TERÇA-FEIRA, 23/09/2025

ENVELHECER: Faça as pazes com a sua idade e veja como envelhecer sem crises

É preciso aprofundar o debate sobre o medo do envelhecimento, desnaturalizar os preconceitos por idade e fazer as pazes com o espelho

Publicado em 

Richard Assis

Envelhecer é (ou ao menos deveria ser) um processo natural da vida – afinal, só não envelhece quem morre jovem, não é mesmo? O que se constata, porém, é um temor geral à ideia de somar anos à idade. O envelhecimento sempre foi visto como uma espécie de desvantagem da qual se deve fugir a todo custo, e a pandemia do novo coronavírus evidenciou ainda mais a velhofobia da sociedade.

Quem explica o termo é a escritora e antropóloga Mirian Goldenberg, professora titular do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), que estuda sobre envelhecimento há mais de 20 anos .

“Velhofobia, etarismo ou ageísmo é a discriminação e a violência generalizada contra pessoas mais velhas. Todo mundo tem medo e pânico de envelhecer, sobretudo aqui no Brasil, porque isso significa não só perder status e prestígio social, mas também se tornar invisível – não ser mais visto, ouvido, nem levado em conta”, explica.

"Numa cultura em que envelhecer é uma espécie de morte simbólica, obviamente temos medo de envelhecer"  MIRIAN GOLDENBERG

Segundo a antropóloga, discursos, tabus e estereótipos velhofóbicos identificam a pessoa mais velha como um ser inútil e inválido, o que legitima e perpetua um leque de violências simbólicas. “Esses estigmas prejudicam totalmente a saúde física e mental e a liberdade das pessoas velhas a viverem a própria vida. Chega uma fase em que se começa a perguntar: ‘Será que posso, será que não posso?’. Passamos a perder nossa autonomia de decidir o que realmente queremos. Os preconceitos nos obrigam a viver uma vida que não é a nossa e a nos transformarmos em pessoas que não somos”, reflete.

Fazendo as pazes com o tempo e o espelho

Enquanto fala ao telefone de bermuda, chinela e uma invejável coleção de tatuagens pelo corpo, Alessandra Nahra demonstra ter alcançado a glória de se sentir confortável na própria pele apesar de números no RG. Mas nem sempre foi assim. Quando percebeu que estava adentrando as portas da meia idade, a jornalista e empreendedora gaúcha de 52 anos entrou em uma crise existencial. “Foi um certo choque, porque eu achava que estava ficando velha. Rolou um certo pavor. Passei um tempão sem querer dizer a idade que tinha. Quando fiz 50 anos, pensei: ‘É melhor ficar velha do que morrer, então vamos nessa'”, recorda.

Alessandra aceitou a impermancência das coisas, fez as pazes com o tempo, ressignificou o envelhecer, aprendeu a amar cada vez mais o que via no espelho e descobriu que é possível encontrar prazer, aprendizado e propósito em todas as fases da vida. “Continuo sendo eu. Não acho que, porque eu tenho 52 anos, eu tenho que mudar. Sou a mesma pessoa. Se buscamos viver uma boa vida, chegamos a essa fase com muito mais energia e curiosidade pelo mundo, ainda que o nosso corpo esteja mudando e isso cause certo estranhamento”, defende.

Para a empreendedora, é fundamental se manter ativa para que o corpo não envelheça antes da cabeça. Cultivar bons hábitos, como manter uma alimentação equilibrada, praticar hobbies , fazer exercícios físicos, estar constantemente em contato com a natureza e “construir um mundo interno saudável e rico” por meio de práticas meditativas, pode tornar o envelhecimento um processo mais leve, natural e tranquilo.

Uma bela velhice

Aos 69 anos, esbanjando charme, energia e bom-humor, Mercês Parente é o retrato perfeito da pessoa que aprendeu a viver uma bela velhice, pois, como ela mesma diz, “não preciso de rótulos.” A brasiliense pula carnaval fantasiada dos pés à cabeça, frequenta as baladas e inferninhos da cidade, toma seus porres e dança com amigos poetas nos barzinhos, paquera quando sente vontade, gosta de estudar Kama Sutra e tem um kit de sexy toys que tem feito boa e proveitosa companhia durante o isolamento, segundo ela.

