O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta quarta-feira (13) que o MEC está em negociação com a secretaria-executiva da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30). O objetivo é garantir um dia dedicado à educação ambiental durante o evento global, que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém, no Pará.
A intenção é mostrar ao mundo as experiências brasileiras em escolas, universidades e institutos federais na área. Camilo Santana destacou a importância da educação ambiental nas escolas, desde o ensino fundamental e médio, como uma “grande ação de prevenção”.
Novas políticas para o ensino técnico
Durante a entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, o ministro Camilo Santana também anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá regulamentar em breve a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. A estratégia do MEC inclui a ampliação da modalidade de ensino técnico por meio do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
Pela proposta do governo, estados com dívidas com a União poderão abater parte dos juros em troca de investir 60% desse valor na educação técnico-profissionalizante de jovens do ensino médio. O ministro prevê que a medida terá um “impacto importante” na qualificação da mão de obra e no desenvolvimento social e econômico. Segundo ele, 85% dos estudantes já manifestaram interesse por cursos técnicos.
O aumento do ensino técnico e o Prêmio MEC
De acordo com o Censo Escolar 2024, a proporção de estudantes do ensino médio matriculados em programas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) aumentou de 15% para 17,2% entre 2023 e 2024. A meta do MEC é dobrar esse número nos próximos cinco anos, para que o Brasil se equipare a países da OCDE, onde até 50% dos alunos estão em cursos técnicos. Além disso, a nova política permitirá que disciplinas técnicas sejam aproveitadas na graduação.
Camilo Santana também destacou a primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira, que reconheceu 116 projetos educacionais em redes públicas. O ministro afirmou que a premiação anual visa valorizar e estimular gestores e escolas a priorizarem a educação como ferramenta transformadora.