A educação profissional em Rondônia segue em expansão em 2026. No primeiro semestre do ano, o governo do estado lança 15 novos cursos técnicos voltados para Porto Velho, ampliando as oportunidades de qualificação profissional para a população.
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 19 a 28 de janeiro, conforme o Edital nº 3/2026 do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), onde constam todas as informações sobre vagas, critérios e cronograma.
De acordo com o edital, podem se inscrever candidatos que já concluíram ou que estejam cursando o ensino médio. É permitido concorrer a mais de um curso, porém a matrícula só poderá ser realizada naquele em que o candidato for classificado dentro do número de vagas ofertadas.
A lista de convocados para matrícula será divulgada no dia 6 de fevereiro, no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof) e no Portal do Governo de Rondônia. As aulas acontecerão na sede do Idep, localizada na Avenida Tiradentes, no Setor Industrial, e nos polos Rio Branco e Flora Calheiros, com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o lançamento dos novos cursos técnicos no início do ano letivo reforça os avanços do ensino profissionalizante no estado. “A educação profissional continua avançando e a gestão estadual trabalha de forma contínua com o objetivo de manter o desenvolvimento socioeconômico de Rondônia, um dos estados com a menor taxa de desemprego do Brasil”, ressaltou.
Inserção no mercado e novos empreendimentos
A educação profissional tem contribuído diretamente para os indicadores positivos da economia local. Em 2026, estudantes formados no ano anterior já colhem resultados concretos da qualificação técnica.
É o caso de Eliane das Chagas Régis, de 43 anos, formada no Curso Técnico em Administração em dezembro. Ela já abriu o próprio negócio em Porto Velho. “Estou administrando o meu empreendimento localizado no Bairro Nova Floresta, que comercializa cosméticos e doces”, comemorou a empreendedora, moradora do Bairro Caladinho.
Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a formação técnica acelera a entrada dos estudantes no mercado de trabalho. “O aprendizado é rápido e específico, garantindo ao estudante uma profissão, que inclusive é respaldada por conselhos de classe, porque o técnico passa a assinar e ser responsável pelos seus atos na profissão que abraçar”, destacou, acrescentando que os cursos ofertados contemplam diversas áreas estratégicas.
Cursos ofertados
-
Técnico em Marketing
-
Técnico em Secretaria Escolar
-
Técnico em Segurança do Trabalho
-
Técnico em Informática
-
Técnico em Administração
-
Técnico em Logística
-
Técnico em Edificações
-
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
-
Técnico em Recursos Humanos
-
Técnico em Guia de Turismo
-
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
-
Técnico em Programação de Jogos Digitais
-
Técnico em Comércio
-
Técnico em Eventos
-
Técnico em Hospedagem










































