O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retificou o cronograma e adiou a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) 2025/2. A divulgação, prevista inicialmente para esta sexta-feira, 5 de dezembro, foi remarcada para a próxima sexta-feira, 12 de dezembro.
As provas do Enamed e Revalida foram aplicadas em 19 de outubro. Segundo o Inep, houve 92% de presença entre os mais de 96,6 mil inscritos confirmados.
Enamed e Inscrição no Enare
O Enamed é destinado a concluintes de graduação em medicina, mas também é aberto a médicos já formados. Os resultados do exame podem ser utilizados nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).
O cronograma retificado informa que o período para as instituições de ensino superior registrarem a presença na prova do Enamed vai até 11 de dezembro. Este registro é de responsabilidade do coordenador de curso de medicina e deve ser feito no Sistema Enade.
Etapas do Revalida
A aplicação e os resultados da 1ª etapa do Revalida 2025/2 subsidiam o processo de revalidação do diploma médico para profissionais formados no exterior. Os participantes desta etapa realizaram uma prova composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha.
Em 17 de novembro, o Inep já havia divulgado o resultado preliminar da análise dos diplomas enviados pelos candidatos. O resultado final da prova teórica será divulgado em 12 de dezembro. Os participantes que não enviaram a documentação comprobatória de conclusão de curso no período de 20 a 24 de outubro foram automaticamente reprovados e não poderão participar da próxima fase, que é a prova de habilidades clínicas.











































