SÁBADO, 13/09/2025
Publicidade
SICRED

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional

Instituto de Previdência recebe certificação nível máxima de Programa de Modernização

Publicado em 

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional - News Rondônia

Autor – Jéssie Dias

Em 2022 no ano em que  o Instituto de Previdência dos servidores públicos do Estado de Rondônia – Iperon  completou 38 anos de criação, as comemorações aconteceram com trabalho e reconhecimento.

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional - News Rondônia

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

REESTRUTURAÇÃO

A aprovação do projeto de reestruturação administrativa do Iperon foi considerada um grande passo para os servidores do Instituto, assim como algumas alterações pontuais no Plano de Carreira, Cargos e Remuneração – PCCR, que teve como objetivo principal,  promover as adequações necessárias no âmbito organizacional da Autarquia.

 NÍVEL IV DO PRÓ-GESTÃO

O Iperon foi certificado com o nível IV do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – Pró-Gestão RPPS, é o primeiro ente estadual a receber a certificação do máximo nível.

O Instituto recebeu, neste ano a certificação com o grau máximo, Nível IV. Para obter esse grau de certificação são avaliadas três dimensões que representam os pilares da modernização da gestão. São elas: controle interno, governança corporativa e educação previdenciária, somando um total de 24 ações, neste intermédio, foram necessárias 167 atividades, todas alcançadas com êxito pelo Iperon.

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional - News Rondônia

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

Iperon é o único ente estadual a receber a certificação do nível máximo

EVENTOS ANUAIS

Abril Verde

A comemoração dos 38 anos do Iperon, o anual projeto “Abril Verde” contou com a presença da Banda Combo da Polícia Militar e homenagem aos servidores, gestores e conselheiros. Além disso, compondo a educação previdenciária, foram publicados vídeos informativos sobre o Instituto nas redes sociais, disseminando a informação previdenciária e encerrando o mês de abril.

CICLOS DE PALESTRAS

Com o tema, Os desafios e avanços na gestão do RPPS do Estado de Rondônia,  foi realizado no mês de julho o VIII Ciclo de Palestras. O evento contou com a participação dos servidores e a participação de representantes de Institutos de previdência municipais do Estado. Foram dois dias com a oficina “Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS com suporte na Contabilidade”, e com uma palestra trazendo inovação por meio do tema “Evolução dos sistemas de informação no âmbito do Iperon”, em que os analistas do Instituto explicaram e tiraram dúvidas aos presentes sobre o suporte e tecnologia usada. Encerrando o ciclo, a palestra sobre Pró-Gestão, os avanços e a implantação, realizada pela presidente do Iperon Maria Rejane Sampaio e pelo assessor Almério Rodrigues, oportunidade em que ambos explicaram como o Instituto chegou ao nível IX, a governança corporativa, os riscos e a transparência do Instituto nesse trabalho, incentivando, assim, os servidores de Institutos presentes, a adotarem a certificação.

FÓRUM PREVIDENCIÁRIO

O VI Fórum Previdenciário do Iperon retornou de forma presencial e contou com palestrantes de renome no âmbito da previdência. A edição desse ano teve como tema “A Modernização do RPPS de Rondônia”.

O evento faz parte do projeto de educação previdenciária do Iperon e contou com mais de 200 participantes, entre servidores, segurados, acadêmicos e sociedade.

Contou com a participação de doze palestrantes, além das apresentações e rodas de conversa, foi realizada também a Oficina “CadPrev”.

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional - News Rondônia

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

VI Fórum Previdenciário do Iperon contou com a presença de servidores, segurados e sociedade

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Pela primeira vez em formato híbrido, a Autarquia realizou a 8ª audiência pública, evento anual que tem o objetivo de prestar contas aos servidores, segurados e sociedade em geral.  Foram apresentados o relatório de governança, de avaliação atuarial  e o relatório da carteira de investimentos.

Servidores, segurados e sociedade participaram de forma presencial, no Auditório do Ministério Público de Rondônia e de forma remota através do canal do YouTube do Iperon, foram contabilizadas 273 visualizações e inúmeras perguntas enviadas via chat e respondidas no mesmo instante, na audiência.

