De 3 a 7 de novembro de 2025, o governo de Rondônia realiza o Encontro Formativo Encomedtec – Ensino Presencial em Tempos de Inovação: Criatividade e Inteligência Artificial Potencializando Saberes, na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 491, bairro Nossa Senhora das Graças, em Porto Velho.
O evento reúne professores presenciais dos 1º, 2º e 3º anos do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica, vinculados às 18 Superintendências Regionais de Educação (Supers), com o objetivo de qualificar os docentes por meio de práticas pedagógicas inovadoras que integrem o uso da inteligência artificial e a valorização dos saberes regionais.
A programação inclui palestras, oficinas e workshops sobre saúde mental na docência, metodologias ativas e uso de tecnologias educacionais, além da apresentação de práticas exitosas desenvolvidas por professores da rede estadual.
“O governo do estado tem investido na inovação e tecnologia como instrumentos fundamentais para preparar os jovens para os desafios do mundo moderno. O investimento na formação dos educadores é o pilar central de uma educação pública de qualidade”, destacou o governador Marcos Rocha.
A secretária de Estado da Educação, Albaniza Oliveira, reforçou o papel do Encomedtec como espaço de aprendizagem e integração. “A mediação tecnológica é uma marca da educação rondoniense. Este encontro representa um espaço de troca e construção coletiva, no qual nossos professores se atualizam e fortalecem o compromisso com o ensino inovador e conectado às realidades locais”, afirmou.
Plano de Ação e valorização docente
Com a participação de cerca de 430 profissionais, entre docentes e técnicos da Gerência Pedagógica de Mídias Educacionais, o evento integra o Plano de Ação da Seduc voltado à formação continuada e à valorização do magistério.
A iniciativa reforça o compromisso do governo de Rondônia em promover uma educação pública inovadora, que combina criatividade, tecnologia e inteligência artificial para transformar o processo de ensino-aprendizagem em todo o estado.



































