O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta segunda-feira (13) o cadastro para médicos que desejam atuar como elaboradores e revisores de questões para duas importantes avaliações da formação médica: o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) e o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
Requisitos e Inscrição
As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro, exclusivamente pelo Sistema BNI (Banco Nacional de Itens da Educação Superior). Os candidatos devem apresentar obrigatoriamente diploma, declaração de docência e assinar o termo de compromisso e sigilo.
Os principais requisitos para participar são:
Ter diploma de graduação em medicina emitido por instituição de ensino superior credenciada.
Possuir título de especialização (stricto sensu ou lato sensu) em uma das seguintes áreas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva ou Saúde Mental.
Comprovar vínculo de docência em curso de medicina.
Não ser servidor do Ministério da Educação (MEC), Inep ou órgãos vinculados.
O processo de seleção prevê reserva de vagas para minorias: 20% para pretos, pardos e/ou quilombolas, 3% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência.
Remuneração e Cronograma
As atividades de elaboração e revisão de itens serão remuneradas por meio do Auxílio de Avaliação Educacional (AAE), com os seguintes valores unitários:
R$ 500 por item elaborado.
R$ 300 por item revisado técnico-pedagogicamente.
O resultado preliminar da análise documental será divulgado em 11 de novembro, e a convocação para a capacitação está agendada para 14 de novembro.