O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) definiu a nota de corte da primeira etapa da segunda edição de 2025 em 61 pontos, de um total de 100. A nota é a soma dos pontos obtidos nas provas objetiva e discursiva, que serão aplicadas em 19 de outubro.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a documentação que comprova a conclusão do curso de medicina no exterior (diploma, certificado ou declaração) precisa ser aprovada antes que o candidato possa avançar para a segunda fase do exame, que são as provas de habilidades clínicas.
Cronograma e objetivos
O Revalida tem como objetivo avaliar a formação de médicos brasileiros e estrangeiros que se formaram no exterior e desejam exercer a profissão no Brasil. O exame busca garantir que os profissionais tenham as habilidades e os conhecimentos necessários para o atendimento adequado às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
A prova será aplicada em 19 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. O cronograma do Revalida 2025/2 prevê a divulgação do cartão de confirmação de inscrição em 9 de outubro e o resultado final da análise da documentação em 5 de dezembro.
O exame, realizado em duas edições anuais, é composto por duas etapas (teórica e de habilidades clínicas) que abrangem as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família.