O prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 encerra-se nesta sexta-feira, 23 de janeiro. Esta edição apresenta a maior oferta de vagas da história do programa, com 274,8 mil oportunidades distribuídas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.
Uma das principais novidades deste ano é a flexibilidade na pontuação. Candidatos que participaram das edições de 2023, 2024 ou 2025 do Enem podem concorrer, desde que tenham concluído o ensino médio e não tenham tirado zero na redação. O sistema selecionará automaticamente a melhor média ponderada do candidato para cada curso escolhido.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O participante pode indicar até duas opções de curso, especificando a ordem de preferência. Além disso, é obrigatório o preenchimento de um cadastro socioeconômico no momento do registro.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), mais de 54% das vagas são reservadas para a Lei de Cotas e ações afirmativas, totalizando 148,9 mil postos para estudantes egressos de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. O curso de pedagogia lidera a oferta com 10.145 vagas disponíveis.
O governo também destacou o incentivo para as licenciaturas. Alunos matriculados nesses cursos poderão participar do programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que prevê um auxílio mensal de 1.050 reais durante toda a graduação. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro.











































