O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo para o envio de recursos contra os resultados preliminares. O período é referente à prova prática de habilidades clínicas da primeira edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida).
O prazo final foi estendido até este domingo, dia 28 de setembro. Anteriormente, os participantes teriam até esta sexta-feira (26) para protocolar os pedidos. A retificação do edital que amplia o prazo para o Recurso Revalida 2025 já está publicada no Diário Oficial da União.
Para contestar a nota, o participante deve acessar o Sistema Revalida e seguir as instruções na Página do Participante.
Divulgação do Resultado Final
O resultado final da segunda etapa do Revalida será divulgado em 31 de outubro, após a análise de todos os recursos administrativos.
O resultado definitivo será acompanhado das razões para deferimento ou indeferimento. Elas serão apresentadas em um parecer único, não individualizado, pelas bancas de especialistas do exame.
O Objetivo do Revalida
O Revalida avalia a formação de médicos formados no exterior que desejam exercer a profissão no Brasil. O exame é direcionado tanto a brasileiros quanto a estrangeiros.
O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos que sejam adequados aos princípios e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, o exame ajuda a garantir a qualidade do atendimento médico prestado no país. O Revalida não tem a função de classificar as instituições de ensino superior estrangeiras.
O exame é realizado em duas edições anuais. Ele é composto por duas etapas: uma teórica e outra de habilidades clínicas. O exame aborda as cinco grandes áreas da medicina de forma interdisciplinar.