Começa nesta terça-feira, 26 de agosto, o prazo para os candidatos da segunda edição do Celpe-Bras de 2025 apresentarem recursos contra as recusas de suas solicitações de atendimento especializado e uso do nome social. O período de recurso vai até sexta-feira (29), e os resultados dos pedidos, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ontem, devem ser consultados no sistema do exame.
O atendimento especializado é um direito assegurado a candidatos com deficiências, transtornos e outras condições específicas, como gestantes, lactantes e idosos. O uso do nome social, por sua vez, é destinado a participantes que se identificam com uma identidade de gênero diferente da registrada e desejam ser reconhecidos por ela.
Procedimento para recurso
Para ter o recurso avaliado, o participante deve inserir novamente no sistema um documento legível e em português que comprove a condição que motivou o pedido. O documento precisa incluir o nome completo do candidato, o diagnóstico da condição, o código CID 10 (se aplicável), além da assinatura e identificação do profissional responsável.
Os participantes que tiverem o recurso de atendimento especializado negado ainda poderão contar com os recursos de acessibilidade solicitados na inscrição, com exceção do tempo adicional de 60 minutos de prova. O Celpe-Bras é um exame de proficiência em língua portuguesa, aceito em diversas instituições de ensino superior e empresas para certificar o domínio do idioma por estrangeiros ou brasileiros não nativos. As provas estão agendadas para o período de 21 a 24 de outubro.