Os participantes da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND 2025), realizada no domingo (26), poderão conferir a partir de terça-feira (28) as versões preliminares do gabarito das questões objetivas e o padrão de resposta da questão discursiva. A divulgação será feita no Portal do Inep.
Prazo para recursos
Quem discordar do gabarito poderá entrar com recurso pelo Sistema PND, de forma objetiva e fundamentada, conforme determina o edital. O prazo para contestação começa terça-feira (28) e vai até às 23h59 de quarta-feira (29).
No caso da questão discursiva, o participante não deve se identificar em nenhum espaço destinado ao recurso, sob pena de indeferimento automático.
Após análise da banca corretora do exame, coordenada pelo Inep, os resultados dos recursos contra as questões objetivas serão disponibilizados individualmente, acompanhados de justificativas de deferimento ou indeferimento.
Estrutura da prova
A prova de formação geral contou com 30 questões objetivas e uma discursiva, abordando temas ligados à formação de professores.
A prova específica apresentou 50 questões de múltipla escolha, voltadas aos conteúdos e habilidades das licenciaturas. A questão discursiva discutiu o idadismo como desafio social e educacional no Brasil.
O exame é obrigatório para quem conclui curso de licenciatura em 2025 e também pode ser utilizado em processos seletivos de docentes em estados e municípios que aderiram ao CNU dos Professores.
Próximas datas da PND 2025
- 28 de outubro: divulgação das versões preliminares do gabarito e padrão de resposta da questão discursiva;
- 28 e 29 de outubro: período para recurso contra o gabarito e padrão de resposta;
- 10 de novembro: resultado dos recursos preliminares;
- 11 de novembro: divulgação final do gabarito e padrão de resposta;
- 25 de novembro: divulgação da correção preliminar da questão discursiva;
- 25 e 26 de novembro: recurso da correção da questão discursiva;
- 10 de dezembro: resultado final da PND 2025.










































