Instituições de ensino superior privadas têm um prazo curto para confirmar a participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026. A partir desta quinta-feira, 27 de novembro, até o dia 4 de dezembro, as instituições interessadas devem emitir e assinar o termo de adesão ao programa.
As regras e os procedimentos para a participação no processo seletivo estão detalhados no edital público (26/2025) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).
Como realizar a adesão
Os procedimentos necessários para a adesão das instituições devem ser realizados diretamente no Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), por meio do módulo chamado FiesOferta.
O termo de participação precisa ser assinado eletronicamente pelo representante legal da mantenedora da faculdade. Para isso, será utilizada a plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
O documento será emitido com as informações disponíveis no Cadastro e-MEC. É fundamental que as faculdades garantam que as informações de cadastro estejam compatíveis com os dados presentes no FiesOferta, permitindo assim a correta emissão e assinatura do termo.
O Fies é um programa federal que concede financiamento a estudantes de baixa renda para que possam cursar a graduação em instituições de educação superior privadas.










































