Os professores selecionados elaborarão questões para o Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior) e para o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica).
Para se candidatar, os docentes precisaram comprovar diploma de graduação em medicina e atuação em cursos de medicina credenciados. Foi exigido também título de especialização nas seguintes áreas:
Clínica médica
Cirurgia geral
Pediatria
Ginecologia e obstetrícia
Medicina de família e comunidade
Saúde coletiva ou saúde mental
Os docentes convocados elaborarão itens nas áreas médicas de cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, medicina da família e comunidade / saúde coletiva, pediatria e saúde mental.
Etapas do Processo
A convocação para a etapa de capacitação é enviada individualmente ao e-mail do candidato com as instruções de acesso, datas e informações sobre a plataforma de formação.
A capacitação é o primeiro momento de preparação técnica, onde os participantes recebem:
Orientações sobre o método e diretrizes de construção de itens.
Instruções sobre os padrões de qualidade exigidos nos exames.
A presença em todas as etapas da capacitação é condição indispensável para que o docente avance para a oficina de elaboração de itens. O não cumprimento das orientações ou a ausência injustificada podem resultar na exclusão do profissional do processo.
Os editais de convocação, com a classificação e a pontuação final dos docentes (identificados pelo CPF), estão disponíveis na página do Banco Nacional de Itens da Educação Superior, no site do Inep.









































