Estudantes dos cursos de Letras-Espanhol e Letras-Inglês do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras (DALE) da Universidade Federal de Rondônia (Unir) deram início, na quarta-feira, (3) a um ciclo de seminários e apresentações de trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre de 2025.2. O “XX Seminário Repensando as Práticas de Ensino dos Cursos de Letras-Espanhol e Letras-Inglês”, traz como tema “Estágio Curricular Supervisionado: Experiências, Aprendizagens e Reflexões na Formação de Professores de Línguas Adicionais”. O seminário busca promover a integração entre a teoria e a prática de estudantes que estão no estágio curricular obrigatório nas instituições de ensino em Porto Velho (RO). O evento, que acontece há 20 anos, é organizado por docentes do DALE/Unir responsáveis pelo Estágio Curricular Supervisionado e pertencentes ao Núcleo de Ciências Humanas (NCH).

Na quarta, a programação iniciou-se com as apresentações de seminários, que ocorrerão até sexta-feira (05) com “mesa redonda”. Na abertura, além de contar com a participação dos docentes e acadêmicos envolvidos, houve a palestra da professora Dra. Andréia Dias de Almeida, coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Unir). A tutora trouxe para o centro das discussões o estágio e as novas exigências para a sala de aula já a partir do primeiro semestre do curso. A palestrante, que é do curso de Biologia, buscou ampliar o conhecimento em relação às novas perspectivas curriculares.

Em 2025, o DALE retomou o projeto realizado há 20 anos, expondo à comunidade acadêmica os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos dois cursos de línguas estrangeiras, oferecidos com exclusividade no campus “José Ribeiro Filho” da Universidade Federal de Rondônia. A professora Dra. Reny Maldonado, coordenadora do Estágio Curricular, destacou na abertura da programação a importância da iniciativa como preparação para a regência. “Estas experiências demonstram a capacidade dos nossos alunos de aplicar a teoria na prática da regência”.

Um dos princípios fundamentais do programa, conforme explicaram os coordenadores no evento que acontece no Departamento Acadêmico de Libras (D-LIBRAS), localizado no Campus da Unir, na BR-364, KM 9,5, é proporcionar aos estudantes uma oportunidade de expor as suas experiências práticas de campo. Para a acadêmica Lene Lobato, que está na sua segunda graduação, “o evento é uma necessidade, porque nele você mostra o que realmente aprendeu durante a teoria”, pontua.
Na prática, e sem temer o público! Assim ocorreu com a estudante Enezila Ramos, que a partir de 2026 entrará na reta final do curso de Letras-Espanhol. A cada ano, ela se supera em suas apresentações, principalmente no momento de maior tensão para os estudantes: a apresentação do tão temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A acadêmica segue firme no propósito da licenciatura e almeja integrar o quadro de docentes formados na Universidade Federal de Rondônia. Convidada a apresentar um trabalho prático, Enezila, que tem como coordenadora curricular a professora Dra. Djenane Alves, trouxe o tema: “Participação e Regência: a escola de práticas pedagógicas na aula de língua espanhola”. Para a aluna, a superação é sinônimo de um novo mundo. “Sair da zona de conforto exige coragem, mas recompensa com um universo mais vibrante. Aprender com quem já trilhou o caminho é enriquecedor, e a certeza de que sua jornada inspira outros é o maior incentivo”, disse.

No evento, os acadêmicos apresentaram, em cerca de uma hora, trabalhos que desenvolveram a partir das pesquisas dentro das instituições. Para muitos, a apresentação representa a chance de demonstrar a conexão entre teoria e prática. “É a oportunidade de unir a teoria das disciplinas à vivência que teremos com nossos futuros alunos”, enfatiza Aga Maria, estudante de Letras-Espanhol, prestes a se formar e a se tornar professora licenciada.
O evento “Práticas de Regência: Letras-Espanhol e Letras-Inglês” continua nesta quinta-feira (04) no auditório do D-LIBRAS. O seminário, que acontece das 14h às 18h, contará com a presença do Pró-Reitor de Graduação da Unir, Dr. Josué José de Carvalho Filho.











