PRÊMIOS

Premiado pelo segundo ano consecutivo pela Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios – Aneprem. Neste ano o Instituto foi classificado em 4° lugar no prêmio “Inovação Previdenciária” em nível nacional, recebendo prêmio pelo projeto “Integração aos Novos Estagiários”, em que os estudantes são recebidos e orientados sobre a Autarquia, projetos, ações e participação na Instituição.

Conquistou também o prêmio de Boas Práticas de Gestão de Governança em 2022, levando o 3° lugar na categoria Estados. O prêmio é considerado o Óscar da previdência nacional; institutos de todo o País participam.

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional - News Rondônia

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

Iperon é premiado em 3º lugar na categoria Boas Práticas de Governança, na categoria Estado

CAMPANHAS

Com ações promovidas, pensando na saúde física e mental dos servidores, segurados e sociedade; o Iperon tem no calendário anual de eventos, ações voltadas a campanhas de incentivo e conscientização, sendo realizadas nos meses em que os temas apresentem maior evidência, como o Janeiro Branco, Maio Amarelo, Junho Vermelho e Lilás, Outubro Rosa, Novembro Azul. As ações são feitas com o objetivo de acolhimento e informação.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza as ações do Instituto “nosso resultado positivo na previdência do Estado vem da busca do equilíbrio financeiro e atuarial e a aproximação com os segurados, essas ações vêm trazendo bons frutos aos nossos servidores e segurados, contribuindo para um crescimento do Estado”, pontuou.

PROJETOS

Iperon Sustentável

Neste ano o andamento de projetos já consolidados no Instituto continuou, entre eles o Iperon Sustentável. A Autarquia está ampliando este trabalho e eliminando o uso de descartáveis na rotina, executando também, projetos na realização de práticas mais sustentáveis, entre elas a economia na energia elétrica, o melhor uso das impressões, a doação de toners e a participação na campanha “Tampinhas e Lacres de Amor”, em parceria com Associação Voluntária de Combate ao Câncer em Porto Velho.

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional - News Rondônia

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

Práticas sustentáveis no dia a dia dos servidores

Preparando para a Aposentadoria e Humanizando a Aposentadoria

Anualmente são promovidos os projetos “Preparando para a Aposentadoria”, que é direcionado aos servidores do Estado que estão prestes a se aposentar e o “Humanizando a Aposentadoria”, em que os segurados são convidados a participar de um dia especial voltado a atividades recreativas e positivas sobre a nova fase da vida. Neste ano, houve a participação nas palestras motivacionais e informativas de servidores e segurados de diversas órgãos.

Descomplica Iperon

O “Descomplica Iperon” é uma ação elaborada pelos setores de Comunicação e Ouvidoria com a produção de vídeos aos segurados esclarece de forma rápida e fácil temas previdenciários. A proposta da realização deste projeto levou em consideração as dúvidas dos segurados recebidas por e-mails, mensagens e ligações feitas à Ouvidoria.

O projeto foi premiado em 3° lugar na categoria Inovação no ano de 2021, o prêmio foi realizado pela Aneprem.

Melhores do Ano

A primeira edição do “Prêmio Melhores do Ano” foi realizada em 2022, com o objetivo de valorização do servidor do Iperon, foi criada a premiação, foram 10 categorias. A votação foi realizada de forma interna pelos servidores e revelado os vencedores em uma noite de comemoração na semana, em que é comemorado o dia do servidor público. As categorias foram organizadas desde servidor destaque a servidor terceirizado.

Ações desenvolvidas pelo Iperon se tornaram referência nacional - News Rondônia

Foto – Jéssie Dias e arquivo pessoal

Primeira edição do prêmio Melhores do Ano

Integração aos Novos Estagiários

A “Integração aos Novos Estagiários” foi elaborada com o intuito de apresentar o Iperon aos novos estagiários. Os estudantes são recebidos e orientados sobre a Autarquia; projetos, ações e participação na Instituição. O projeto foi premiado neste ano em 4° lugar na categoria relacionamento com a sociedade, promovida pela Aneprem.

