O ensino online segue como ferramenta estratégica para ampliar a qualificação de mão de obra em Rondônia em 2026. O Governo do Estado lançou o primeiro cronograma de cursos profissionalizantes remotos do ano letivo, por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).
As inscrições para os cursos profissionalizantes remotos podem ser realizadas até o próximo domingo (25), por meio do link disponibilizado no site oficial do Idep. As oportunidades contemplam todos os 52 municípios do estado, fortalecendo o acesso à educação profissional.
Para participar, é necessário ter idade mínima de 15 anos e escolaridade mínima de ensino fundamental incompleto. Os alunos que concluírem todas as atividades e avaliações receberão certificado. As aulas serão realizadas em uma plataforma gratuita de ensino e aprendizagem, em formato híbrido, com duas horas de atividades remotas e duas horas de interação na plataforma virtual.
Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os cursos profissionalizantes remotos têm papel relevante na política de qualificação profissional da gestão estadual. “O governo de Rondônia está levando capacitação profissional a todas as regiões nas salas de aula, seja por meio do ensino online ou pelas seis escolas móveis”, destacou.
Benefícios do ensino online
O ensino remoto oferece flexibilidade para que o aluno escolha quando e onde estudar, conciliando aprendizado com a rotina pessoal e profissional. Também proporciona economia, ao reduzir gastos com transporte e alimentação, além de estimular autonomia, autodisciplina e um ritmo de aprendizado personalizado.
Outro destaque é a variedade de cursos, que amplia as possibilidades de formação mesmo em regiões onde determinadas capacitações não estariam disponíveis presencialmente.
Tecnologia amplia acesso à qualificação
As vantagens do avanço tecnológico têm atraído estudantes que buscam atualização profissional. É o caso de Sivoneide Souza da Silva Almeida, de 51 anos, moradora do bairro Areal, na região central de Porto Velho. Atualmente cursando Técnico em Recursos Humanos, ela também investe na formação virtual. “Já fiz os cursos remotos de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Excel do Básico ao Avançado e Informática Básica Aplicada à Educação”, relatou.
De acordo com a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, os cursos presenciais são ofertados conforme a vocação econômica de cada região, enquanto os cursos profissionalizantes remotos permitem uma formação mais abrangente. “A proposta pedagógica visa oferecer a estudantes de diversas faixas etárias um amplo leque de oportunidades para se qualificar profissionalmente”, afirmou.
Cursos ofertados
Entre as opções disponíveis estão cursos nas áreas administrativa, educacional, tecnológica e de gestão, como Excel do Básico ao Avançado, Desenvolvimento Web, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Atendimento ao Público, Introdução à Inteligência Artificial, Fundamentos da Computação, Psicologia Organizacional, entre outros.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Rondônia em democratizar o acesso à educação profissional, utilizando o ensino remoto como aliado no desenvolvimento econômico e social do estado.






































