Estudantes dos terceiros anos dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações, Química, Eletrotécnica e Informática do IFRO Campus Porto Velho Calama realizaram, entre os dias 29 e 30 de novembro, uma visita técnica ao Real Forte Príncipe da Beira e à comunidade quilombola de Santa Fé, em Costa Marques. A ação permitiu aos 38 participantes aprofundar conhecimentos sobre a história da colonização portuguesa e a resistência quilombola na região do Vale do Guaporé.
O Forte Príncipe da Beira, cuja construção começou em 1775 e foi inaugurado em 1783, é reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Iphan desde 1950. Durante a visita, os alunos exploraram aspectos arquitetônicos, a conservação do monumento e o sítio arqueológico, onde pesquisadores encontraram peças históricas como louças portuguesas, cerâmicas indígenas, vidros e metais.
Na comunidade quilombola de Santa Fé, os estudantes participaram de uma roda de conversa mediada pelo professor Cássio Alves Lus, com a presença da líder quilombola Mafalda da Silva Gomes, a Dona Mafalda. Durante o encontro, Cássio entregou sua dissertação de mestrado, que aborda a reconstrução do patrimônio histórico-cultural do quilombo a partir das memórias da comunidade.
O contato com os quilombolas permitiu aos estudantes conhecer os desafios atuais enfrentados pelas comunidades, como titulação de terras, acesso a políticas públicas e disputas ambientais, além de valorizar os saberes, práticas culturais e modos de vida preservados ao longo do tempo.
Para os alunos, a experiência foi enriquecedora. Maria Luisa Lôbo Gutierrez, do 3º ano B de Informática, destacou a importância de conhecer pessoas que lutam diariamente por seus direitos. Já Débora Ripardo Gomes Rodrigues, do 3º ano A de Química, ressaltou que a visita proporcionou vivências que conectam história, resistência e aprendizado técnico, mesmo diante das condições adversas, como a chuva.
A iniciativa evidencia a importância das visitas técnicas no processo educativo, promovendo o respeito à diversidade étnico-cultural e o fortalecimento da formação acadêmica dos estudantes do IFRO.









































