiça e segurança pública

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia em foco: pedágio, política, justiça e segurança pública

Decisões judiciais sobre a BR-364, mudanças partidárias, violência urbana, economia, eleições e carnaval expõem um Estado em ebulição e com impactos diretos na vida da população.
L
Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Recursos de emendas parlamentares vão reforçar o SUS no município e atender demandas da rede pública de saúde
L
Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Deputada pede à Sesau informações atualizadas sobre cronograma, estudos técnicos e etapas administrativas do projeto
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre caminhonete e moto mata pai e deixa filha em estado grave na zona leste

Acidente entre caminhonete e moto mata pai e deixa filha em estado grave na zona leste

Colisão ocorreu em cruzamento no bairro JK, em Porto Velho
18
Colisão entre carro e carreta deixa quatro mortos na BR-364

Colisão entre carro e carreta deixa quatro mortos na BR-364

Acidente ocorreu entre Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste e mobilizou equipes da PRF
16
Apenado com tornozeleira é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar a mãe em Porto Velho

Apenado com tornozeleira é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar a mãe em Porto Velho

Homem foi localizado pela PM após fugir do local e levado à delegacia na zona leste da capital
14
Menina de 4 anos desaparecida em área de mata é encontrada com vida em Minas Gerais

Menina de 4 anos desaparecida em área de mata é encontrada com vida em Minas Gerais

Criança foi localizada após 48 horas de buscas em região de difícil acesso
14
Homem é esfaqueado durante confusão em distribuidora de bebidas em Candeias do Jamari

Homem é esfaqueado durante confusão em distribuidora de bebidas em Candeias do Jamari

Vítima foi atingida na região lombar durante a madrugada e suspeita fugiu antes da chegada da polícia
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mostra de Cinema de Tiradentes encerra 29ª edição com vitória de Anistia 79

Mostra de Cinema de Tiradentes encerra 29ª edição com vitória de Anistia 79

Documentário venceu os prêmios do júri oficial e do público
L
ANP interdita totalmente a Refit por risco grave de acidentes

ANP interdita totalmente a Refit por risco grave de acidentes

Fiscalização apontou falhas em sistemas de segurança e ameaça à população do entorno
L
Inscrições para o Bolsa Atleta 2026 terminam em 6 de fevereiro

Inscrições para o Bolsa Atleta 2026 terminam em 6 de fevereiro

Benefício mensal pode chegar a R$ 16,6 mil, conforme a categoria do atleta
L
Estudo aponta diferenças entre sintomas da febre do Oropouche e da dengue

Estudo aponta diferenças entre sintomas da febre do Oropouche e da dengue

Pesquisa brasileira indica sinais clínicos distintos e defende protocolo único de cuidado
L
Veja como checar dados oficiais sobre a saúde financeira do seu banco

Veja como checar dados oficiais sobre a saúde financeira do seu banco

Ferramentas do Banco Central e indicadores públicos ajudam a identificar fake news e tomar decisões seguras
L
Juliano Justo - Repórter da EBC

Corinthians x Arsenal: final mundial feminina acontece em Londres

Brabas enfrentam campeãs europeias no Emirates Stadium em busca do título inédito da Copa das Campeãs da Fifa, o maior desafio da história do clube.
L
Hoje é Dia: fevereiro de 2026 reúne Carnaval, saúde e marcos históricos

Hoje é Dia: fevereiro de 2026 reúne Carnaval, saúde e marcos históricos

Calendário do mês destaca folia, campanhas de conscientização, datas religiosas, conquistas sociais e acontecimentos históricos que ajudam a entender o presente.
L
Ucrânia aguarda posição dos EUA sobre negociações de paz

Ucrânia aguarda posição dos EUA sobre negociações de paz

Zelensky diz esperar novas reuniões diplomáticas na próxima semana
L
PM de São Paulo terá atendimento especial a mulheres durante o Carnaval

PM de São Paulo terá atendimento especial a mulheres durante o Carnaval

Policiais femininas vão atuar no acolhimento de vítimas de importunação e no combate a agressões
L
Corinthians enfrenta Arsenal na final inédita da Copa das Campeãs da Fifa

Corinthians enfrenta Arsenal na final inédita da Copa das Campeãs da Fifa

Brabas buscam título histórico contra estrelas do futebol europeu em decisão na Inglaterra
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.