O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira (10 de novembro de 2025), o resultado da fase de recursos da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), realizada em outubro. O anúncio se refere à análise dos questionamentos feitos pelos participantes contra a versão preliminar do gabarito das questões objetivas e o padrão de resposta da questão discursiva.
Os candidatos que entraram com recurso podem verificar o resultado na página virtual do Sistema PND.
Parecer Único e Gabarito Final
O resultado da análise dos recursos não será disponibilizado individualmente. O Inep apresentará um parecer único que conterá as razões e justificativas (deferimento ou indeferimento) da banca examinadora para os temas recorrentes nos recursos. Este parecer aplica-se a todos os participantes.
O padrão de resposta da questão discursiva é o documento oficial que detalha os conceitos esperados pela banca e os critérios de pontuação para a correção da prova.
De acordo com o edital da PND 2025, a divulgação final do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva está prevista para esta terça-feira (11 de novembro).
Caso haja qualquer alteração no gabarito preliminar ou no padrão de resposta em decorrência dos recursos, essa mudança será aplicada a todos os participantes, mesmo aqueles que não apresentaram recurso.
Sobre a Prova Nacional Docente (PND)
A PND é um exame criado pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado anualmente pelo Inep. Embora não seja um concurso público ou uma certificação, a prova tem como principal objetivo avaliar o nível de conhecimento e a formação de futuros professores de licenciaturas.
Chamada informalmente de “CNU dos Professores” ou “Enem dos Professores”, a PND visa auxiliar estados e municípios na seleção de docentes para suas redes de ensino. As redes públicas poderão usar as notas da PND como mecanismo único ou complementar de seleção de professores a partir de 2026, funcionando como uma porta de entrada para o magistério público brasileiro.
Próximas Datas da PND 2025
11 de novembro: Divulgação final do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva.
25 de novembro: Divulgação da correção preliminar da resposta da questão discursiva.
25 e 26 de novembro: Prazo para recurso da correção da resposta da questão discursiva.
10 de dezembro: Divulgação do resultado final da PND 2025.









































