O prazo para que os candidatos pré-selecionados na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2026 complementem suas informações termina hoje, terça-feira (24), às 23h59. A fase de complementação de dados é realizada exclusivamente pelo site oficial do programa e é um passo obrigatório para quem deseja assegurar o financiamento em instituições de ensino superior privadas.
Durante este processo, o estudante deve confirmar detalhes como a composição familiar, o banco para contratação do crédito, o percentual de financiamento desejado e o valor da mensalidade. Para os beneficiários do Fies Social, esta é também a oportunidade de solicitar a cobertura de até 100% dos encargos educacionais, voltada a inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo.
Próximas etapas e validação
Após a conclusão do cadastro digital, o estudante possui um prazo de cinco dias úteis para validar as informações presencialmente ou via sistema na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade onde foi selecionado. É fundamental que o candidato verifique junto à instituição o formato de entrega dos documentos.
Vale ressaltar que os contemplados pelo Fies Social estão dispensados da comprovação de renda, desde que seus dados estejam atualizados no CadÚnico. No entanto, o comparecimento à CPSA para a validação das demais informações de cadastro continua sendo uma exigência do edital.
Lista de espera e vagas ofertadas
Quem não foi selecionado na chamada única ainda tem chances de ingressar no ensino superior. Os candidatos não convocados passam a compor automaticamente a lista de espera. A nova rodada de pré-seleção para preencher vagas remanescentes ocorrerá entre os dias 26 de fevereiro e 10 de abril.
| Dados do Fies 2026 | Quantidade |
| Vagas no 1º semestre | 67.301 |
| Instituições participantes | 1.421 |
| Cursos disponíveis | 19.834 |
| Total de vagas no ano | 112.168 |
Neste primeiro semestre, o programa mobilizou milhares de estudantes em todo o país. Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas após a lista de espera, o Ministério da Educação (MEC) poderá ofertá-las novamente na edição do segundo semestre de 2026.










































