Encerra-se nesta sexta-feira (7), às 18h (horário de Brasília), o período de inscrições para o vestibular indígena da UnB (Universidade de Brasília) de 2026. O processo seletivo, fruto de um acordo de cooperação técnica com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), visa promover o acesso de candidatos indígenas ao ensino superior. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site específico do vestibular, sob a organização do Cebraspe.
Vagas e requisitos para a inscrição
Ao todo, o vestibular oferece 154 vagas distribuídas em mais de 40 cursos de graduação, incluindo bacharelados e licenciaturas nos turnos diurno e noturno. As vagas estão nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia, Planaltina e Gama, todos no Distrito Federal. Entre os cursos disponíveis estão diversas engenharias, administração, nutrição, psicologia e gestão de agronegócios.
O processo seletivo é destinado unicamente a candidatos indígenas que preencham os seguintes requisitos:
Buscam o primeiro curso de graduação ou nunca concluíram um curso superior.
Terem cursado ou estarem cursando o ensino médio integralmente em escolas da rede pública.
Candidatos de escola privada precisam comprovar bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%.
Não é permitida a inscrição de candidatos que já tenham concluído um curso superior.
Etapas e locais da seleção
A seleção será composta pelas seguintes fases, sob responsabilidade do Cebraspe:
Provas Objetiva e de Redação: Em língua portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório, aplicadas no dia 7 de dezembro.
Avaliação de Documentação e Entrevista Pessoal: De caráter eliminatório, a ser realizada entre 8 e 10 de dezembro.
Apesar de as vagas serem na capital federal, as provas serão aplicadas em diversas localidades do país para facilitar o acesso dos candidatos, incluindo Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Brasília (DF), Canarana (MT), Cabrobó (PE), e São Sebastião (AL).








































