O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), concluiu o Monitoramento do Ensino Médio 2025, alcançando as 18 Superintendências Regionais de Educação (SREs) e todas as modalidades da etapa, incluindo ensino regular diurno e noturno, Educação de Jovens e Adultos (EJA), escolas do campo, indígenas e mediadas por tecnologia. A ação integra a política estadual de acompanhamento da implementação do Novo Ensino Médio, conforme a Lei nº 14.945/2024, a Resolução CNE/CEB nº 2/2024 e a Portaria nº 1328/2025/Seduc.
Avaliação completa das escolas
Durante as visitas técnicas, as equipes analisaram:
- Indicadores de desempenho escolar;
- Infraestrutura e recursos pedagógicos;
- Práticas pedagógicas e organização curricular;
- Desenvolvimento dos Itinerários Formativos e Projetos Integradores, como Projeto de Vida, Eletivas e Trilhas de Aprofundamento;
- Escutas com estudantes, professores e gestores, com devolutivas apontando pontos fortes, fragilidades e recomendações práticas.
“Mais do que avaliar, o monitoramento é um espaço de escuta e reflexão coletiva. Ele reafirma o compromisso da Seduc com uma educação inclusiva e conectada às necessidades dos estudantes de Rondônia”, destacou Djair de Souza Silva, gerente de ensino médio.
Garantindo efetividade das políticas educacionais
O governador Marcos Rocha reforçou a importância do acompanhamento das escolas:
“O objetivo é assegurar que cada estudante rondoniense tenha acesso a um ensino que o prepare para os desafios do futuro.”
A titular da Seduc, Albaniza Oliveira, afirmou que a iniciativa permite enxergar de perto as realidades escolares e agir de forma assertiva:
“Essas visitas contribuem diretamente para reduzir desigualdades e combater a evasão escolar, fortalecendo o ensino médio em todas as modalidades.”
Próximos passos
Com o encerramento dessa etapa, os dados coletados serão sistematizados e analisados para subsidiar novas formações, políticas e estratégias de acompanhamento pedagógico, consolidando o compromisso do governo de Rondônia com a excelência na educação pública.