O Ministério da Educação (MEC) realiza o pagamento da oitava parcela do programa Pé-de-Meia de 2025 nesta quinta-feira (30). Os beneficiários são os estudantes nascidos nos meses de julho e agosto.
O programa federal é voltado para alunos do ensino médio, entre 14 e 24 anos, matriculados na rede pública regular ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e ter renda familiar mensal por pessoa de até meio salário-mínimo.
Detalhes do benefício e calendário
De acordo com o MEC, é exigida uma presença mínima de 80% nas aulas para ter direito ao benefício.
A Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos, aponta que cerca de 3,2 milhões de estudantes de escolas públicas receberão o benefício de R$ 200.
Os pagamentos do incentivo-frequência do Pé-de-Meia ocorrem de forma escalonada, seguindo o mês de nascimento. O calendário se estende até a próxima segunda-feira (3 de novembro).
A oitava parcela da chamada Poupança do Ensino Médio de 2025 está sendo depositada em uma conta poupança da Caixa Econômica, aberta automaticamente em nome dos estudantes. O valor pode ser movimentado ou sacado imediatamente.
Para alunos com 18 anos ou mais, a movimentação pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem. Para menores de idade, é necessária a autorização do responsável legal, que pode ser dada no aplicativo ou em uma agência da Caixa.
O Pé-de-Meia oferece quatro tipos de incentivo financeiro-educacional, e a soma total pode alcançar R$ 9,2 mil por aluno ao final do ensino médio. O programa não exige inscrição, sendo a inclusão automática para quem atende aos critérios.










































