O retorno das aulas na Universidade Federal de Rondônia (Unir) acontece na próxima segunda-feira (23), no campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho. A informação integra o calendário acadêmico aprovado pelo Conselho Superior Acadêmico (Consea) e marca o início do semestre 2026.1, que segue até o dia 15 de julho de 2026.
Diferente de anos anteriores, quando o período letivo teve ajustes e atrasos, o início das atividades na última semana de fevereiro indica maior organização e flexibilidade no planejamento acadêmico deste ano. A retomada reúne veteranos e calouros para mais um ciclo de desafios, metas e perspectivas profissionais.

Para muitos estudantes, o retorno representa a oportunidade de antecipar conteúdos e manter o ritmo de estudos dentro da ordem cronológica prevista. Outros já projetam o encerramento do semestre como etapa estratégica para investir na carreira, especialmente aqueles que se preparam para concursos públicos na área de Ciências Humanas.

É o caso do acadêmico Eduardo Rivero, do curso de Letras. Ele destaca a importância da universidade pública em sua formação. “Estar na Unir é uma oportunidade. Não preciso me preocupar com mensalidades, o que já é uma grande vantagem. Além disso, tenho a chance de me formar com mestres e doutores da maior e mais completa universidade pública de Rondônia”, afirma.
Com expectativa renovada, a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Rondônia (Unir) se prepara para um semestre que promete unir aprendizado, planejamento e construção de novos caminhos profissionais.
Para o estudante Ander, do curso de Arqueologia, que está na reta final do 8º período, o momento exige foco e maturidade. “Dentro da Unir o aluno não pode perder tempo. Aliás, dentro da instituição, ele tem toda a liberdade do mundo, mas o aluno esperto sabe que o tempo passa e que se ele não estiver atento fica para trás. Eu tento conciliar minha vida profissional e de estudante da melhor forma possível. Algumas vezes não estou bem, mas busco me fortalecer e dizer a mim mesmo que é para o meu bem e sigo em frente”, pontua.

O relato reforça o sentimento de responsabilidade que acompanha muitos acadêmicos nesta etapa decisiva da formação, especialmente aqueles que já projetam os próximos passos no mercado de trabalho ou na continuidade dos estudos. Até segunda ordem, as aulas no campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, da Universidade Federal de Rondônia (Unir) estão confirmadas para a próxima segunda-feira (23), conforme previsto no calendário acadêmico.



