"Tenho rugas e marcas na pele – e não removeria nenhuma sequer do meu rosto. Se eu as removesse, estaria tirando um instante, um segundo, uma emoção que vivi" MERCÊS PARENTE

Para além de alguns olhares de censura e da necessidade de se adequar às expectativas impostas às pessoas da terceira idade, Mercês prefere se manter fiel a si e ao propósito de viver intensamente até o último dia. “O preconceito vai se agravando com o tempo, e não ligo, sempre fui desencanada. Sou contra esse conservadorismo hipócrita e estúpido que estão tentando reacender na sociedade”, afirma. “Tenho anos, mas não sou velha: eu vivo o momento, a emoção e os amores. A gente sabe que a morte vai chegar. Mas morrer por antecipação por causa do preconceito de envelhecer… Aí é um absurdo”, defende.

Envelhecendo sem crise

Para Goldenberg, o primeiro passo para um envelhecer sem crise é compreender que o rótulo da idade não deve determinar quem se é e o que se pode fazer. “Continuaremos amando, criando e aprendendo, independentemente dos nossos anos. Isso é importante: não nos aposentarmos de nós mesmos por causa da etiqueta da idade”, defende.

Por fim, é preciso buscar uma vida com significado, sem abdicar das vontades e projetos pessoais. “O mais importante é viver com propósito, ter amigos que nos apoiam e aprender a dizer não para os preconceitos e as violências. E sobretudo, viver o momento presente. Não ficar remoendo o passado, nem com grandes expectativas sobre o futuro. Viver plenamente o presente, um dia de cada vez. Acredito que esse seja o segredo para inventar uma boa velhice”, conclui.

 

.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

“Eu Capitu” chega a Porto Velho para dar voz às mulheres e provocar reflexões pelo olhar feminino

“Eu Capitu” chega a Porto Velho para dar voz às mulheres e provocar reflexões pelo olhar feminino

Espetáculo baseado em Dom Casmurro discute violência de gênero e promove oficinas gratuitas com artistas locais.
L

Agenda News: Fim de semana no Grego Original tem happy hour, feijoada com rock e festa flashback

De sexta a sábado, o Grego Original Pub oferece música ao vivo, feijoada e uma viagem sonora pelas décadas que marcaram gerações.
L
Lutador brasileiro de jiu-jitsu impede furto de corrente na Espanha e viraliza nas redes

Lutador brasileiro de jiu-jitsu impede furto de corrente na Espanha e viraliza nas redes

Gabriel Souza Galindo, do Rio de Janeiro, imobilizou o ladrão em Barcelona; vídeo já ultrapassa 3,5 milhões de visualizações.
L
Teste de DNA comprova filha secreta de Freddie Mercury e biografia revela detalhes inéditos

Teste de DNA comprova filha secreta de Freddie Mercury e biografia revela detalhes inéditos

Autora Lesley-Ann Jones confirma exame e filha, chamada apenas de “B”, fala pela primeira vez sobre sua relação com o cantor.
L

Castelo Infinito | Pré-venda libera ingressos e brinde exclusivo no Cine Araújo Porto Velho

Fãs já podem garantir o ingresso e levar para casa um mini pôster especial, disponível apenas para compras presenciais durante a pré-venda.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Leitura Finalizada: O céu vai ter que esperar!

Resenha de uma história sobre amor, morte e tudo o que vem depois.
L

Dois padrões climáticos distintos trarão chuvas para Rondônia já nas próximas 24 horas

De acordo com a MetSul Meteorologia, essa intensificação é resultado da aproximação de uma frente fria.
L

Jovem News: Entrevista com Evangelista Kleivin

Prepare-se para um bate-papo que vai além das palavras e mostra como a fé pode se transformar em ação concreta nas ruas da cidade.
L
MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação publicou um edital para regulamentar a oferta de vagas não preenchidas no Fies por faculdades particulares.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa participa da entrega de certificados da Escola do Legislativo em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa da entrega de certificados da Escola do Legislativo em Guajará-Mirim

Cursos em Preparação para o Mercado de Trabalho, Orientação Vocacional e Inteligência Financeira formaram 49 alunos, promovendo qualificação profissional e educação financeira.
L
Obras da nova garagem do 6º BPM em Guajará-Mirim são acompanhadas pela deputada Dra. Taíssa

Obras da nova garagem do 6º BPM em Guajará-Mirim são acompanhadas pela deputada Dra. Taíssa

