QUARTA-FEIRA, 25/03/2026

Em destaque

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional

Instituto de Previdência recebe certificação nível máxima de Programa de Modernização

Publicado em 

Autor – Jéssie Dias

Em 2022 no ano em que  o Instituto de Previdência dos servidores públicos do Estado de Rondônia – Iperon  completou 38 anos de criação, as comemorações aconteceram com trabalho e reconhecimento.

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

REESTRUTURAÇÃO

A aprovação do projeto de reestruturação administrativa do Iperon foi considerada um grande passo para os servidores do Instituto, assim como algumas alterações pontuais no Plano de Carreira, Cargos e Remuneração – PCCR, que teve como objetivo principal,  promover as adequações necessárias no âmbito organizacional da Autarquia.

 NÍVEL IV DO PRÓ-GESTÃO

O Iperon foi certificado com o nível IV do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – Pró-Gestão RPPS, é o primeiro ente estadual a receber a certificação do máximo nível.

O Instituto recebeu, neste ano a certificação com o grau máximo, Nível IV. Para obter esse grau de certificação são avaliadas três dimensões que representam os pilares da modernização da gestão. São elas: controle interno, governança corporativa e educação previdenciária, somando um total de 24 ações, neste intermédio, foram necessárias 167 atividades, todas alcançadas com êxito pelo Iperon.

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

Iperon é o único ente estadual a receber a certificação do nível máximo

EVENTOS ANUAIS

Abril Verde

A comemoração dos 38 anos do Iperon, o anual projeto “Abril Verde” contou com a presença da Banda Combo da Polícia Militar e homenagem aos servidores, gestores e conselheiros. Além disso, compondo a educação previdenciária, foram publicados vídeos informativos sobre o Instituto nas redes sociais, disseminando a informação previdenciária e encerrando o mês de abril.

CICLOS DE PALESTRAS

Com o tema, Os desafios e avanços na gestão do RPPS do Estado de Rondônia,  foi realizado no mês de julho o VIII Ciclo de Palestras. O evento contou com a participação dos servidores e a participação de representantes de Institutos de previdência municipais do Estado. Foram dois dias com a oficina “Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS com suporte na Contabilidade”, e com uma palestra trazendo inovação por meio do tema “Evolução dos sistemas de informação no âmbito do Iperon”, em que os analistas do Instituto explicaram e tiraram dúvidas aos presentes sobre o suporte e tecnologia usada. Encerrando o ciclo, a palestra sobre Pró-Gestão, os avanços e a implantação, realizada pela presidente do Iperon Maria Rejane Sampaio e pelo assessor Almério Rodrigues, oportunidade em que ambos explicaram como o Instituto chegou ao nível IX, a governança corporativa, os riscos e a transparência do Instituto nesse trabalho, incentivando, assim, os servidores de Institutos presentes, a adotarem a certificação.

FÓRUM PREVIDENCIÁRIO

O VI Fórum Previdenciário do Iperon retornou de forma presencial e contou com palestrantes de renome no âmbito da previdência. A edição desse ano teve como tema “A Modernização do RPPS de Rondônia”.

O evento faz parte do projeto de educação previdenciária do Iperon e contou com mais de 200 participantes, entre servidores, segurados, acadêmicos e sociedade.

Contou com a participação de doze palestrantes, além das apresentações e rodas de conversa, foi realizada também a Oficina “CadPrev”.

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

VI Fórum Previdenciário do Iperon contou com a presença de servidores, segurados e sociedade

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Pela primeira vez em formato híbrido, a Autarquia realizou a 8ª audiência pública, evento anual que tem o objetivo de prestar contas aos servidores, segurados e sociedade em geral.  Foram apresentados o relatório de governança, de avaliação atuarial  e o relatório da carteira de investimentos.

Servidores, segurados e sociedade participaram de forma presencial, no Auditório do Ministério Público de Rondônia e de forma remota através do canal do YouTube do Iperon, foram contabilizadas 273 visualizações e inúmeras perguntas enviadas via chat e respondidas no mesmo instante, na audiência.

PRÊMIOS

Premiado pelo segundo ano consecutivo pela Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios – Aneprem. Neste ano o Instituto foi classificado em 4° lugar no prêmio “Inovação Previdenciária” em nível nacional, recebendo prêmio pelo projeto “Integração aos Novos Estagiários”, em que os estudantes são recebidos e orientados sobre a Autarquia, projetos, ações e participação na Instituição.

Conquistou também o prêmio de Boas Práticas de Gestão de Governança em 2022, levando o 3° lugar na categoria Estados. O prêmio é considerado o Óscar da previdência nacional; institutos de todo o País participam.

