A edição 2025 do Exame Nacional de Residência (Enare) registrou um número recorde de inscritos, com 138.974 candidatos. O resultado representa um crescimento de 56% em relação ao ano passado e reforça a busca pela pós-graduação em saúde no Brasil.
O exame oferece um total de 11.174 vagas em residências médicas, uni e multiprofissionais, distribuídas em 235 instituições de ensino. Entre os inscritos, 87 mil concorrem a vagas em residência médica, e 51 mil em programas uni e multiprofissionais.
Vagas e novidades
Pela primeira vez, a prova do Enare conta com a participação de instituições privadas. Elas ofereceram 3.877 programas de residência, com vagas autorizadas e bolsas de estudo.
Uma das principais novidades é a integração do Enare com o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que substitui o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para o curso de Medicina. O Enamed, que é obrigatório para os formandos de 2025, permite que os estudantes usem sua nota para concorrer a vagas de residência.
A prova objetiva, única etapa do processo seletivo, está marcada para o dia 19 de outubro. Para a residência médica, a prova será o Enamed, aplicada em 225 municípios. Já para os programas com pré-requisito e para as residências uni e multiprofissionais, a prova será realizada em 60 cidades pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).