O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) será neste domingo (16) em 1.805 municípios. Os candidatos confirmados resolverão 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 itens de Matemática e mais 45 questões de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).
Candidatos que faltaram ao primeiro dia de provas ainda podem comparecer neste domingo, no local indicado no Cartão de Confirmação de Inscrição.
Horários e duração
Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h (horário de Brasília). É proibida a entrada do participante após o fechamento.
A duração do exame será de 5 horas.
Ação Horário (Brasília)
Abertura dos Portões 12h
Fechamento dos Portões 13h
Saída sem o Caderno (mínimo) 15h30
Término Regular da Prova 18h30
Término com Tempo Adicional 19h30
Término com Videoprova (Libras) 20h30
Documentos e material obrigatório
O fiscal somente autorizará a entrada na sala de aplicação mediante a apresentação de documentos oficiais de identificação com foto, válidos.
Documentos aceitos: Documentos em formato físico ou digital (como e-Título, CNH, RG ou Carteira de Identidade Nacional – CIN), desde que apresentados nos aplicativos oficiais do governo federal (gov.br). Não serão aceitos prints de tela ou fotos de documentos.
Material obrigatório: Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Recomendado: O Cartão de Confirmação de Inscrição, apesar de não ser obrigatório, é recomendado.
Itens permitidos e proibidos
Os procedimentos de segurança seguem os mesmos adotados no primeiro dia de exame.
Itens permitidos (sujeitos a vistoria)
Lanches ou medicamentos de uso necessário. O Inep recomenda que os lanches sejam levados em sacos plásticos transparentes.
Artigos religiosos (véu, quipá, burca), que também serão vistoriados.
Itens proibidos
Antes de ingressar na sala, os candidatos devem guardar os seguintes itens desligados no envelope porta-objetos lacrado e identificado:
Qualquer equipamento eletrônico (celular, tablet, relógio, smartwatch, alarme, pendrive, fone de ouvido, etc.).
Materiais de papelaria como lápis, lapiseira, borracha, réguas, ou caneta esferográfica de material não transparente.
Livros, manuais, impressos, anotações e protetor auricular.
Óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, gorro).
Será eliminado o candidato que for pego portando armas (exceto casos previstos em lei), ingerindo bebidas alcoólicas, ou consumindo cigarro (inclusive eletrônico) e drogas ilícitas. A comunicação com qualquer pessoa que não seja da equipe de aplicação após as 13h também leva à eliminação.
Regras de segurança e exceções
A saída definitiva da sala com o caderno de questões é autorizada apenas se o participante deixar a sala dentro dos últimos 30 minutos que antecedem o horário oficial de término da prova (após as 18h). O cartão-resposta e a folha de redação não poderão ser levados em hipótese alguma.
Banheiro: Se precisar usar o banheiro, o candidato será acompanhado pelo fiscal e deverá passar por um novo processo de identificação ao retornar à sala.
Reaplicação: Participantes afetados por problemas logísticos (como o tornado em Rio Bonito do Iguaçu/PR) ou acometidos por doenças infecciosas terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro.
Exceção da COP30: Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), os dois dias de provas foram adiados para 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da COP30 na capital paraense.









































