Projeto “Leitura que Transforma” leva livros e imaginação às crianças do Nacc em Porto Velho
Iniciativa da Sema promove incentivo à leitura e reforça cuidado com o meio ambiente e bem-estar infantil.
Por Jhon Silva | Secom - 50
Publicado em
Fotos: José Carlos
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), realizou a entrega de exemplares do livro infantil Mapinguari no Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc). A ação faz parte do projeto “Leitura que Transforma”, que leva conhecimento, imaginação e esperança a crianças atendidas em instituições de acolhimento e saúde da capital.
Ao todo, foram distribuídos 240 exemplares da obra, que trazem uma mensagem sobre o respeito e preservação da natureza, inspirada na lenda amazônica do Mapinguari, criatura mítica que nasceu como castigo da floresta a um caçador que desrespeitou o meio ambiente. A iniciativa também percorre outros espaços, como o Hospital Infantil Cosme Damião, Instituto Médico Legal, Casa Família Rosetta, Apae e Hospital de Amor da Amazônia.
A diretora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais, Joana Oliveira, destacou a importância da ação. “Sabemos que esses não são ambientes confortáveis de se estar, mas poder levar um pouco mais de acolhimento e distração é de suma importância para essas crianças, que estão nesses locais por diferentes situações. A leitura tem o poder de acalmar, inspirar e despertar sonhos, mesmo em meio a momentos delicados”, afirmou.
Ao todo, foram distribuídos 240 exemplares da obra | Fotos: José Carlos
No Nacc, a doação foi recebida com entusiasmo. A coordenadora da instituição, Flávia Ribeiro, ressaltou a relevância da parceria com a Prefeitura. “O livro Mapinguari, que retrata os povos tradicionais e a cultura de Rondônia, agrega conhecimento e incentiva a leitura. Aqui, nossas crianças e adolescentes fazem muito uso da biblioteca e da brinquedoteca, e ações como essa renovam o interesse e o acesso a novas histórias, o que é essencial para o desenvolvimento delas”.
O secretário municipal da Sema, Vinícius Miguel, reforçou que o projeto une educação, cultura e sustentabilidade. “Quando incentivamos uma criança a ler uma história que fala sobre respeito à natureza e à vida, estamos plantando uma semente de consciência e empatia. O ‘Leitura que Transforma’ mostra que políticas ambientais podem dialogar com a educação e com o afeto, levando esperança a quem mais precisa”, afirmou.
Campanha Janeiro Branco 2026 é aberta em Porto Velho pela Seduc com ações de sensibilização, materiais informativos e atividades voltadas ao cuidado emocional.
Rondônia registrou 93,68% de acompanhamento da frequência escolar em outubro e novembro, mantendo liderança na Região Norte e alcançando 4º lugar no ranking nacional.
Elenco, comissão técnica e diretoria participaram de exames oftalmológicos em Porto Velho, integrando prevenção visual à preparação física e ao desempenho esportivo.
Após dados mostrarem criação de apenas 50 mil empregos em dezembro nos EUA, dólar recua e bolsa brasileira fecha acima de 163 mil pontos, impulsionada por fatores internos e externos.
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
Vídeos e publicações distorcidas sobre alagamentos voltam a circular nas redes sociais e atingem a gestão do prefeito Flori em meio a especulações sobre pré-candidatura.
Mark Carney aceitou convite de Lula após telefonema em que ambos condenaram o uso da força contra a Venezuela e defenderam cooperação política e comercial.
O investimento visa agilizar o socorro médico em regiões remotas e reafirma a luta diária da parlamentar pela melhoria do sistema público de saúde em Rondônia.
Mulher ativa, alegre e cheia de energia, Regina Nazaré da Silva deixa um legado de amor, convivência e fé, com cerimônia de despedida marcada na capital.
Ex-parlamentar de Castanheiras foi localizado pela Polícia Civil durante abordagem na zona rural, após mandado de prisão definitivo por crime cometido em 2018.
Organização criminosa usava compartimentos secretos em carretas para transporte interestadual de cocaína e foi condenada após operação da Polícia Federal.
Abordagem ocorreu no bairro Jardim dos Estados durante rondas do 8º BPM, quando consulta aos sistemas confirmou mandado de prisão em aberto contra o suspeito.
Colisão em cruzamento urbano mobilizou equipes do SAMU após motociclista trafegar na contramão e avançar via preferencial, resultando em ferimentos gravíssimos.
Discussão no ambiente de trabalho terminou em agressão física e verbal, com ofensas diante de colegas, mobilizando a Polícia Militar e levando envolvidos à Unisp.