O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou, nesta terça-feira (14/10), do evento de entrega de veículos de transporte escolar realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Porto Velho.
A ação contou com a entrega de 8 ônibus, 26 embarcações e 3 vans adaptadas para pessoas com deficiência, doadas pelo MPRO. O objetivo é garantir o acesso à educação a estudantes da rede pública estadual, especialmente os que vivem em áreas ribeirinhas e comunidades indígenas.
O promotor de Justiça Julian Imthon Farago, que representou o Procurador-Geral de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, destacou a importância do projeto para o fortalecimento da educação em Rondônia.
“O Ministério Público se une a esta importante iniciativa, de grande relevância para os estudantes do nosso estado. Reconhecemos a importância da educação como agente transformador, capaz de mudar vidas. Diante da oportunidade de participar deste projeto, dedicamos todos os esforços para contribuir, concretizando-se com a entrega de veículos”, afirmou Farago.
Veículos adaptados e inclusão social
As vans doadas pelo MPRO serão destinadas às superintendências regionais de Porto Velho, Pimenta Bueno e Cacoal. A iniciativa faz parte de um projeto de inclusão e acessibilidade, financiado pelo Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) — que utiliza recursos de processos judiciais para promover benefícios sociais.
Benefício para diversas regiões
Entre as escolas beneficiadas estão o Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM/Jaci-Paraná), Escola Maria de Nazaré, Major Guapindaia, Lydia Johnson e Cene, todas em Porto Velho. Além disso, unidades escolares de Guajará-Mirim, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Alta Floresta do Oeste e Machadinho do Oeste também foram contempladas.
O MPRO reafirma seu compromisso com a educação pública, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do estado.