O Programa de Alfabetização (ProAlfa Rondônia) promoveu, entre os dias 29 e 31 de outubro, uma agenda formativa em Guajará-Mirim, com o objetivo de fortalecer o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. As atividades contemplaram três ações principais: a continuidade da elaboração de material didático complementar para escolas indígenas, a formação de professores das redes estadual e municipal do 4º e 5º ano de escolas rurais e urbanas, e uma formação específica para docentes indígenas do mesmo ciclo.
As ações do ProAlfa Rondônia são desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e integram a política estadual de fortalecimento da alfabetização e da educação inclusiva, garantindo acesso à aprendizagem de qualidade em todas as regiões de Rondônia.
Durante os encontros, foram discutidas estratégias pedagógicas e ações voltadas à melhoria da alfabetização, com foco em elevar o desempenho dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental.
O governador Marcos Rocha destacou a importância de valorizar as realidades locais e as comunidades indígenas.
“Iniciativas como essa, desenvolvidas pelo ProAlfa Rondônia, garantem uma aprendizagem de qualidade para todas as crianças, respeitando as diferenças culturais e valorizando o trabalho dos professores”, ressaltou.
O coordenador do ProAlfa Rondônia, Augusto Leite, explicou que a agenda teve como foco apoiar os docentes na prática pedagógica e aprimorar os resultados de aprendizagem.
“Nessas formações, tratamos sobre os descritores com baixa proficiência, intervenções pedagógicas e formas práticas de melhorar o desempenho da educação”, afirmou.









































