O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (17) o resultado preliminar da análise dos diplomas de formação médica para os candidatos que realizaram a primeira etapa da segunda edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2025/2).
A consulta deve ser feita na Página do Participante no Sistema Revalida do Inep. Para acessar o resultado, o candidato deve fazer login com a conta da plataforma Gov.Br.
É importante notar que o participante que não enviou qualquer diploma, certificado ou declaração de conclusão de curso entre 20 e 24 de outubro está automaticamente reprovado e será impedido de participar da próxima fase do exame, a prova de habilidades clínicas.
Recursos e Próximos Prazos
Candidatos que se sintam prejudicados pelo resultado da análise de seus diplomas podem interpor recurso a partir desta segunda-feira (17). O prazo final para a apresentação de recursos é a próxima sexta-feira (21).
O resultado final da análise da documentação será divulgado no dia 5 de dezembro. Se o diploma ou documento de conclusão de curso for reprovado nesta etapa final, o participante não poderá se inscrever na segunda etapa do Revalida 2025/2, mesmo que tenha atingido a nota mínima esperada nas provas teóricas.
Sobre o Revalida
O Revalida tem o objetivo de verificar se os médicos formados no exterior (estrangeiros e brasileiros) adquiriram as habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional no Brasil.
O exame é composto por duas etapas (teórica e de habilidades clínicas), que abordam de forma interdisciplinar as cinco grandes áreas da medicina:
Clínica Médica
Cirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
Pediatria
Medicina da Família e Comunidade (Saúde Coletiva)









































