O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, apresentou um projeto para a instalação de uma estação meteorológica na cidade. A iniciativa, que está sendo desenvolvida com o apoio de estudantes e servidores da instituição, foi apresentada à Defesa Civil com o objetivo de buscar parcerias para sua implantação.
O projeto prevê a instalação de seis estações e quatro gateways em pontos estratégicos de Vilhena. O sistema irá fornecer dados em tempo real sobre variáveis como temperatura, umidade e velocidade do vento, que serão usados para auxiliar a Defesa Civil em ações de prevenção a desastres naturais e para subsidiar pesquisas e políticas públicas.
Benefícios e parcerias
Segundo o Chefe do Departamento de Extensão do campus, Roberto Simplício Guimarães, o projeto busca construir soluções tecnológicas que impactem diretamente na qualidade de vida da população. Além de auxiliar a Defesa Civil, os dados coletados também poderão apoiar a produção agropecuária e gerar indicadores para a área da saúde.
O IFRO será responsável pelo desenvolvimento do sistema, manutenção das estações e capacitação dos agentes da Defesa Civil.