Servidores em Aposentadoria

Com o intuito de homenagear e reconhecer o trabalho dos servidores do Instituto que estão se aposentando, neste ano foi também idealizado o projeto “Servidores em Aposentadoria”. O projeto é um ritual que simboliza o encerramento do ciclo profissional dos servidores do Iperon, reunindo seus chefes, colegas de trabalho e a família para comemoração da chegada de sua aposentadoria, encerrando assim um ciclo, principalmente porque a aposentadoria é um momento decisivo na vida dos servidores, neste momento o trabalhador deixa sua rotina diária de serviço na instituição, a qual faz parte e passa a conviver mais com a família; também com outra realidade financeira e emocional.

Iperon Perto de Você

Ainda, como forma de levar informações e tirar dúvidas de aposentados, pensionistas e servidores, em 2022 foi criado o projeto “Iperon Perto de Você”, onde o Instituto disponibiliza um grupo de servidores de alguns setores aptos a esclarecerem dúvidas sobre os assuntos mais recorrentes; como recadastramento, certidão de tempo de contribuição, averbação, cálculos e pagamentos, benefícios previdenciários, perícias e avaliação médica, gestão do RPPS estadual e projetos de educação previdenciária.

Este Projeto teve início em Porto Velho e durante o mês de dezembro passou pelas cidades de Guajará-Mirim, Vilhena e Ji-Paraná. A intenção da Autarquia é alcançar outras cidades de Rondônia no próximo ano, visando contribuir e auxiliar informações sobre direitos e deveres de todos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L
Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Oportunidades estão distribuídas em 19 cidades, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena; comércio concentra a maior parte das vagas.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Chamada é para candidatos dos programas “Unidos pela Educação” e “Unidos pela Educação Inclusiva”; assinatura do termo ocorre de 1º a 5 de setembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados podem ser presos no fim do ano se recursos forem rejeitados pelo STF, aponta reportagem de Andre Richter.
L

Sintonia 360 | Esporte, Saúde, Lazer e Cidadania com Everaldo Caetano

Um papo direto e inspirador sobre a força da atividade física na qualidade de vida, na integração comunitária e na formação cidadã. Dicas práticas, mitos e caminhos para começar hoje.
L

Amazônia, Gente e Justiça | Governança e Desafios na Amazônia – Dr. Erasmo Moreira de Carvalho

Nesta sexta-feira (12 de setembro), às 18h, uma conversa imperdível com o Dr. Erasmo Moreira de Carvalho, especialista em administração pública e políticas públicas.
L

Povoado Nerd | Entrevista com Daniel Almeida Silva

Empreendedor e “viciado em pipa”, Daniel Almeida Silva comanda a Daniel Pipas PVH e vive o universo das linhas, rabiolas e ventos desde cedo. No Povoado Nerd, vamos falar de paixão, técnica, mercado e segurança, do hobby que virou empresa e comunidade.
L

Fonte de Vida | Entrevista com Silvana Fontenele Xavier

No Fonte de Vida desta sexta, 12, às 16h, recebemos Silvana Fontenele Xavier. Nascida em Pedreiras, Maranhão, filha de Leimar Reais Xavier e Raimunda Nonata Fontenele, ela é servidora pública, auxiliar e técnica de enfermagem, enfermeira, casada, mãe de quatro filhos, avó de doze netos e bisavó de dois. Poetisa desde os 11 anos, já publicou três livros e tem paixão pelo trabalho com idosos em Porto Velho, no bairro Tancredo Neves.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Acompanhamento do vereador Márcio Pacele reforça importância da obra de drenagem no bairro Lagoa, que busca reduzir alagações e melhorar infraestrutura.
L
Câmara aprova realização de concurso público

Câmara aprova realização de concurso público

Vagas de analista e técnico legislativo na Câmara dos Deputados serão preenchidas por meio de novo concurso, autorizado por Hugo Motta.
L
Publicidade

