Projeto “Leitura que Transforma” leva livros e imaginação às crianças do Nacc em Porto Velho
Iniciativa da Sema promove incentivo à leitura e reforça cuidado com o meio ambiente e bem-estar infantil.
Por Jhon Silva | Secom - 50
Publicado em
Fotos: José Carlos
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), realizou a entrega de exemplares do livro infantil Mapinguari no Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc). A ação faz parte do projeto “Leitura que Transforma”, que leva conhecimento, imaginação e esperança a crianças atendidas em instituições de acolhimento e saúde da capital.
Ao todo, foram distribuídos 240 exemplares da obra, que trazem uma mensagem sobre o respeito e preservação da natureza, inspirada na lenda amazônica do Mapinguari, criatura mítica que nasceu como castigo da floresta a um caçador que desrespeitou o meio ambiente. A iniciativa também percorre outros espaços, como o Hospital Infantil Cosme Damião, Instituto Médico Legal, Casa Família Rosetta, Apae e Hospital de Amor da Amazônia.
A diretora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais, Joana Oliveira, destacou a importância da ação. “Sabemos que esses não são ambientes confortáveis de se estar, mas poder levar um pouco mais de acolhimento e distração é de suma importância para essas crianças, que estão nesses locais por diferentes situações. A leitura tem o poder de acalmar, inspirar e despertar sonhos, mesmo em meio a momentos delicados”, afirmou.
Ao todo, foram distribuídos 240 exemplares da obra | Fotos: José Carlos
No Nacc, a doação foi recebida com entusiasmo. A coordenadora da instituição, Flávia Ribeiro, ressaltou a relevância da parceria com a Prefeitura. “O livro Mapinguari, que retrata os povos tradicionais e a cultura de Rondônia, agrega conhecimento e incentiva a leitura. Aqui, nossas crianças e adolescentes fazem muito uso da biblioteca e da brinquedoteca, e ações como essa renovam o interesse e o acesso a novas histórias, o que é essencial para o desenvolvimento delas”.
O secretário municipal da Sema, Vinícius Miguel, reforçou que o projeto une educação, cultura e sustentabilidade. “Quando incentivamos uma criança a ler uma história que fala sobre respeito à natureza e à vida, estamos plantando uma semente de consciência e empatia. O ‘Leitura que Transforma’ mostra que políticas ambientais podem dialogar com a educação e com o afeto, levando esperança a quem mais precisa”, afirmou.
A leitura na infância estimula a imaginação e a empatia, segundo Marco Lucchesi, da BN, que celebra o Dia Nacional do Livro com ações de incentivo e biblioterapia.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, defendeu o fim da obrigatoriedade das aulas teóricas presenciais e a oferta de cursos gratuitos para tornar a Carteira Nacional de Habilitação mais acessível.
Marcos Uchôa tem 42 anos de carreira, tendo atuado em coberturas políticas, guerras, desastres naturais, como tsunamis, além de grandes eventos esportivos, incluindo olimpíadas e copas do mundo.
Sob o conceito “Rondônia tem um governo que se importa com a gente”, a nova campanha publicitária assinada pela Agência Pen6 reforça conquistas na produção de café, geração de empregos e combate às queimadas.
Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
O encontro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Comércio de Porto Velho buscou alinhar estratégias para acelerar a formalização de terras e garantir a segurança jurídica dos moradores.
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou da abertura dos Jogos Internos do IFRO em Porto Velho, evento que reúne mais de 700 estudantes.
Ao longo da madrugada desta quarta-feira (29), corpos de homens foram retirados da mata da Serra da Misericórdia e levados para a Praça São Lucas, no Complexo da Penha, para facilitar o reconhecimento por parentes.
Uma câmera de segurança registrou o motociclista que trafegava pela Elias Gorayeb em direção a Calama, quando bateu forte na lateral do carro que avançou a preferencial.
Conhecida como a “Japinha do CV” e apontada como soldado de linha de frente do Comando Vermelho, morreu durante a mais letal operação policial da história do Rio, nos Complexos do Alemão e da Penha, após ser atingida por um disparo de fuzil.