Na quarta-feira (29), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou um evento especial no Clube Ypiranga em homenagem às merendeiras e merendeiros da rede municipal. A celebração, alusiva ao Dia da Merendeira Escolar, comemorado em 30 de outubro, reuniu profissionais que diariamente preparam as refeições com dedicação e carinho para os alunos das escolas municipais.
Histórias de superação e dedicação
Rosimar Antônio, merendeiro há 15 anos na Escola Municipal de Educação Infantil Francisco Marto, compartilhou sua trajetória de superação:
“Eu estou muito feliz porque a gente faz tudo com tanto carinho para as crianças no dia a dia, e hoje fomos recebidos com esse mesmo carinho. Fui curado da depressão junto com as crianças. Entendi que não era o que eu queria, mas o que Deus tinha de melhor pra mim”, contou, emocionado.
Formação e valorização profissional
O evento também marcou a abertura oficial do Curso de Formação em Boas Práticas na Alimentação Escolar, promovido pela Semed, com objetivo de atualizar e profissionalizar os servidores da área.
O prefeito Léo Moraes reforçou a importância do reconhecimento no ambiente escolar:
“Hoje é o dia de celebrar quem serve todos os dias o maior patrimônio que temos: nossas crianças. As merendeiras fazem parte do coração da nossa educação. Este evento é uma forma de retribuir todo o amor que elas entregam diariamente.”
O secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, destacou que todos que atuam nas escolas são educadores e que a homenagem também celebra a educação de qualidade:
“Essa é uma orientação sensível do nosso prefeito, que sempre reforça a importância de valorizarmos cada servidor.”
Homenagens e confraternização
Durante o evento, os profissionais participaram de homenagens, dinâmicas e momentos de confraternização. Fernanda Miranda, gerente da Divisão de Alimentação Escolar da Semed, ressaltou a importância do carinho na organização da celebração:
“Queríamos que elas se sentissem realmente homenageadas pelo que fazem todos os dias. Alimentar é um ato de amor.”
Entre as homenageadas, Sidilene Gomes, com 25 anos de profissão, disse sentir-se reconhecida como nunca antes:
“A festa foi feita com muito respeito, fomos recebidas com tapete vermelho, e tudo muito bonito. Escolhi essa profissão e hoje me sinto privilegiada por estar aqui, sendo valorizada.”
Já Albertina Rodrigues, com 26 anos de experiência, reforçou a responsabilidade do trabalho:
“Servir bem as crianças é essencial, tem que ser com o mesmo carinho que fazemos em casa, ou até mais. O cuidado tem que ser redobrado, porque é uma grande responsabilidade alimentar tantas crianças.”







