POLÍCIA

Fugitivo é recapturado após escapar de cela em Vilhena

Fugitivo é recapturado após escapar de cela em Vilhena

Acusado de cárcere privado, homem foge de cela da Unisp na moto da vítima, mas é encontrado e preso novamente pela Polícia Militar.
14
Fugitivo de facção escapa de posto da PRF em RO

Fugitivo de facção escapa de posto da PRF em RO

Procurado por homicídio em MT, Rodrigo Abreu de Souza é preso em Rondônia, mas consegue escapar algemado de uma unidade da Polícia Rodoviária Federal.
12
Acidente fatal deixa dois mortos em Cerejeiras

Acidente fatal deixa dois mortos em Cerejeiras

Colisão entre carro e moto resultou na morte imediata de dois homens, incluindo Silvanei Alves da Cruz, de 33 anos, nas proximidades do município.
18
Adolescente mata a própria mãe com mata-leão

Adolescente mata a própria mãe com mata-leão

Adolescente de 13 anos confessa ter matado Samara Aparecida da Conceição com a ajuda do namorado e de outros dois menores em Colíder.
18
Motociclista atinge capivara e sofre acidente na BR 435

Motociclista atinge capivara e sofre acidente na BR 435

Homem de 40 anos foi encontrado ferido à beira da rodovia entre Colorado do Oeste e Cerejeiras, após colisão com o animal.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Centro Cultural Sesc Rondônia é inaugurado e marca novo capítulo para a arte no estado

Centro Cultural Sesc Rondônia é inaugurado e marca novo capítulo para a arte no estado

Com música, exposições, gastronomia e múltiplas expressões artísticas, o espaço se consolida como referência para fortalecer a identidade cultural rondoniense.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAMP): WESCLEY OJOPI GIL

Licença Ambiental de Médio Porte, Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L
Homem mata rival e atira contra namorada em MT

Homem mata rival e atira contra namorada em MT

Cleiton Michel Machado de Souza matou um homem a tiros e tentou atirar na própria namorada durante uma festa em Comodoro, no Mato Grosso.
18
Polícia Civil de Ji-Paraná prende homem com drogas e celular roubado

Homem ataca mulher e é preso em Vilhena

Acusado de cortar a mão e aplicar golpe mata-leão em garota de programa, suspeito se entrega à polícia após acreditar que a havia matado.
16
Ladrão é preso após furtar supermercado duas vezes

Ladrão é preso após furtar supermercado duas vezes

Homem flagrado em vídeos de segurança furtando picanha é detido ao tentar levar vodca do mesmo estabelecimento, em Vilhena.
12
Homem baleado morre após ser atacado em Vilhena

Homem baleado morre após ser atacado em Vilhena

José Lisboa Júnior, de 40 anos, foi atingido por tiro de “chumbeira” e faleceu dias depois em um hospital da cidade. O autor do disparo segue foragido.
18
Jovem é espancado por bando no residencial Orgulho do Madeira

Jovem é espancado por bando no residencial Orgulho do Madeira

Quando a guarnição chegou, encontrou a vítima caída bastante machucada, porém não quis informar quem seriam os agressores e muito menos a motivação.
14
Membros de facção são presos por duplo homicídio

Membros de facção são presos por duplo homicídio

Quatro suspeitos foram detidos em Juruena por matarem a tiros Daniel Lopes e Alex Almeida. Um dos criminosos é acusado de furto de moto em Vilhena.
16
Morte de empresário em Chupinguaia é investigada

Morte de empresário em Chupinguaia é investigada

A polícia investiga a morte de Miguel Beth Castilho Mamani, encontrado sem vida em sua casa, enquanto uma mulher é detida sob suspeita de envolvimento.
18
Motorista de aplicativo é roubado e sequestrado em Porto Velho

Motorista de aplicativo é roubado e sequestrado em Porto Velho

Criminosos renderam a vítima e a levaram para local desconhecido, roubando o carro e a forçando a fazer um Pix de mil reais.
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.