A participação no Enem 2025 alcançou 70% dos inscritos, segundo balanço preliminar divulgado neste domingo (16) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Inep, Manuel Palacios. Os gabaritos do segundo dia serão publicados na quinta-feira, 20 de novembro, e o resultado final está previsto para janeiro de 2026.
Nesta segunda etapa, os candidatos responderam questões de matemática e ciências da natureza. Ao todo, 4,8 milhões de pessoas participaram da edição, que ocorreu sem intercorrências relevantes, conforme informou o Inep.
Camilo Santana destacou o esforço das equipes envolvidas na aplicação. Nos dois dias de prova, cerca de 585 mil colaboradores trabalharam em tarefas operacionais, segurança, logística e apoio. O ministro agradeceu o empenho do Inep, dos Correios, forças policiais e administrações estaduais e municipais.
Reaplicação do exame
O prazo para solicitar reaplicação começa nesta segunda-feira (17) e termina às 12h de 21 de novembro. O pedido deve ser feito pela Página do Participante. A reaplicação é destinada a candidatos afetados por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme prevê o edital. As novas provas serão aplicadas em 16 e 17 de dezembro. Moradores de cidades atingidas por desastres naturais também terão direito à nova aplicação.
Novidades desta edição
O Enem voltou a ser válido para certificação do ensino médio. Mais de 98 mil candidatos maiores de 18 anos solicitaram o diploma pela prova, que exige ao menos 450 pontos em cada área e 500 pontos na redação.
Outra mudança envolveu as datas especiais para participantes de Belém, Ananindeua e Marituba, onde a prova ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30.
O exame também adotou a metodologia testlet, que organiza questões conectadas por um mesmo texto, e utilizou detectores de metal em todas as salas.
Função do Enem no acesso ao ensino superior
O Enem segue como principal porta de entrada para universidades públicas e privadas, por meio do Sisu, Prouni e Fies. As notas também são aceitas por instituições de Portugal conveniadas ao Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior no exterior.









































