O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, declarou nesta quinta-feira (16) que a Prova Nacional Docente (PND) será um fator para elevar a qualidade da categoria de professores em todo o país. A prova, voltada para profissionais da educação básica, será aplicada no dia 26 de outubro.
Palácios afirmou que a PND dará uma nova oportunidade de acesso à carreira para professores que se prepararam, mas não encontraram vagas efetivas. O objetivo é aumentar o número de candidatos qualificados para ocupar os cargos nas redes de ensino. O público-alvo inclui professores temporários que buscam concursos públicos para se tornarem efetivos e aqueles que desejam ingressar na carreira.
Grande adesão e validade dos resultados
O Inep divulgou os locais de prova para os mais de 1 milhão de inscritos na PND. O presidente do instituto destacou a relevância desse número: “Temos 1,08 milhão de inscritos. É um número muito significativo de candidatos à carreira docente”.
Esta é a primeira avaliação que oferece a possibilidade de ingresso na carreira do magistério. O resultado obtido pelos candidatos (professores ou graduandos em licenciatura) poderá ser utilizado por três anos em concursos públicos e processos seletivos simplificados realizados pelas redes de ensino ao final de cada ano letivo.
Dos inscritos, aproximadamente 280 mil estão concluindo os cursos de licenciatura. Os cerca de 800 mil restantes incluem 300 mil que já exercem a atividade docente e mais de 500 mil que buscam ingressar na área. Palácios informou que 22 estados e cerca de 1,5 mil municípios já aderiram à prova para utilizá-la em seus exames de seleção.
Estrutura da Prova Nacional Docente
A PND será uma avaliação que abrange 17 áreas da licenciatura. As provas consistirão em 80 questões, sendo:
30 questões sobre temas gerais da formação docente.
50 questões relativas a cada uma das especialidades.
A iniciativa da PND faz parte do programa Mais Professores, que também prevê bolsas de estudo para aqueles que desejam cursar licenciaturas utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).