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

Iperon é premiado em 3º lugar na categoria Boas Práticas de Governança, na categoria Estado

CAMPANHAS

Com ações promovidas, pensando na saúde física e mental dos servidores, segurados e sociedade; o Iperon tem no calendário anual de eventos, ações voltadas a campanhas de incentivo e conscientização, sendo realizadas nos meses em que os temas apresentem maior evidência, como o Janeiro Branco, Maio Amarelo, Junho Vermelho e Lilás, Outubro Rosa, Novembro Azul. As ações são feitas com o objetivo de acolhimento e informação.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza as ações do Instituto “nosso resultado positivo na previdência do Estado vem da busca do equilíbrio financeiro e atuarial e a aproximação com os segurados, essas ações vêm trazendo bons frutos aos nossos servidores e segurados, contribuindo para um crescimento do Estado”, pontuou.

PROJETOS

Iperon Sustentável

Neste ano o andamento de projetos já consolidados no Instituto continuou, entre eles o Iperon Sustentável. A Autarquia está ampliando este trabalho e eliminando o uso de descartáveis na rotina, executando também, projetos na realização de práticas mais sustentáveis, entre elas a economia na energia elétrica, o melhor uso das impressões, a doação de toners e a participação na campanha “Tampinhas e Lacres de Amor”, em parceria com Associação Voluntária de Combate ao Câncer em Porto Velho.

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

Práticas sustentáveis no dia a dia dos servidores

Preparando para a Aposentadoria e Humanizando a Aposentadoria

Anualmente são promovidos os projetos “Preparando para a Aposentadoria”, que é direcionado aos servidores do Estado que estão prestes a se aposentar e o “Humanizando a Aposentadoria”, em que os segurados são convidados a participar de um dia especial voltado a atividades recreativas e positivas sobre a nova fase da vida. Neste ano, houve a participação nas palestras motivacionais e informativas de servidores e segurados de diversas órgãos.

Descomplica Iperon

O “Descomplica Iperon” é uma ação elaborada pelos setores de Comunicação e Ouvidoria com a produção de vídeos aos segurados esclarece de forma rápida e fácil temas previdenciários. A proposta da realização deste projeto levou em consideração as dúvidas dos segurados recebidas por e-mails, mensagens e ligações feitas à Ouvidoria.

O projeto foi premiado em 3° lugar na categoria Inovação no ano de 2021, o prêmio foi realizado pela Aneprem.

Melhores do Ano

A primeira edição do “Prêmio Melhores do Ano” foi realizada em 2022, com o objetivo de valorização do servidor do Iperon, foi criada a premiação, foram 10 categorias. A votação foi realizada de forma interna pelos servidores e revelado os vencedores em uma noite de comemoração na semana, em que é comemorado o dia do servidor público. As categorias foram organizadas desde servidor destaque a servidor terceirizado.

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

Primeira edição do prêmio Melhores do Ano

Integração aos Novos Estagiários

A “Integração aos Novos Estagiários” foi elaborada com o intuito de apresentar o Iperon aos novos estagiários. Os estudantes são recebidos e orientados sobre a Autarquia; projetos, ações e participação na Instituição. O projeto foi premiado neste ano em 4° lugar na categoria relacionamento com a sociedade, promovida pela Aneprem.

Servidores em Aposentadoria

Com o intuito de homenagear e reconhecer o trabalho dos servidores do Instituto que estão se aposentando, neste ano foi também idealizado o projeto “Servidores em Aposentadoria”. O projeto é um ritual que simboliza o encerramento do ciclo profissional dos servidores do Iperon, reunindo seus chefes, colegas de trabalho e a família para comemoração da chegada de sua aposentadoria, encerrando assim um ciclo, principalmente porque a aposentadoria é um momento decisivo na vida dos servidores, neste momento o trabalhador deixa sua rotina diária de serviço na instituição, a qual faz parte e passa a conviver mais com a família; também com outra realidade financeira e emocional.

Iperon Perto de Você

Ainda, como forma de levar informações e tirar dúvidas de aposentados, pensionistas e servidores, em 2022 foi criado o projeto “Iperon Perto de Você”, onde o Instituto disponibiliza um grupo de servidores de alguns setores aptos a esclarecerem dúvidas sobre os assuntos mais recorrentes; como recadastramento, certidão de tempo de contribuição, averbação, cálculos e pagamentos, benefícios previdenciários, perícias e avaliação médica, gestão do RPPS estadual e projetos de educação previdenciária.

Este Projeto teve início em Porto Velho e durante o mês de dezembro passou pelas cidades de Guajará-Mirim, Vilhena e Ji-Paraná. A intenção da Autarquia é alcançar outras cidades de Rondônia no próximo ano, visando contribuir e auxiliar informações sobre direitos e deveres de todos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Fonte de Vida: Entrevista com Maria Inês Soares de Oliveira e Carlos Henrique Gomes de Sousa

participação de profissionais com experiência técnica e institucional amplia o debate, trazendo uma visão mais aprofundada sobre os desafios e oportunidades dessa nova fase.
L

Estreias da semana: Cine Araújo traz novidades e promoção especial

Novos filmes chegam às telonas com destaque para títulos variados e promoção “Todos Pagam Meia”, que garante ingressos com desconto durante toda a semana.
L