Estrutura, viabilizada por emenda e Indicação nº 8183/24, garantirá melhores condições de trabalho para a Polícia Militar e mais segurança à população.
L
Cláudia de Jesus cobra atendimento humanizado a pacientes do interior em Porto Velho

Cláudia de Jesus cobra atendimento humanizado a pacientes do interior em Porto Velho

Deputada solicitou à Sesau oferta de refeições, espaços de descanso e acolhimento para moradores do interior que buscam tratamento médico na capital.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia Duelo de Laço em Vila da Penha e destaca a força do agro em Rondônia

Deputada Dra. Taíssa prestigia Duelo de Laço em Vila da Penha e destaca a força do agro em Rondônia

Evento tradicional reuniu cavaleiros, famílias e comunidade no distrito de Porto Velho; deputada ressaltou importância do agro para a cultura e economia do estado.
L
Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Obra aguardada há décadas contou com R$ 2 milhões de emenda da deputada Dra. Taíssa e R$ 5 milhões do Governo de Rondônia, transformando a vida da comunidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR prende foragido vendendo drogas em frente de distribuidora

BPTAR prende foragido vendendo drogas em frente de distribuidora

Durante a revista pessoal, os policiais encontraram 18 porções de cocaína.
10
Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona sul

Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona sul

O crime aconteceu na Rua Melquias Nabuco, bairro Cidade Nova.
12
Trabalhador é atacado a tiros por criminosos encapuzados em chácara atrás de presídio

Trabalhador é atacado a tiros por criminosos encapuzados em chácara atrás de presídio

O homem baleado foi socorrido em uma caminhonete particular e levado ao Hospital João Paulo II.
14
Equipe do sargento Machado prende traficante com drogas e simulacros na zona Leste

Equipe do sargento Machado prende traficante com drogas e simulacros na zona Leste

O flagrante ocorreu na Rua Caetano Donizete, bairro Aponiã.
12
Igreja católica no bairro Areia Branca é invadida e furtada

Igreja católica no bairro Areia Branca é invadida e furtada

Suspeito acaba agredido por moradores
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho entrega seis novas voadeiras para comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeitura de Porto Velho entrega seis novas voadeiras para comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Investimento de R$ 825 mil, via emenda da deputada Cristiane Lopes, reforça atendimentos de saúde, vacinação e urgência em regiões isoladas.
L

Governo do Brasil cria linha de crédito para liquidar dívidas de produtores rurais prejudicados por eventos adversos

Resolução que oficializa a medida foi publicada nesta segunda-feira (22/9) no Diário Oficial da União
L
Governo de Rondônia assume liderança no combate ao desmatamento da Amazônia Legal

Governo de Rondônia assume liderança no combate ao desmatamento da Amazônia Legal

Sedam, por meio do secretário Marco Antonio Lagos, passa a coordenar estratégias regionais de enfrentamento ao desmatamento no GCF Brasil.
L

Fies: publicado edital para oferta de vagas remanescentes

Mantenedoras de instituições privadas de ensino superior têm de 1º a 8 de outubro para preencher as informações necessárias à participação
L

EUA sancionam família de Alexandre de Moraes e acusam ministro de “censura opressiva”

Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou novas sanções sob a Lei Magnitsky contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF, e a empresa Lex, acusando Alexandre de Moraes de liderar uma campanha de censura no Brasil.
L

Nota de Pesar: Poliana Oliveira Aguiar

A cerimônia será realizada na Capela Três Marias da Funerária São Cristóvão, Av. Gov. Jorge Teixeira, 2633 – Liberdade.
L
José Vidal Hilgert

Em memória de José Vidal Hilgert

Vidal foi a mente brilhante que criou o FEFA Fundo de Erradicação da Febre Aftosa.
L
por-que-o-governo-trump-quer-ligar-o-uso-de-tylenol-ao-autismo-em-criancas-e-por-que-especialistas-contestam

Por que o governo Trump quer ligar o uso de Tylenol ao autismo em crianças, e por que especialistas contestam

Comunicado da Casa Branca reacende debate científico sobre a segurança do paracetamol na gravidez, enquanto especialistas e entidades médicas reforçam que não há provas de que o medicamento cause autismo.
L
Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Lucratividade é diretamente proporcional à capacidade que o produtor tem em transformar o bovino de corte em retorno financeiro. 
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.