Estudantes do ensino médio em tempo integral da rede pública de Rondônia estão sendo contemplados com o Curso Técnico em Informática, fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).
A iniciativa integra o Programa Escola em Tempo Integral (ETI), que busca expandir matrículas na educação básica e promover o desenvolvimento completo dos estudantes, considerando aspectos sociais, emocionais, culturais, técnicos e físicos. O programa também visa garantir equidade, proporcionando educação integral de qualidade a todos os alunos, especialmente os mais vulneráveis.
Para o governador Marcos Rocha, a ação está alinhada ao Planejamento Estratégico do governo, que prioriza a expansão do ensino profissionalizante. “Rondônia está registrando a diminuição no desemprego porque investe em políticas públicas, entre elas, a qualificação da mão de obra”, afirmou.
O estudante David Vieira de Lima, 16 anos, matriculado no primeiro ano do ensino médio em tempo integral na Escola Bela Vista, em Porto Velho, ressaltou a importância da oportunidade. “Gosto muito de tecnologia e sei que ter conhecimento nessa área vai ser muito importante pra mim profissionalmente”, disse.
Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, o Curso Técnico em Informática é uma porta de entrada para o mercado de trabalho, marcado por inovações tecnológicas. Atualmente, mais de 200 alunos participam do curso, com previsão de expansão para outras unidades.
Escolas contempladas:
-
Alexandre de Gusmão – Nova Brasilândia
-
Bela Vista – Porto Velho
-
Deputado Genival Nunes – Vilhena
-
Juscelino Kubitscheck – Porto Velho
-
Professor Valdir Monfredinho – Pimenta Bueno