Giro News: Ulisses Santos fala sobre proteção veicular e segurança automotiva

Com a crescente preocupação com segurança e custos no trânsito, a proteção veicular surge como uma opção relevante, especialmente para quem busca economia sem abrir mão de suporte em situações inesperadas.
L
Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa neste sábado

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa neste sábado

Ministério da Saúde distribui 15,7 milhões de doses para imunização de grupos prioritários nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul; mobilização busca conter avanço de casos graves de síndrome respiratória aguda.
L

In Foco Podcast: Silvia Cristina fala sobre trajetória, câncer e Senado

Com uma atuação reconhecida especialmente na luta em favor de pacientes com câncer, Silvia Cristina se tornou uma das vozes mais conhecidas dessa pauta em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cristiane Lopes aceita convite de Léo Moraes e disputa reeleição a deputada federal pelo Podemos

Cristiane Lopes aceita convite de Léo Moraes e disputa reeleição a deputada federal pelo Podemos

Parlamentar reforça parceria com prefeito de Porto Velho e projeta ampliação de investimentos e políticas públicas em Rondônia.
L
Lula defende parcerias com a China para transferência de tecnologia

Lula defende parcerias com a China para transferência de tecnologia

Em visita à fábrica de trens CRRC em Araraquara, presidente destaca importância de investimentos estrangeiros para qualificação profissional; BNDES anuncia aporte de R$ 5,6 bilhões para projetos de mobilidade urbana em São Paulo.
L
Rosária Helena conduz abertura histórica do Pacto Legislativo em Rondônia

Rosária Helena conduz abertura histórica do Pacto Legislativo em Rondônia

Evento da UCAVER reúne principais lideranças políticas em Porto Velho e consolida nova fase de integração, capacitação e fortalecimento das câmaras municipais no estado.
L
Senado aprova projeto que criminaliza a misoginia com pena de até 5 anos

Senado aprova projeto que criminaliza a misoginia com pena de até 5 anos

Proposta aprovada por unanimidade insere o ódio contra mulheres na Lei do Racismo; texto define o crime como conduta que exterioriza aversão ao gênero feminino e segue para análise da Câmara dos Deputados.
L
Governo regulamenta ensino da Lei Maria da Penha na educação básica

Governo regulamenta ensino da Lei Maria da Penha na educação básica

Portaria assinada pelos ministérios da Educação e das Mulheres prevê inclusão de conteúdos sobre prevenção à violência contra a mulher nos currículos escolares; medida visa formar novas gerações baseadas no respeito e na equidade de gênero.
L
Publicidade

POLÍCIA

Vendedor de internet é espancado durante assalto na zona norte de Porto Velho

Vendedor de internet é espancado durante assalto na zona norte de Porto Velho

Vítima foi agredida por quatro criminosos após tentar esconder celular no bairro Costa e Silva; ferido, o trabalhador buscou socorro no prédio do Ibama, na Avenida Jorge Teixeira, sendo atendido por uma equipe do Samu.
16
Grave acidente envolvendo motociclista de aplicativo deixa ferido na zona leste

Grave acidente envolvendo motociclista de aplicativo deixa ferido na zona leste

Condutor de 125 cilindradas foi atingido por veículo que avançou a preferencial no cruzamento da Rio Madeira com a Rua Caparari; após o impacto, a vítima foi projetada contra um caminhão parado na via transversal.
12
Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Ação do 5º Batalhão na manhã desta quarta-feira (25) desarticula ponto de venda de entorpecentes no bairro Socialista; policiais localizaram porções de drogas prontas para comercialização e uma pequena plantação de maconha no local.
14
Justiça condena 14 por organização criminosa em RO

Justiça condena 14 por organização criminosa em RO

Sentença da 1ª Vara Criminal, após denúncia do MPRO, reconhece atuação de facção em Ouro Preto do Oeste e Mirante da Serra entre 2019 e 2023.
16
Colisão entre motocicletas deixa dois feridos graves em cruzamento

Colisão entre motocicletas deixa dois feridos graves em cruzamento

Acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (24) na Rua Marechal mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar; vítimas foram socorridas em estado delicado após forte impacto lateral entre os veículos.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação de Outorga: CESAR CASSOL PARTICIPACOES LTDA

TERMO OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Recebimento da Licença Ambiental: EMAM – EMULSÕES E TRANSPORTES LTDA

Licença de Operação Nº 016.00030.003/2026-SUL
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental Simplificada (LAS): ESTOFADOS MOURA LTDA

Renovação da Licença Ambiental Simplificada (LAS).
L
FUP defende que transição energética fortaleça estatais e gere empregos

FUP defende que transição energética fortaleça estatais e gere empregos

Federação alerta que processo não pode repetir modelos excludentes e deve servir como alavanca para a reindustrialização do país; coordenador destaca necessidade de soberania e qualificação profissional em painel no Rio de Janeiro.
L