O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o resultado final dos recursos para atendimento especializado na Prova Nacional Docente (PND). Segundo o Ministro da Educação, Camilo Santana, a primeira edição do exame já conta com mais de 1,1 milhão de inscritos. Os candidatos que tiveram o pedido negado podem conferir o resultado na Página do Participante, no Sistema PND.
A PND, também chamada de “CNU dos Professores”, será aplicada pelo Inep em 26 de outubro de 2025. O exame é uma avaliação teórica baseada no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das Licenciaturas. Aqueles que tiveram seus recursos reprovados terão acesso apenas aos recursos de acessibilidade solicitados na inscrição, sem direito a tempo adicional, calculadora ou correção diferenciada da prova.
O Ministério da Educação (MEC) esclarece que a PND não é um concurso público nem uma certificação, mas um exame criado para avaliar a qualidade da formação de professores. A partir de 2026, secretarias de educação poderão usar a nota da prova como uma etapa de seus concursos públicos ou processos seletivos para a contratação de profissionais.
A primeira edição do exame já tem a adesão preliminar de 22 redes estaduais e 1.508 municípios.